Anuncie

Como integrar a cozinha americana à sua sala?

Ambientes integrados como cozinha americana e sala de jantar ou de estar precisam parecer um cômodo só. Mas como isto seria possível? Veja.

Como integrar  a cozinha americana à sua sala?

Quantas vezes você já ouviu falar sobre ‘integração de ambientes’? É que ultimamente as pessoas têm considerado mais a ideia de unir os espaços da casa para fazer os imóveis parecerem mais amplos. 

Aliás, esta é uma estratégia perfeita para residências compactas. E mesmo grandes construções contemporâneas vão apresentar cozinha americana ou cozinha gourmet integrada à sala de jantar e sala de estar.

Agora, por que será que esse tipo de coisa acontece? Talvez seja porque o modelo tradicional de moradia – como conhecemos – ficou ultrapassado e o modo de vida atual das pessoas exija uma solução diferente, que pode ser a cozinha americana. 

O que você acha disso? Concorda com essa ideia? E como será que isso impacta os projetos de arquitetura e decoração de interiores? É o que você verá no texto a seguir.


Explicando melhor todo o conceito de arquitetura com cozinha americana

Claro, é possível que você não tenha certeza sobre que tipo de arquitetura pode ser classificada como tendo cozinha americana. Bem, primeiro, este modelo de arquitetura costuma apresentar muitos ambientes integrados. 

A cozinha americana, que é um tipo de ambiente integrado, pois fica aberta para ambientes como sala de jantar e sala de estar, está dentro dessa lista de junções realizadas como estratégia para ampliar cômodos.

Claro que existe uma diferença entre a integração chamada de cozinha americana e aquela chamada de cozinha gourmet. Ambas as cozinhas possuem um conceito muito semelhante. 

A ideia é que pessoas que estejam realizando atividades diferentes possam conviver juntas no mesmo espaço, incentivadas a se comunicarem e se unirem em familiar. Mas a cozinha americana fica limitada por um balcão de serviços, enquanto a gourmet é mais aberta.

De todo modo, tanto a cozinha americana quanto a cozinha gourmet apresentam muito mais vantagens. Para a arquitetura, trata-se de uma solução que otimiza áreas compactas e auxilia na distribuição de luz e ventilação natural. 

Já para os moradores, a cozinha tipo americana oferece mais oportunidades de interação social, uma atmosfera mais moderna e uma planta baixa mais flexível – onde os cômodos não são definidos pela sua função inicial.

Alterações de arquitetura e decoração necessárias para a criação de cozinha americana

Quase todos os novos empreendimentos vêm com essa proposta de cozinha tipo americana – isso tem agradado bastante os jovens compradores. Agora, também é possível reformar móveis antigos, alterando as suas plantas para que tenham cozinha americana. 

Mas muita atenção com isto. É preciso sempre consultar previamente a opinião de um especialista em estruturas, ou seja, de um arquiteto ou engenheiro civil.

E por que dizemos isto? É que alterações como esta envolvem a retirada de paredes e talvez a alteração de posição de pilares, fora uma possível criação de reforço estrutural. 

E esse é o tipo de coisa que deve impactar seriamente a estabilidade das estruturas das residências, pondo em risco a segurança dos moradores. Contudo, se essa obra foi bem feita, seguindo as normas e recomendações de especialistas, nada deve dar errado.

Uma cozinha americana tradicional deve ter uma meia parede a separando da sala de jantar ou da sala de estar ao lado. 

Em outros casos, prefere-se deixar todo o vão livre para a instalação de um balcão em marcenaria sob medida acompanhado de banquetas. E nesta linha existem diversas soluções criativas e diferentes – basta conferir os exemplos apresentados nas imagens deste texto.

Mas, calma, porque antes dessa alteração arquitetônica é preciso verificar se justamente neste ponto do imóvel não existe a passagem de encanamentos embutidos na parede. Às vezes, é possível desviar este caimento. 

Porém, pode acontecer de ser preciso deixar um pequeno pilar no meio desta integração – algo que precisará ser disfarçado por meio de estratégias de design e decoração.

Soluções para a integração de cozinhas e salas decoradas

Muitas soluções de decoração nada mais são do que efeitos visuais. Um falso pilar para a passagem de dutos, por exemplo, pode ficar invisível ao olhar se for envolto de placas de espelhos. 

Outra coisa que pode comprometer a integração de cozinhas e salas são os desníveis de teto, amenizados com rebaixo de gesso. E o piso também não deve apresentar limites entre as áreas, podendo ser revestido unicamente do mesmo material.

Agora, é óbvio que o ponto chave desta integração fica totalmente concentrado na questão do ‘balcão ilha’ ou ‘balcão de refeições’. Essa é a peça que irá fazer a comunicação entre a decoração da cozinha americana e a decoração da sala. 

As linhas do seu design, iniciadas nos dois ambientes, é que darão a impressão de continuidade espacial. E é importante também que a sua materialidade ou cor se conecte a todas as áreas adjacentes.

Para que tudo – cozinha e sala – pareça ser o mesmo ambiente, o que se pode fazer é usar móveis e equipamentos de mesma linguagem estética. 

