Construção De Casa Simples — Veja Dicas Para Evitar Dores De Cabeça Com A Sua Obra

Fazer um bom planejamento e investir no conceito de casa ampla são excelentes dicas para economizar no sua obra. Veja mais no artigo!

Construção De Casa Simples — Veja Dicas Para Evitar Dores De Cabeça Com A Sua Obra

Ter o próprio lugar para viver e se desprender do aluguel é o sonho de muitos brasileiros. Ao mesmo tempo, porém, para a maior parte deles, a compra ou a construção de casas simples já é sinônimo de estresse com gastos excessivos. Mas não precisa ser assim. 

Se você quer realizar o seu desejo e está se perguntando qual é o jeito mais econômico de construir uma casa, esse artigo vai te ajudar!

Continue lendo e entenda tudo sobre o assunto. 

Passo a passo para construir uma casa

Antes de qualquer dica sobre como economizar na construção de casas simples, você precisa entender o que vem pela frente quando decide fazer uma obra. As principais etapas são:

 1. Planejamento

A etapa de planejamento é a primeira e mais importante para economizar na sua obra e evitar outras dores de cabeça comuns. 

Nessa fase, é preciso ter muita atenção a todas as burocracias envolvidas na construção, como a obtenção de permissão pela prefeitura e o registro do terreno. Também será necessário contratar um engenheiro e um arquiteto já nesse primeiro momento para avaliar o espaço e a sua capacidade de receber a casa, bem como assinar a planta do projeto. 

É nesse ponto que serão definidos aspectos como o tamanho da moradia, a quantidade de cômodos e a disposição de cada um deles. A partir disso, já será possível estimar a necessidade de materiais e tempo. 

2. Fundação

A fundação da casa é a primeira parte “prática” da construção. É a hora de, literalmente, colocar a mão na massa. 

Aqui, há a preparação e a marcação da planta da casa no terreno. Ou seja, é basicamente passar o desenho do projeto para o solo e fazer a fundação, o que é essencial para o imóvel ter sustentação e não enfrentar problemas para se manter em pé. 

O jeito mais comum de fazer isso nas residências atuais é o baldrame com sapatas. Neste processo, joga-se britas no solo, para aumentar a resistência, e é feita a concretagem e a impermeabilização do espaço. 

 3. Estrutura

Após feita a fundação da casa, dá-se início a construção da casa em si, levantando as primeiras paredes. Nessa etapa, os muros são erguidos a partir dos tijolos e da formação dos pilares concretados.

Depois disso, em alguns dias, o espaço estará pronto para receber a laje e, então, o telhado.

4. Instalações

Com a estrutura da casa pronta, é hora de fazer as instalações hidráulicas e elétricas

Essa etapa exige a presença de um arquiteto e um engenheiro para fazê-las da melhor forma possível, de maneira que não prejudique a estrutura da casa, já que será necessário quebrar algumas paredes para passar com os fios e as tubulações. 

5. Acabamentos

Aqui, toda a parte estrutural da casa já está feita e faltam apenas a finalização, colocando revestimentos decorativos nos pisos, nas paredes e fazendo as pinturas.

Lendo dessa forma, parece um processo fácil e até rápido, mas, na prática, a gente sabe que nem sempre é. Contudo, seguir algumas recomendações para a construção de casas simples pode deixar o seu projeto mais barato, com a entrega mais eficiente e com um resultado final muito mais satisfatório. 

Dicas essenciais para economizar na construção de casas simples

As recomendações para economizar na construção de casas simples são relativas não só ao momento da obra, mas também pensando no dia a dia dos moradores, a fim de otimizar a rotina e diminuir despesas comuns como energia, por exemplo. 

Veja as dicas a seguir e entenda melhor. 

1. Aproveite a luz natural

A incidência da luz solar é um ponto chave para valorizar uma casa simples e pequena e ainda economizar na conta de luz. Por isso, na sua planta e no seu projeto de iluminação, a disposição dos cômodos deve levar isso em consideração. 

No hemisfério sul do globo, a face norte é a que recebe mais incidência solar; a face leste recebe sol apenas pela manhã, a oeste pela tarde e a sul é a que pega menos sol. 

Para aproveitar o sol da manhã, uma boa dica é posicionar os quartos para a face leste. Já na face oeste, devem estar os cômodos que não são tão frequentados, como área de serviço, garagem e depósito.

A parte sul não é tão privilegiada, pois no inverno não recebe sol e no verão apenas as primeiras e últimas horas do dia são iluminadas.

