Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

A instalação elétrica aparente é marca registrada do estilo industrial. Neste artigo, reunimos opções para você que quer adotar esse conceito

Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Nos últimos tempos, a arquitetura vem deixando de lado algumas regras e dando mais liberdade para criar projetos diferenciados, como é o caso da instalação elétrica aparente.

Neste artigo, veja tudo o que precisa saber sobre os sistemas de eletroduto aparente.

De onde surgiu a ideia de uma instalação elétrica aparente?

A instalação elétrica aparente faz parte do estilo industrial que surgiu na década de 50, quando diversas fábricas foram fechadas e transformadas em residências.

Além do eletroduto transparente, são marcas desse conceito as paredes de tijolos à vista e as paredes de cimento queimado, por exemplo. 

Essa é uma solução que pode ser aplicada em qualquer área da casa, dando um toque rústico e urbano, mas também descolado e confortável. E, além de ser bonito, ter este tipo de instalação pode se tornar uma grande facilidade no imóvel.

Vantagens de adotar uma instalação elétrica aparente

Adotar um sistema de eletroduto aparente em um imóvel residencial pode ser muito vantajoso e prático porque:

Entretanto, nem tudo são flores. Existem alguns pontos que merecem atenção na hora de fazer a instalação à mostra.

Pontos que merecem atenção na instalação elétrica aparente

É importante se atentar nas seguintes questões para manter os dutos esteticamente agradáveis e funcionais:

Por todas essas razões, se você optar por instalar um sistema de eletrodutos visíveis na sua casa ou apartamento, é fundamental seguir algumas dicas.  

Como fazer uma instalação elétrica aparente?

As dicas a seguir com certeza vão ajudar muito no processo de planejamento da instalação. Entretanto, apesar delas, é fundamental que você conte com a ajuda de um profissional especializado no assunto.

Como as tubulações ficam expostas e fazem toda a diferença na ambientação, é preciso que a instalação ocorra da melhor forma para que o resultado seja satisfatório. Você e o profissional, juntos, devem seguir esses passos:

1. Elaborar um layout detalhado

Pense em um layout detalhado, que preveja alguns pontos de interruptores, tomadas e terminações. Além disso, pense no posicionamento deles, tudo para facilitar o uso dos aparelhos eletrônicos e pontos de iluminação no ambiente.

Se você for realizar a instalação elétrica aparente na cozinha ou nos banheiros, verifique o quadro de distribuição de força e as demais instalações. 

2. Analisar os custos

Como dissemos antes, instalar um sistema de tubulação transparente pode ser mais caro do que o modelo tradicional.

Sendo assim, é importante que você faça um planejamento e veja quanto será necessário investir no projeto. 

E caso seja preciso, contrate modalidades de crédito para te auxiliar na parte financeira. Uma ótima opção é o empréstimo para reforma, que oferece soluções específicas para esse tipo de obra, além de condições de pagamento excelentes. 

Para isso, é importante que você tenha em mente quais são os principais materiais utilizados para fazer instalação elétrica aparente.

Materiais para fazer instalação elétrica aparente

A primeira coisa que deve ser avaliada quando for escolher os materiais para fazer a instalação elétrica aparente é a composição das peças. Normalmente, elas são aço galvanizado, que são mais robustos e, por isso, são mais indicados para locais com muita exposição. Você pode encontrá-lo em lojas do ramo e em home centers.

Entretanto, também existe a possibilidade de utilizar conduítes de PVC. Nesse caso, há uma vantagem em relação ao custo e o material, por ser um isolante térmico, é bastante resistente. 

3. Estar atento aos erros mais comuns

É preciso ter uma atenção redobrada com a segurança ao instalar sistemas de eletroduto aparente, uma vez que eles ficarão mais expostos. Sendo assim, fique atento a alguns dos erros mais comuns cometidos durante esse processo:

4. Buscar referências

Como a instalação elétrica fica totalmente aparente, as tubulações vão além da funcionalidade e começam a fazer parte da decoração dos ambientes da sua casa.

Portanto, os conduítes precisam estar alinhados para que o design fique aconchegante e elegante. Por isso, busque referências para o seu projeto. 

A seguir, nós reunimos algumas ideias que podem servir de inspiração para você.

Modelos de decoração com eletrodutos aparentes

A iluminação indireta funciona e combina muito bem com a elétrica aparente. As luminárias pendentes e os lustres de cristais combinam muito bem com as eletrocalhas e dão um charme especial ao ambiente.

Uma das formas de harmonizar ainda mais a elétrica aparente com a decoração do ambiente é pintando a tubulação.

Vale também fazer alguns desenhos com os fios pelas paredes.

As possibilidades são muitas e para todos os ambientes da casa, incluindo quartos e escritórios.

