6 dicas para decorar uma sala de jantar pequena

    Nós, do Portal Chaves na Mão, separamos algumas dicas para te ajudar a decorar salas de jantar pequenas com muito estilo. Confira, pois é muito fácil!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Sala de jantar pequena

    Que uma sala de jantar bem planejada e decorada dá um toque de sofisticação e charme à qualquer residência, ninguém pode negar.

    Porém, nem sempre é possível ter uma sala de jantar tão espaçosa quanto se deseja.

    A boa notícia é que, aliando criatividade e bom gosto, é possível sim criar uma sala de jantar linda, independentemente do seu tamanho.

    Quer saber como?

    Nós, do Portal Chaves na Mão, separamos algumas dicas para te ajudar a decorar essas modernas saletas de jantar com muito estilo. Confira!

    Integração, não se esqueça disso

    Com o sucesso dos imóveis pequenos, a grande saída para decoração de interiores é apostar na integração de ambientes.

    Ou seja: você pode integrar a sala de jantar com a sala de estar, a sala de jantar com a varanda, e até mesmo a sala de jantar com a cozinha.

    Basta avaliar a área disponível em cada um dos ambientes e pensar em qual a melhor alternativa.

    Crie espaços adaptáveis

    Se você mora em uma casa ou apartamento pequeno, mas nem por isso abre mão de receber a família e amigos para refeições fantásticas à mesa, crie espaços adaptáveis.

    Crédito: Dicas de Mulher

    Como isso é possível? Investindo em móveis multifuncionais e versáteis, apostando em peças compactas e itens retráteis, e também dando preferência às mesas extensíveis, ou seja, que possam ser aumentadas dependendo da quantidade de convidados que você receberá.

    Mantenha áreas livres

    Para evitar que a decoração fique sobrecarregada e que a sala de jantar atrapalhe o funcionamento dos demais ambientes, evite excessos: descante elementos supérfluos e mantenha áreas livres para circulação.

    Crédito: Viva Decora

    E você até pode encostar a mesa em uma parede, para ganhar espaço, mas lembrando que os demais lados precisam ter no mínimo 90cm livres para que as cadeiras possam ser arrastadas sem obstáculos.

    Dê preferência às cores claras

    Cores claras, assim como espelhos, dão sensação de amplitude aos ambientes, passando a impressão de que os cômodos são bem maiores do que realmente são.

    Sendo assim, prefira cores claras para as paredes da sala de jantar, como branco, palha, pérola, amarelo e nude. E, claro, se você puder colocar um espelho em uma das paredes, aposte nisso.

    Iluminação suspensa

    Lâmpadas dicroicas embutidas no gesso, lustres, luminárias e pendentes incrementam a decoração e economizam espaço, sem comprometer a área de circulação do ambiente.

    Bancadas

    E se afinal você nem faz tanta questão de possuir uma mesa em sua sala de jantar ou realmente não possui espaço disponível para tal, opte por uma bancada no estilo cozinha americana.

    Crédito: Casa Casada

    Complete a composição com banquetas estilosas, e não tem erro: de forma prática e econômica você terá um cantinho bonito e aconchegante para suas refeições.

    Crédito: Decoração de Casa

    Está mais animado para criar o melhor ambiente da sua casa e arrasar na decoração? Aproveite a visita e leia também o nosso post sobre as dicas de móveis para decorar apartamentos pequenos.