Anuncie

Orçamento financeiro em tempos de crise

Nós sabemos que os tempos não estão fáceis e atualmente, mais do que nunca, fazer a boa gestão do orçamento financeiro é uma das prioridades para qualquer negócio.

Orçamento financeiro em tempos de crise

Dicas preciosas para gerir seu orçamento financeiro em tempos de crise

Nós sabemos que os tempos não estão fáceis e atualmente, mais do que nunca, fazer a boa gestão do orçamento financeiro é uma das prioridades para qualquer negócio.

O corte de gastos é quase que inevitável para muitos negócios, principalmente para pequenas e médias empresas que não contam com grandes orçamentos.

Porém,  para não afetar os resultados, mesmo os cortes devem ser estrategicamente pensados e é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje. Vamos à leitura?

Separe os gastos essenciais do que não é

A primeira medida para quem precisa cortar gastos é identificar para onde o dinheiro está indo. Sem essa medida não é possível filtrar os gastos essenciais dos desnecessários.

Parece simples, mas sabemos que pequenas e micros empresas acabam não fazendo esse controle e por isso fica mais difícil entender esses gastos.

Gastos essenciais

Podemos classificar como gastos essenciais aqueles que são fundamentais para a sobrevivência de um negócio ou empresa como, por exemplo, a energia elétrica (afinal quase tudo no mundo necessita de energia elétrica para funcionar).

Embora sejam essenciais, esses gastos podem ser controlados para proporcionar economias no orçamento, como no caso da energia elétrica, onde podem ser tomadas ações para diminuir o consumo.

Os gastos com aluguel de local físico ou escritório, Internet e água também são questões essenciais, mas dependendo da situação podem se tornar gastos flexíveis. Já pensou em trocar o escritório por um coworking, por exemplo?

Gastos flexíveis

Os gastos flexíveis são aqueles que podem ou não fazer diferença no seu negócio e o seu corte deve ser seriamente ponderado. Entre eles estão alguns serviços que a empresa pode estar usufruindo, mas não é essencial para a sua sobrevivência no mercado.

Os benefícios fornecidos aos colaboradores são alguns desses custos que podem ser flexibilizados, pois nem todos profissionais têm as mesmas necessidades ou precisam de tais benefícios.

É importante lembrar que a ideia não é deixar de oferecer benefícios aos colaboradores, mas sim buscar formas de economizar sem perder a qualidade dos serviços prestados.

Alguns exemplos para economia de custos é alterar um plano de saúde por outro mais econômico, um fornecedor de alimentação por outro mais viável e assim por diante.

Analise o que realmente traz retorno

Você já se deu esse trabalho? Realmente parou para analisar o que realmente está trazendo retorno para o seu negócio? Se a ideia é otimizar o seu orçamento, recomendamos seriamente que faça isso!

Para começar, vale a pena criar uma planilha com os principais serviços ou veículos de mídia utilizados e analisar o seu ROI dos últimos 6 meses.

Essa panorâmica pode ser uma tarefa simples para ajudar a minimizar o orçamento financeiro e focar esforços no que realmente está sendo promissor para o seu tipo de negócio.

Só essa ação pode trazer mais retorno e consequentemente trazer mais receita para a sua empresa, pois se você já sabe exatamente de onde vem os seus clientes, não há motivo para despender recursos onde não há retorno algum.

Se você percebe que um portal de anúncios gera 50% das suas receitas e outros 3 portais juntos geram essa mesma quantidade com o mesmo investimento, vale mais a pena então investir unicamente no 1ºportal.

Qual o momento certo de cortar os gastos?

Após o tópico anterior sobre análise e ROI fica bem mais fácil tomar decisões sobre o corte de gastos, pois com os dados em mãos é menos provável tomar decisões equivocadas.

É difícil definir o momento certo de cortar gastos, tendo em vista que cada negócio possui as suas particularidades e podem apresentar fluxos de despesas e receitas variáveis.

No entanto, e como unanimidade, esse momento pode ser quando você percebe que as contas estão saindo do controle ou que o fluxo de caixa está beirando o negativo.

Portanto, se você percebeu que esse momento pode estar se aproximando ou já está próximo de acontecer, vale a pena fazer um “pente fino” e seguir as dicas que abordamos anteriormente.

Entenda o que são gastos e o que são investimentos e faça as melhores escolhas

Pegando “gancho” com os tópicos anteriores, um dos erros e dúvidas que mais ocorre é justamente não saber diferenciar o que é gasto e o que é investimento.

Já vimos que os gastos são despesas fundamentais para a sobrevivência de um negócio, independente se trazem retorno ou não.

Podemos dizer que os investimentos são gastos onde há a provisão ou a expectativa de retorno e ganhos futuros, portanto devem ser bem planejados e aplicados, pois podem se transformar também em meros gastos.

Dessa forma, fica fácil entender porque é preciso entender sobre ROI e analisar profundamente o que mais traz retorno à sua empresa e assim não minar o seu orçamento com ações que não geram ganhos.

Copie os hábitos de pessoas financeiramente bem sucedidas

A nossa última dica é um tanto mais comportamental do que matemática, afinal saber como as pessoas conquistaram o sucesso ou independência financeira pode ser uma grande lição para solucionar o nosso problema de orçamento. Vamos ver algumas dessas atitudes?

