Dicas de instalação e 15 modelos de tubulação elétrica aparente

    Com a tubulação elétrica aparente a estética sai do conceito tradicional de arquitetura e design e cria um ambiente descolado e moderno.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 anos atrás

    Tubulação elétrica aparente

    Tubulação elétrica aparente: O estilo industrial virou a tendência de decoração que está no mercado desde por volta dos anos 50.

    A estética sai do conceito tradicional de arquitetura e design e cria um ambiente descolado e moderno.

    Para criar uma harmonia com o ambiente usando a tubulação elétrica aparente, apostar em tijolos a vista e em concreto aparente é uma ótima pedida para se ter o ambiente luxuoso e aconchegante.

    Aposte em canos expostos.

    Nos últimos tempos, a arquitetura vem deixando de lado algumas regras e dando mais liberdade para criar projetos arquitetônicos diferenciados, como é o caso dos canos expostos.

    Se antes eram usados somente em galpões industriais, agora os canos aparentes estão presentes em residências, podendo ser aplicados em qualquer ambiente.

    Além de ser bonito, ter este tipo de instalação pode se tornar uma facilidade no imóvel.

    Quais as vantagens e desvantagens?

    Apostar em instalações à mostra possui diversas vantagens. Confira:

    • Não é necessário rebaixar o teto para acomodar o forro
    • O acesso à infraestrutura se torna muito mais fácil, caso seja necessário realizar manutenções.
    • Como o acesso é mais simples, a manutenção se torna muito mais barata.
    • É possível aumentar o número de tomadas e interruptores sem precisar de quebra quebra.
    Tubulação elétrica aparente.

    Porém nem tudo é perfeito. Antes de aderir às instalações à mostra, saiba de suas desvantagens para se prevenir. Veja:

    • O sistema aparente costuma ser mais caro que as instalações embutidas tradicionais. Portanto, se deseja ter as instalações à mostra, se organize financeiramente para evitar contratempos.
    • Como a tubulação fica aparente, ela precisa de uma atenção especial. Por isso, peça ajuda de uma mão-de-obra especializada e qualificada para que os resultados sejam mais satisfatórios.
    • Para manter a tubulação sempre bonita é necessário uma limpeza dedicada nos dutos, já que a poeira é visível e fica impregnada.

    No caso dos conduítes elétricos, não é recomendado o uso de tubulação elétrica aparente em locais onde os canos possam se deteriorar, como locais que acumulem muita sujeira ou casas de praia, por conta da maresia.

    Ainda falando de tubulação elétrica, evite colocar no mesmo conduíte a fiação de telefone e internet com a fiação elétrica. Isso facilita o acesso à fiação caso ocorra uma manutenção.

    Crie estratégias para fazer a instalação elétrica aparente

    Pense em um layout detalhado, que preveja alguns pontos de interruptores, tomadas e terminações.

    Além disso, pense no posicionamento deles, tudo para facilitar o uso dos aparelhos eletrônicos e pontos de iluminação no ambiente.

    Se você for realizar a instalação elétrica aparente na cozinha ou nos banheiros, verifique o quadro de distribuição de força e as demais instalações.

    Confira como fazer a instalação elétrica aparente:

    O material mais utilizado para este tipo de instalação são os conduítes de aço galvanizado. Você pode encontrá-lo em lojas do ramo e em home centers.

    Na hora de fazer a instalação, peça a ajuda de um profissional especializado no assunto.

    Como é um item que fica exposto e faz toda a diferença na ambientação, é preciso que a instalação ocorra da melhor forma e que o resultado seja satisfatório.

    A instalação elétrica faz parte da decoração.

    Como a instalação elétrica fica totalmente aparente, a elétrica vai além da funcionalidade e começa a fazer parte da decoração e do design dos ambientes da sua casa. Portanto, os conduítes precisam estar alinhados para que o design fique aconchegante e elegante.

    Deve-se saber como combinar o estilo industrial trazido pela elétrica com a mobília e a decoração.

    A iluminação indireta funciona e combina muito bem com a elétrica aparente. As luminárias pendentes e os lustres de cristais combinam muito bem com as eletrocalhas e, ainda assim, dão um charme especial ao ambiente.

    Uma das formas de harmonizar ainda mais a elétrica aparente com a decoração do ambiente é pintando a tubulação.

    Se optar por este tipo de decoração, o mais indicado é usar canos de PVC ao invés de conduítes metálicos. Vale até fazer alguns desenhos com os fios pelas paredes.

    E, para manter toda a beleza e o charme da tubulação aparente, nunca se esqueça da limpeza nos dutos, já que a poeira fica ainda mais visível.

    Se em sua casa os canos têm tendência de se deteriorar, como por exemplo locais que acumulem muita sujeira ou casas de praia, por conta da maresia, não é indicado instalar este tipo de tubulação.

    Crie desenhos personalizados com os fios aparentes.

    Para sua segurança e facilidade na hora da manutenção, caso necessário, a fiação para o transporte dos dados, como telefone e internet, não pode estar no mesmo conduíte da fiação elétrica. Portanto, ela precisa de um conduíte exclusivo.

    Segurança sempre em primeiro lugar!

    Nunca se esqueça de desligar a chave geral dos disjuntores sempre que for mexer na fiação elétrica ou realizar qualquer tipo de manutenção. Assim, acidentes poderão ser evitados!

    Confira os erros mais cometidos ao instalar a tubulação aparente

    • Não planejar a instalação elétrica, tanto no dimensionamento quanto na distribuição, é um dos maiores erros na hora de instalar a tubulação aparente.
    • Assim como já citado no post, crie um layout detalhado e defina onde estarão localizados os pontos de interruptores, tomadas e terminações. Além disso, a quantidade de tomadas e interruptores também precisa ser pensada com muita atenção.
    • Não restrinja a sua visão somente para a instalação elétrica aparente! Veja o ambiente como um todo e crie combinações deste item com o restante do ambiente. A decoração é a parte principal.
    • Para evitar maiores transtornos, respeite o projeto elétrico do sistema ao adicionar os pontos de alimentação ou de iluminação.
    Se atente ao número de condutores nos eletrodutos.
    • Além de respeitar o projeto elétrico do sistema, não exceda a quantidade máxima de condutores nos eletrodutos.
    • Outra grande erro é usar acessórios que não respeitem a curvatura ideal dos cabos.

    Confira alguns modelos de decoração com tubulações elétricas aparentes:

    Se você não tiver tempo de pesquisar profissionais capacitados para realizar serviços de reforma e reparos, temos uma dica de uma plataforma que pode te ajudar a fazer essa tarefa de forma mais prática e rápida, o Administrador NET. Nele você encontra vários tipos de serviços como o de cobertura retrátil e muito mais.

    Gostou do post e quer ter mais dicas, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro do assunto. Até a próxima!