Mesa de jantar de vidro: dicas de como usar esse clássico em sua sala de jantar

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 horas atrás

    Mesas de jantar são muito importantes para as decoração de sala de jantar – praticamente definem a função do ambiente. Existem muitas variações lindas deste móvel à venda, e diferentes acompanhamentos de cadeiras para ele também. 

    Um exemplar bastante sofisticado e requisitado para projetos contemporâneos de interiores é a mesa de jantar com tampo de vidro. 

    A beleza dos móveis de vidro

    Móveis de vidro são neutros e atemporais, ou seja, eles combinam com todo o tipo de decoração. Eles sempre podem dar certo toque de requinte bem especial aos ambientes. 

    E o mais importante, devem impactar pouco os cenários onde forem colocados. Isto porque a visão do observador consegue ir além das suas superfícies. Assim, os espaços decorados tendem a parecer mais amplos e claros.

    Revista Viva DecoraConcept Engenharia Design Amanda Pagliarini Macedo

    Dicas de como deixar a sala jantar prefeitura com mesas de vidro

    O vidro não é o material mais resistente do mundo para se fazer móveis. Contudo, ele pode ser muito bem utilizado em várias partes da sua estrutura – desde que na espessura e no acabamento certo. 

    Uma mesa de jantar, por exemplo, pode ter um tampo de vidro. Em comparação com uma mesa de jantar tradicional, toda feita de madeira, por exemplo, uma mesa de jantar com tampo de vidro é mais fácil de ser limpa.

    Quattirno Arquitetura e Daniel Tesser Arquitetura

    Por ter tampo de vidro, este tipo de mesa de jantar pode não chamar muito a atenção numa sala decorada. Neste caso, as coisas colocadas estrategicamente ao seu redor é que tendem a ganhar mais importância visual. 

    Por exemplo, um lustre e um conjunto de cadeiras de design. Ou justamente os belos pés revelados sob a sua superfície de tampo – como as mesas com bases feitas em pedra, galhos de árvore trançados, cavaletes, e mais.

    Marcia Acaro e Revista Viva DecoraAna Carolina Sauma

    Uma mesa de vidro colocada encostada à uma parede revestida com um lindo painel de madeira escura, pode praticamente desaparecer ao olhar. Quanto mais liso e brilhante for o seu acabamento, melhor. 

    Intercalar lâminas coloridas entre as placas ou colocar uma chapa de madeira laqueada colorida por baixo do tampo deve valorizar o conjunto. E é também interessante contrastar o elemento vidro com um material quente, como a madeira natural.

    É importante também citar que se deve combinar o vidro da mesa de jantar com o vidro de outras peças da decoração da sala de jantar. 

    Pra começar, com o vidro das portas e prateleiras de uma cristaleira próxima. E até mesmo com a tonalidade de placas de espelhos sobre aparadores e balcões buffets, ou o alumínio dos pés de cadeiras acompanhando a mesa e banquetas acompanhando uma bancada próxima.

    Maluf e Ferraz ARQ DesignPriscila Fernandes Arquitetura

    Diversidade de modelos de mesa de jantar de vidro

    Percorrendo as lojas, é possível ver muitos modelos de móveis com partes envidraçadas. Entre eles, aparadores, mesas de centro, mesas laterais, estantes, mesas de escritório, nichos, prateleiras e, é claro, mesas de jantar. 

    Aliás, é possível encontrar muitos modelos diferentes de mesas como esta à venda – com tampos redondos, quadrados e retangulares, e bases de todos os tipos, sobretudo centrais.

    Um detalhe que faz as mesas de vidro, não importa o formato, parecerem mais bonitas é o acabamento de borda. Há muitas formas de lapidação de borda, ou seja, de contorno externo do tampo. 

    Bordas arredondadas em raios diferentes, em forma de chanfro e tipo bisotê; e ainda é possível ter também um centro giratório de vidro para a mesa. Detalhes assim é que fazem as mesas de vidro parecem tão especiais, cada qual com a sua beleza.

    Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores

    São espessuras adequadas para tampos de mesa de jantar de vidro:

    – até 0,8 m² = vidro comum entre 8 e 15 mm;

    – até 1,10 m² = vidro temperado 8 mm ou vidro comum entre 10 e 15 mm;

    – até 2,20 m² = vidro temperado 8 mm ou vidro comum entre 10 e 15 mm; e

    – acima de 2,20 m² = vidro temperado 8 ou 10 mm ou vido comum entre 12 e 15 mm.

    Agora é a sua vez de escolher um lindo modelo de mesa de jantar de vidro para sua sala. Como você viu, pode revolucionar a aparência desse cômodo de sua casa!

    Bender Arquitetura

    Essas dicas para decoração da sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.