Eles não precisam ser feitos necessariamente do mesmo material ou terem a mesma cor e textura, mas, de alguma forma, devem parecer um conjunto. E, neste caso, o balcão com banquetas irá suavizar esta transição visual entre um ponto e outro do projeto, retendo a atenção do observador.

Já pensou em contar com uma cozinha americana em sua casa? Aproveite nossas dicas e mãos à obra!Essas dicas de arquitetura e decoração da cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

É fácil se empolgar em comprar flores, quadros, velas e tantos outros itens menores para casa. Mas são os elementos maiores, como os móveis, que importam para a composição de uma decoração de interiores.  O resto seria mesmo complemento – em alguns casos até supérfluo. Numa sala de jantar, por exemplo, não pode faltar mesa […]

Continuar lendo
Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

Como montar uma mesa de jantar perfeita?

Quem nunca quis montar uma mesa de jantar perfeita um dia, seja para mostrar para as visitas de sua casa ou para postar uma foto em seu instagram, não é mesmo? Neste artigo, traremos algumas dicas de como montar uma mesa de jantar perfeita para impressionar a todos na hora da refeição. Utensílios e toalhas […]

Continuar lendo
Como montar uma mesa de jantar perfeita?

Quarto Montessoriano para bebê: + de 65 modelos

No quarto montessoriano para bebê a decoração e a funcionalidade dos móveis são pensados para o desenvolvimento da criança . O quarto Montessoriano tem como principal foco a criança, e não o adulto como em casos de decoração de quartos tradicionais. Nestes, o principal objetivo é trazer mais funcionalidade para o adulto ao cuidar de […]

Continuar lendo
Quarto Montessoriano para bebê: + de 65 modelos

Charme e praticidade da bandeja no lavabo

Bandeja no lavabo A bandeja pode ser o item que faltava para dar um up na decoração de lavabo da sua casa. Confira dicas e se inspire para ter a sua! Como um sinônimo de praticidade e organização, a bandeja pode ser a peça que faltava à decoração de lavabo da sua casa! Para facilitar […]

Continuar lendo
Charme e praticidade da bandeja no lavabo

Banheiro pequeno com banheira: saiba como adaptar a sua

Banheiro pequeno com banheira Com alguns truques, é possível ter um banheiro com banheira mesmo sendo um espaço pequeno. Confira algumas dicas simples! Existe coisa melhor que chegar em casa depois de um dia super cansativo, preparar uma banheira com sais de banho e relaxar? Parece até coisa de filme, não é? Com alguns truques, é […]

Continuar lendo
Banheiro pequeno com banheira: saiba como adaptar a sua

Azulejo português no banheiro: o charme no revestimento!

O charme do azulejo português Entenda um pouco mais das referências do azulejo português no banheiro antes de usar no seu ambiente e inspire-se para ter no seu! O azulejo português tem como característica desenhos e formas geométricas, com detalhes florais ou arabescos que são um toque mais leve e refinado ao revestimento para banheiro. […]

Continuar lendo
Azulejo português no banheiro: o charme no revestimento!

Banheiro com decoração Feng Shui: confira algumas dicas!

Feng Shui no banheiro Ter um cômodo com boas energias é o que você precisa depois de um dia cansativo. Confira dicas para ter um banheiro com decoração Feng Shui Para ter uma casa confortável e aconchegante é preciso fazer algumas pequenas mudanças na decoração e, para isso, existem algumas técnicas! Uma delas é a Feng […]

Continuar lendo
Banheiro com decoração Feng Shui: confira algumas dicas!

Como fazer uma cozinha planejada perfeita para sua casa

Designer, orçamento, iluminação… Entenda o que mais considerar para fazer um projeto perfeito de cozinha planejada!

Continuar lendo
Como fazer uma cozinha planejada perfeita para sua casa

Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Confira as melhores ideias de decoração de cozinha para uma reforma rápida e fácil! Decorar sua cozinha é muito importante, afinal o cômodo é o coração da casa. No entanto, a cozinha não é apenas um espaço para as rotinas diárias, mas também um espaço inspirador e aconchegante para se reunir com amigos e familiares. […]

Continuar lendo
Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Como Decorar Quarto De Bebê Masculino —  Modelos De Inspiração

Está procurando inspirações para decorar quarto de bebe masculino? Veja algumas ideias neste artigo!

Continuar lendo
Como Decorar Quarto De Bebê Masculino —  Modelos De Inspiração

Como Decorar Uma Sala De Jantar Pequena: 5 Dicas Essenciais

Quer algumas dicas para decorar a sua sala de jantar pequena de um jeito elegante e confortável? Leia este artigo e tenha ideias!

Continuar lendo
Como Decorar Uma Sala De Jantar Pequena: 5 Dicas Essenciais

Torneiras pretas no banheiro: você experimentaria esta tendência?

Há dois anos, temos presenciado uma grande transformação em todos os setores do mercado global. Podemos citar, por exemplo, as mudanças de design e fabricação de produtos voltados à decoração de interiores.  O lançamento de novas tendências é uma consequência natural disso; uma resposta direta às novas necessidades expressas pelas pessoas, assim como sua nova […]

Continuar lendo
Torneiras pretas no banheiro: você experimentaria esta tendência?
Mais notícias de Cozinhas