Aposte em um sofá de 3 lugares para otimizar o espaço de sua sala de estar

    Sua sala de estar pode ser pequena. Você tem dúvidas de como ambientá-la? Que tal um sofá de 3 lugares? Confira nossas dicas!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 meses atrás

    Não se precisa de muito para sobreviver! Mas, convenhamos, não há como utilizar adequadamente uma sala de estar residencial sem assentos.

    O painel para TV pode ser o ponto focal desse ambiente, mas a peça mais importante da decoração ainda será sempre o sofá. Portanto, é preciso achar um espaço em seu layout  – o mínimo que seja – para colocar uma peça assim – se couber um sofá de 3 lugares melhor ainda!

    Korman Arquitetos

    Agora, por inúmeros motivos, os imóveis atuais possuem planta baixa com dimensões reduzidas. Nesses casos, é mais complicado entender como organizar o layout. No geral, nesse caso, por falta de experiência em planejamento de interiores, muita gente acaba nem cogitando usar um sofá de 3 lugares na sala.

    Mas, sabe aquela experiência onde num copo aparentemente pequeno cabe mais água que em outro maior? É quase a mesma coisa!

    Pois então, essa analogia ilustra o que ocorre na arquitetura e no design de interiores. Um ambiente de grandes proporções pode acabar parecendo aparentado e pecando no conforto com a decoração erra.

    Agora, um ambiente realmente pequeno, quando bem planejado, pode conter o mesmo número de peças mobiliárias e ainda parecer mais amplo. E como fazer isso? Com planejamento!

    Pietro Terlizzi

    Como pensar o layout da sala de estar

    Se a sala de casa é pequena e sabe-se que nela não pode faltar um bom sofá, o que fazer? Bem, é preciso estudar todas as possibilidades de layout para este ambiente.

    Claro que a tarefa pode parecer mais fácil se feita por um arquiteto ou designers de interiores. Porém, qualquer um pode chegar a um resultado satisfatório, desde que se dedique com afinco.

    Primeiro, é preciso tirar – com precisão – as medidas do ambiente. Depois, com elas, faz-se um rabisco proporcional da forma do cômodo em planta baixa, subtraindo todos os vãos de portas.

    Daí, o que sobra é o comprimento das paredes onde se pode encostar a maioria das peças mobiliárias, começando pelo sofá. Lembrando que o melhor é que os assentos da sala formem algo como um ‘U’ voltado para a TV.

    Juliana Pippi

    Qual melhor local para o sofá na sala

    O rack com painel pode ser o ponto focal da sala. Porém, até mesmo o local de instalação dessas peças obedecerá à posição dos assentos ao redor. Pode-se ter na área de estar da casa um conjunto de poltronas e sofás – num ambiente muito pequeno só poderá haver um único sofá.

    Geralmente, é o sofá de 3 lugares que fica de frente para a televisão, pois é nele que a maioria das pessoas fica sentada – sendo os demais assentos complemento.

    Não existe nenhuma regra que determine qual o melhor local para um sofá dentro de uma sala de estar residencial. Porém, diz-se que é melhor que a televisão não fique em frente à janela, pois isso poderia ocasionar sensação de ofuscamento nas pessoas.

    Então, esta dupla ‘sofá e painel para TV’ deve ser ficar num sentido que não prejudique a visão das imagens na tela.

    Mariana Luccisano

    Agora, o sofá não é o tipo de móvel que fica desacompanhado, como é o caso do rack. Quase sempre ao seu lado ficará uma luminária de piso ou uma mesa auxiliar com abajur. O arquiteto ou designer responsável pelo estudo de layout deve prever isso.

    Assim, escolher o ponto certo da sala em que se pode colocar tudo isso sem prejudicar a circulação de pessoas ou a realização de nenhuma atividade no ambiente.

    Maricy Marcos Borges

    Observe as imagens apresentadas neste texto? Elas provam que um sofá não precisa ficar na menor ou maior parede da sala. Aliás, esse móvel nem mesmo precisa ficar encostado a uma parede.

    Ele pode até mesmo ficar solto no ambiente, dividindo a área de estar da de jantar, com as costas protegidas por um aparador ou balcão.

    Roberto Miggoto

    Modelos de sofá disponíveis no mercado

    vários modelos diferentes de sofás disponíveis no mercado. Alguns variam pelo número de assentos. Outros pelo tipo de design, tecido de revestimento, ou funcionalidade – já que tem sofás que são retráteis e sofás que se transformam em camas.

    Tem os que são vendidos em conjunto e ainda os que são vendidos isoladamente – o que acontece quase sempre com o sofá de 3 lugares.

    Revista Viva Decora

    O interessante nos sofás de 3 lugares é que eles nem sempre parecem ter, de fato, 3 lugares. É que em alguns modelos a almofada de assento é dividida duas vezes. Mas, eles podem ser divididos uma só também – como se fosse o aumentativo de um sofá de 2 lugares.

    Então, a pessoa pode escolher entre ter encostado à parede da sala apenas um ‘sofá de 3 lugares’ ou ‘2 lugares mais móveis complementares de cada lado’, tanto faz.

    Rodrigo Fonseca

    Como usar um sofá de 3 lugares para otimizar o espaço

    A vantagem do sofá de 3 lugares é a otimização do espaço. Sim, é verdade! Confuso esta ideia, não é mesmo?

    Você pode estar se perguntando como isso é possível se antes foi dito que no mesmo espaço de um ‘sofá de 3 lugares’ caberia um ‘sofá de 2 lugares mais complementos’. Bem, justamente por isso. Relembre o que foi dito no início deste texto, sobre o que é mais importante numa sala de estar!

    Marcelo Rosset Arquitetura

    Pois, o que mais se deseja para uma decoração de sala de estar é poder ter um maior número de assentos – preferencialmente os mais confortáveis possíveis.

    E onde as pessoas vão se sentar para descansar, conversar e assistir televisão? Elas não podem repousar sobre uma mesa lateral, mas podem relaxar o corpo em um sofá. Então, voltando a dizer, quanto mais assentos disponíveis na sala melhor!

    Quitete & Faria

    Uma sala de grandes dimensões pode ter seu espaço melhor preenchido com um sofá de 3 lugares. Mas, no fim, uma sala pequena também pode ser beneficiada com um móvel assim.

    Afinal, o sofá poderia preencher uma parede inteira, oferecendo mais assentos sem que haja a necessite do complemento de poltronas e pufes – os quais não caberiam no ambiente.

    Em qual dos dois casos a decoração da sua casa se encaixa? Escolha a melhor opção!

    Estas dicas de decoração com sofá 3 lugares foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog e saiba como escolher o sofá para apartamentos pequenos.