O estilo industrial, apesar do nome, tem características que são capazes de gerar muito conforto. Se você quer adotar essa moda, veja neste artigo dicas e modelos de quartos no estilo industrial.

Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Para termos uma boa noite de sono é sempre importante que nosso colchão esteja limpo, mas você sabe como limpar o colchão a seco? Além de eliminar, bactérias e ácaros, fazer uma limpeza a seco no colchão te ajuda a economizar tempo e trabalho. Aliás, existem várias formas de fazer isso, que vão desde a […]

Continuar lendo
Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Com toda a certeza, um dos piores problemas que pode acontecer em casa é ter uma pia que não funciona, mas você sabe como desentupir a pia da cozinha ? Além de impedir o fluxo da água, uma pia entupida pode trazer outros problemas, como o mau cheiro, inundações e até mesmo problemas no encanamento. […]

Continuar lendo
Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Se você está pensando em construir, vender ou apenas saber o tamanho da propriedade, é necessário calcular a área do terreno. Além de ter uma noção do espaço total, você também pode ter uma noção do preço que o seu imóvel vale. E não para por aí: é essencial saber o tamanho do seu imóvel […]

Continuar lendo
Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Definitivamente o cupim é um dos grandes vilões da casa, pois eles destroem diversos móveis de madeira e outros objetos do lar. Apesar de serem pequenos, eles causam muito estrago e dores de cabeça e por isso é necessário saber como evitá-los. O ideal é sempre prevenir a entrada do cupim na sua casa, porém, […]

Continuar lendo
Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

Se você vive em uma região mais úmida, com toda a certeza, é essencial saber como tirar o mofo da parede. Além de deixar a casa feia e manchar as paredes de casa, o mofo também é prejudicial à saúde, e por isso, ele deve ser retirado com rapidez. Apesar de muitas pessoas não saberem […]

Continuar lendo
Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Você sabe o que é compostagem? Essa ação é uma prática sustentável que transforma resíduos orgânicos em um valioso recurso para o solo. Além de reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários, a compostagem enriquece o solo com nutrientes essenciais. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando esse artigo! Aqui, vamos […]

Continuar lendo
O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

No mundo moderno, cada vez mais pessoas buscam maneiras de viver de forma mais sustentável, saudável e consciente, e uma das formas de alcançar esses objetivos é através das hortas urbanas. Elas permitem a qualquer pessoa cultivar seus próprios vegetais em casa, mesmo que viva em um apartamento na cidade. portanto, neste artigo, exploraremos o […]

Continuar lendo
Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Fazer uma reforma pode ser algo bem trabalhoso e caro, porém, uma manutenção preventiva pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Sem dúvida, a empolgação de concluir uma reforma em sua casa pode ser irresistível, afinal, quem não gosta de ver um espaço renovado e mais aconchegante, não é mesmo? Porém, após todo esse […]

Continuar lendo
Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Com toda a certeza, os aromas desempenham um papel significativo em nossas vidas, afetando nosso humor, relaxamento e até mesmo nossa produtividade e uma maneira eficaz de incorporar fragrâncias agradáveis em sua casa é através do uso de incensos. Cada cômodo da casa tem suas próprias características e propósitos, portanto, escolher o incenso certo pode […]

Continuar lendo
Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Apesar de ser uma técnica milenar, a aromaterapia está muito em alta nos dias de hoje e, com isso, é interessante saber quais são os melhores óleos essenciais para usar em casa. Lembrando que esses óleos possuem qualidades que podem auxiliar em terapias e, além disso, cada uma possui um efeito diferente. Por isso, é […]

Continuar lendo
Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

Sem dúvidas, fazer uma mudança residencial é algo emocionante e empolgante, mas também pode ser um momento de muito estresse e ansiedade. Afinal, há uma tonelada de coisas a serem feitas e organizadas antes, durante e depois da mudança. Desde encaixotar os itens até levar os móveis para a nova residência, quase todas as etapas […]

Continuar lendo
Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes de uma casa ou apartamento, portanto, manter esse ambiente aconchegante é essencial para qualquer pessoa. Como a sala é uma área onde passamos grande parte do tempo relaxando, assistindo televisão, recebendo visitas e até mesmo trabalhando, a bagunça pode atrapalhar muito os nossos momentos de […]

Continuar lendo
10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!

Sem dúvida, a Páscoa é uma época muito especial para as crianças, e uma das tradições mais populares nesta época é a busca pelos ovos de Páscoa. Além de ser uma data religiosa, é um momento de renovação e celebração, onde a família se reúne para compartilhar momentos de alegria e diversão. Esconder os ovos […]

Continuar lendo
6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!
Mais notícias de Dicas e Reformas