Anuncie

Dicas para usar o cimento queimado no apartamento

O revestimento de cimento queimado está em alta nos apartamentos brasileiros e vem sendo usado com frequência em projetos arquitetônicos.

Dicas para usar o cimento queimado no apartamento

Cimento queimado no apartamento

O revestimento de cimento queimado está em alta nos apartamentos brasileiros e vem sendo usado com frequência em projetos arquitetônicos.

Tanto sozinho como junto a outros materiais mais nobres, a composição dá charme e sofisticação para a arquitetura do imóvel.

Além de resistente e durável, o material composto por cimento, água e areia é um revestimento acessível e barato.

Contudo, a aplicação exige uma atenção especial, pois precisa ser feita de forma cuidadosa e por profissionais especializados, caso contrário, depois de aplicado, podem aparecer trincas, fissuras e algumas manchas.

Para que fique com boa aparência, é necessário que o contra piso esteja bem nivelado, sem sujeiras e com um aspecto áspero para que o cimento tenha boa aderência.

Esse caso é chamado assim devido ao polvilhamento do pó de cimento seco sobre o piso molhado de cimento, água e areia, espalhando uma desempenadeira metálica que deixa a superfície lisa e nivelada.

Ok, mas como funciona o processo de aplicação do cimento queimado?

No site da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) está disponível um documento que explica como fazer e aplicar o cimento queimado. Destacamos o trecho que achamos mais interessante:

” Execução – Piso queimado convencional

1. Limpeza do contrapiso. Não são indicados contrapiso em caliça, brita, saibro, argila ou areia compactada devido à grande possibilidade de fissurações;

2. Divisão da área do piso em quadrados, formados por guias (madeira de lei, mármore, granito ou material plástico) com espessura de 1 cm e altura de 3 cm. As guias servirão como gabarito para nivelamento da argamassa de revestimento, portanto, deverão estar niveladas.

Por se tratar de um material que dilata muito após a cura, a junta é essencial. A recomendação para o uso é a colocação da junta com distância entre 1 m e 1,50 m e nas áreas de afunilamento;

3. Caso a superfície não apresente aspereza necessária para uma boa aderência, aplicar uma camada de chapisco (espessura média de 5 mm) em argamassa de cimento e areia grossa lavada, traço 1:3 em volume, aditivada de resina adesiva vinílica na proporção indicada pelo fabricante;

4. Aplicação da argamassa base em cimento e areia fina lavada, traço 1:3 em volume, em quadrados alternados, como um tabuleiro de xadrez.

A espessura média da argamassa base deverá ser de 3 cm ou 2,5 cm quando aplicado o chapisco de aderência, variando de acordo com a regularidade da superfície do contrapiso. Recomenda-se adição de um aditivo plastificante para evitar fissuras por retração e melhorar a trabalhabilidade da argamassa e/ou aditivo impermeabilizante para áreas úmidas, ambos na proporção indicada pelo fabricante;

5. Alisamento da argamassa preferencialmente com régua metálica, utilizando-se das guias divisórias dos quadros de nivelamento;

6. Polvilhamento de cimento seco sobre a superfície ainda fresca, na razão de 0,5 kg/m² e alisamento suave do cimento polvilhado com desempenadeira de aço, sem pressionar a argamassa base;

7. Cura. Logo após o término do alisamento e assim que a superfície apresente firmeza ao toque, deverá ser borrifada água em abundância e várias vezes, até a idade de pelo menos três dias;

8. Após 24 horas do fim do trabalho, passa-se lixa fina sobre as juntas e imperfeições.”

Deu para entender?

Vantagens e desvantagens

Os pontos positivos de utilizar o revestimento de cimento queimado são:

– Estilo rústico e diferenciado;

– Baixo custo – em média de R$ 15,00 a R$ 25,00 o m²;

– Pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos;

– Não precisa de rejuntes;

– A sua aplicação é bem mais simples, podendo ser instalado sobre pisos já existentes.

Já sobre os pontos negativos, podemos listar:

– Muito poroso, capaz de absorver líquido muito facilmente caso não seja impermeabilizado;

– Podem surgir algumas imperfeições como trincas e manchas. Essas imperfeições são normais, mas podem ser evitadas se o cimento queimado for instalado de forma correta e por um profissional qualificado;

– Se torna muito escorregadio quando molhado. Portanto, deve-se atentar em quais ambientes deseja aplicar esse revestimento.

– Não possui muita uniformidade.

Aplicações do cimento queimado no apartamento

O cimento queimado pode ser encontrado tanto no piso do apartamento quanto em bancadas, paredes e até no teto.

Além da possibilidade de aplicar em diversos formatos, é um revestimento que não pede muita manutenção, portanto passar somente algumas camadas de cera já deixa o cimento queimado com uma cara nova.

Se você quer quebrar a uniformidade do cimento queimado e jogar uma corzinha no ambiente, aposte em combinações de pastilhas, cerâmicas, ladrinhos hidráulicos, seixos para as áreas úmidas (como banheiros e áreas externas) e principalmente a madeira, proporcionando um toque rústico e ao mesmo tempo moderno ao ambiente. Aplicar algumas faixas de madeira também contribui para que o cimento não crie fissuras, já que funcionam como uma junta de dilatação.

O piso de cimento queimado é uma ótima opção para a maioria das casas brasileiras, já que é fácil de limpar e manter, além de ser bem fresquinho, perfeito para as regiões quentes. Se você mora nas regiões mais frias do país, é preciso combinar o piso de cimento com tapetes para deixar o ambiente mais agradável, aconchegante e quentinho.