Emoções e finanças caminham juntas

Em momentos difíceis e complicados costumamos investir em atitudes impensadas e até mesmo desesperadoras. Dessa forma, assim como as pessoas bem sucedidas, seja mais cauteloso e mais comedido com suas ações e atividades financeiras.

Faça o dinheiro trabalhar para você e não o contrário

As pessoas bem sucedidas geralmente são assim por terem o hábito constante de poupar e investir, fazendo com que o dinheiro trabalhe por elas.

Veja as oportunidades e não os obstáculos

Pessoas ricas tendem a enxergar oportunidades em quase todas as situações. Portanto, se tudo para você é obstáculo e dificuldades, o problema não é o dinheiro, mas sim você.

Conclusão

Saber lidar com o orçamento em tempos de crise é um desafio em dobro e exige muita habilidade não só com números, mas também com outros fatores como planejamento e equilíbrio emocional.

Por fim, entender sobre gastos e investimentos é essencial para tomar decisões certas e minimizar o impacto sobre a comunidade profissional da sua organização, bem como entender os hábitos das pessoas bem sucedidas, o que pode ser um grande aprendizado.

Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Confira as melhores ideias de decoração de cozinha para uma reforma rápida e fácil! Decorar sua cozinha é muito importante, afinal o cômodo é o coração da casa. No entanto, a cozinha não é apenas um espaço para as rotinas diárias, mas também um espaço inspirador e aconchegante para se reunir com amigos e familiares. […]

Continuar lendo
Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Dicas para você otimizar o espaço com divisórias de ambiente.

Continuar lendo
Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Por estar em contato com constante umidade, o vazamento em box de banheiro é mais comum do que você imagina. Saiba como resolver por definitivo!

Continuar lendo
Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Confira nossos conselhos práticos e muito úteis para economizar e muito em quaisquer tipos de reformas residenciais! Neste mercado imobiliário maluco, mais compradores estão pensando seriamente em como fazer orçamento de reforma residencial. Afinal, é reformar ou se contentar com propriedades que podem não ter tudo o que querem ou precisam desde o dia em […]

Continuar lendo
Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Usando o material certo, é possível ter uma boa valorização do imóvel e facilitar uma futura revenda do apartamento! A escolha do revestimento de parede é uma das fases mais emocionantes na decoração de interiores. Antes mesmo de pensar na mobília ou nos artigos decorativos certos, a maioria das pessoas começa logo a definir qual […]

Continuar lendo
Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Saiba quais são as vantagens de ter instalação elétrica aparente em casa, veja dicas para adotar o sistema e descubra alguns cuidados que não podem faltar.

Continuar lendo
Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Neste texto, vamos esclarecer alguns importantes segredos não revelados sobre organização de ambientes. Afinal, você sabe de que forma as práticas de como organizar a casa podem influenciar as decoração de interiores?  Isso mesmo, pensar sobre esta questão é algo que precisa ser feito desde o início da concepção do projeto. Essa decisão deve alterar […]

Continuar lendo
Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Dicas para cuidar das plantas de sua casa

E torná-las mais felizes e satisfeitas por estarem ao seu lado Há muitas maneiras de cuidar das plantas dos seus terrenos em Curitiba.  A seguir, acompanhe 9 dicas para mantê-las mais saudáveis ​​e felizes. 1. Escolha o local onde as plantas ficarão baseando-se na luz em seu espaçoVerifique a direção em que suas janelas estão […]

Continuar lendo
Dicas para cuidar das plantas de sua casa

Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

8 atitudes inteligentes a ser tomadas antes de alugar uma casa ou um apartamento. Quando o assunto é imóveis para alugar, você sempre precisa estar atento, principalmente porque o verdadeiro dono do local não é você.  É por isso que, além de ter que poder garantir que nenhum dano irá acontecer à propriedade, você também […]

Continuar lendo
Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Diante das mudanças que o mercado tem presenciado, a influência digital tem sido cada vez maior e isso sem contar com a necessidade de um bom planejamento de vendas. É justamente por isso que vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis. O marketing imobiliário consiste em diferentes técnicas de apresentação, […]

Continuar lendo
Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Tudo sobre serviço de caça vazamento

Caça vazamento é uma atividade de empresas e profissionais especializados, que consistem em investigar e restaurar a origem dos vazamentos que acontecem repentinamente sem alguma razão. Essas empresas de caça vazamento, utilizam equipamentos especializados e muitas técnicas, para não danificar mais o local onde foi encontrado o vazamento, fazendo a sua localização sem precisar quebrar […]

Continuar lendo
Tudo sobre serviço de caça vazamento

Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Quem resiste ao sabor de uma canjica ou aos encantos das bandeirinhas que se espalham pelas festas juninas de todo o Brasil? Em cada cantinho do país a festividade pode apresentar características diferentes, com comidas típicas de dar água na boca, mas uma coisa é certa: as festas juninas sempre reúnem uma grande quantidade de […]

Continuar lendo
Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente

A vida nos tempos atuais é uma constante oportunidade para a admiração. Afinal de contas, a revolução digital fora implacável ao transformar o cotidiano das pessoas com os smartphones. Mas e se disséssemos que o futuro reserva uma integração ainda maior entre os indivíduos e suas residências? Pois bem, isso acontecerá devido à popularização da […]

Continuar lendo
Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente
Mais notícias de Dicas e Reformas