Procure por um modelo de tapete que combine com a neutralidade do piso de cimento queimado, trazendo é um verdadeiro curinga arquitetônico à decoração do seu apartamento.

#NaParede

Aplicar o cimento queimado nas paredes é uma boa aposta para quem quer dispensar o papel de parede ou sair da tradicional tinta. Além de realçar a parede, garante o estilo rústico para o ambiente escolhido.

A parede cinza possibilita uma base neutra para a decoração e pode ser combinada com cores mais fortes, como é o caso do amarelo.

#NaBancada

Cansou de usar o tradicional granito? Então é só aplicar o cimento queimado! Esse material permite que sejam feitas combinações super bonitas e criativas, deixando o ambiente bem mais harmonioso.

Dica: Fica super legal combinar o cimento queimado com uma cozinha branca, equipada com materiais em inox, madeira e até pastilhas coloridas ou azulejos.

Confira em nosso site as ofertas de apartamentos à venda.

Leia mais em:

>> Como decorar uma cozinha sem armários

>> Dicas para acertar na decoração do quarto das crianças

>> 4 dicas simples para deixar o banheiro mais colorido

>> Como escolher e decorar a mesa de centro da sala

Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Confira as melhores ideias de decoração de cozinha para uma reforma rápida e fácil! Decorar sua cozinha é muito importante, afinal o cômodo é o coração da casa. No entanto, a cozinha não é apenas um espaço para as rotinas diárias, mas também um espaço inspirador e aconchegante para se reunir com amigos e familiares. […]

Continuar lendo
Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Dicas para você otimizar o espaço com divisórias de ambiente.

Continuar lendo
Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Por estar em contato com constante umidade, o vazamento em box de banheiro é mais comum do que você imagina. Saiba como resolver por definitivo!

Continuar lendo
Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Confira nossos conselhos práticos e muito úteis para economizar e muito em quaisquer tipos de reformas residenciais! Neste mercado imobiliário maluco, mais compradores estão pensando seriamente em como fazer orçamento de reforma residencial. Afinal, é reformar ou se contentar com propriedades que podem não ter tudo o que querem ou precisam desde o dia em […]

Continuar lendo
Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Usando o material certo, é possível ter uma boa valorização do imóvel e facilitar uma futura revenda do apartamento! A escolha do revestimento de parede é uma das fases mais emocionantes na decoração de interiores. Antes mesmo de pensar na mobília ou nos artigos decorativos certos, a maioria das pessoas começa logo a definir qual […]

Continuar lendo
Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Saiba quais são as vantagens de ter instalação elétrica aparente em casa, veja dicas para adotar o sistema e descubra alguns cuidados que não podem faltar.

Continuar lendo
Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Neste texto, vamos esclarecer alguns importantes segredos não revelados sobre organização de ambientes. Afinal, você sabe de que forma as práticas de como organizar a casa podem influenciar as decoração de interiores?  Isso mesmo, pensar sobre esta questão é algo que precisa ser feito desde o início da concepção do projeto. Essa decisão deve alterar […]

Continuar lendo
Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Dicas para cuidar das plantas de sua casa

E torná-las mais felizes e satisfeitas por estarem ao seu lado Há muitas maneiras de cuidar das plantas dos seus terrenos em Curitiba.  A seguir, acompanhe 9 dicas para mantê-las mais saudáveis ​​e felizes. 1. Escolha o local onde as plantas ficarão baseando-se na luz em seu espaçoVerifique a direção em que suas janelas estão […]

Continuar lendo
Dicas para cuidar das plantas de sua casa

Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

8 atitudes inteligentes a ser tomadas antes de alugar uma casa ou um apartamento. Quando o assunto é imóveis para alugar, você sempre precisa estar atento, principalmente porque o verdadeiro dono do local não é você.  É por isso que, além de ter que poder garantir que nenhum dano irá acontecer à propriedade, você também […]

Continuar lendo
Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Diante das mudanças que o mercado tem presenciado, a influência digital tem sido cada vez maior e isso sem contar com a necessidade de um bom planejamento de vendas. É justamente por isso que vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis. O marketing imobiliário consiste em diferentes técnicas de apresentação, […]

Continuar lendo
Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Tudo sobre serviço de caça vazamento

Caça vazamento é uma atividade de empresas e profissionais especializados, que consistem em investigar e restaurar a origem dos vazamentos que acontecem repentinamente sem alguma razão. Essas empresas de caça vazamento, utilizam equipamentos especializados e muitas técnicas, para não danificar mais o local onde foi encontrado o vazamento, fazendo a sua localização sem precisar quebrar […]

Continuar lendo
Tudo sobre serviço de caça vazamento

Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Quem resiste ao sabor de uma canjica ou aos encantos das bandeirinhas que se espalham pelas festas juninas de todo o Brasil? Em cada cantinho do país a festividade pode apresentar características diferentes, com comidas típicas de dar água na boca, mas uma coisa é certa: as festas juninas sempre reúnem uma grande quantidade de […]

Continuar lendo
Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente

A vida nos tempos atuais é uma constante oportunidade para a admiração. Afinal de contas, a revolução digital fora implacável ao transformar o cotidiano das pessoas com os smartphones. Mas e se disséssemos que o futuro reserva uma integração ainda maior entre os indivíduos e suas residências? Pois bem, isso acontecerá devido à popularização da […]

Continuar lendo
Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente
Mais notícias de Dicas e Reformas