2. Aposte na ventilação cruzada

O conceito de ventilação cruzada define que as portas e as janelas da casa precisam estar dispostas em paredes opostas ou adjacentes e na orientação dos ventos locais. Assim, você coloca os lugares para entrada e saída do vento na direção do fluxo deles, garantindo um imóvel arejado e mais confortável — o que, a longo prazo, vai te dar mais conforto e uma grande economia nas despesas com ventilador e ar condicionado.

3. Coloque as “áreas molhadas” em lugares próximos

As instalações hidráulicas correspondem de 7% a 11% do valor total da construção de uma casa simples. Mas, usando alguns truques, esses gastos podem ser reduzidos.

O truque principal é deixar as áreas molhadas próximas — ou seja, banheiros, cozinhas e áreas de serviço —, aproveitando as mesmas instalações.

Posicionar a caixa d’água em um ponto estratégico também contribui para a redução dos custos. De preferência, faça essa instalação próxima a esses ambientes, pois a pressão da água nos equipamentos será maior e você gastará menos com as tubulações para a distribuição.

4. Invista em cômodos conjugados

Utilizar alguns móveis ou objetos para separar os cômodos tornou-se tendência nas novas arquiteturas brasileiras, isso porque, além de não precisar se preocupar em erguer paredes e posicioná-las de forma correta, ter cômodos conjugados ainda ajuda a economizar na hora da construção e a dar a sensação de que o imóvel é maior.

Uma forma muito simples de organizar e dividir esses ambientes posteriormente é utilizando um mobiliário. Essa separação pode ser feita com aparadores, estantes, poltronas ou TV.

Com esses truques, você não precisará ter um terreno enorme para erguer o seu lar. Uma obra bem feita garante a construção de casas simples e pequenas, mas ainda assim amplas e arejadas. 

Vantagens da construção de casas simples e pequenas

Por incrível que pareça, a casa pequena está entre as preferidas pois é perfeita para quem quer economizar e não precisa de muito espaço. Algumas das vantagens de optar por um espaço menor são: 

Está convencido de encarar uma construção da casa simples depois desse artigo? Então veja também como preparar um projeto de reforma

Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Para termos uma boa noite de sono é sempre importante que nosso colchão esteja limpo, mas você sabe como limpar o colchão a seco? Além de eliminar, bactérias e ácaros, fazer uma limpeza a seco no colchão te ajuda a economizar tempo e trabalho. Aliás, existem várias formas de fazer isso, que vão desde a […]

Continuar lendo
Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Com toda a certeza, um dos piores problemas que pode acontecer em casa é ter uma pia que não funciona, mas você sabe como desentupir a pia da cozinha ? Além de impedir o fluxo da água, uma pia entupida pode trazer outros problemas, como o mau cheiro, inundações e até mesmo problemas no encanamento. […]

Continuar lendo
Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Se você está pensando em construir, vender ou apenas saber o tamanho da propriedade, é necessário calcular a área do terreno. Além de ter uma noção do espaço total, você também pode ter uma noção do preço que o seu imóvel vale. E não para por aí: é essencial saber o tamanho do seu imóvel […]

Continuar lendo
Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Definitivamente o cupim é um dos grandes vilões da casa, pois eles destroem diversos móveis de madeira e outros objetos do lar. Apesar de serem pequenos, eles causam muito estrago e dores de cabeça e por isso é necessário saber como evitá-los. O ideal é sempre prevenir a entrada do cupim na sua casa, porém, […]

Continuar lendo
Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

Se você vive em uma região mais úmida, com toda a certeza, é essencial saber como tirar o mofo da parede. Além de deixar a casa feia e manchar as paredes de casa, o mofo também é prejudicial à saúde, e por isso, ele deve ser retirado com rapidez. Apesar de muitas pessoas não saberem […]

Continuar lendo
Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Você sabe o que é compostagem? Essa ação é uma prática sustentável que transforma resíduos orgânicos em um valioso recurso para o solo. Além de reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários, a compostagem enriquece o solo com nutrientes essenciais. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando esse artigo! Aqui, vamos […]

Continuar lendo
O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

No mundo moderno, cada vez mais pessoas buscam maneiras de viver de forma mais sustentável, saudável e consciente, e uma das formas de alcançar esses objetivos é através das hortas urbanas. Elas permitem a qualquer pessoa cultivar seus próprios vegetais em casa, mesmo que viva em um apartamento na cidade. portanto, neste artigo, exploraremos o […]

Continuar lendo
Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Fazer uma reforma pode ser algo bem trabalhoso e caro, porém, uma manutenção preventiva pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Sem dúvida, a empolgação de concluir uma reforma em sua casa pode ser irresistível, afinal, quem não gosta de ver um espaço renovado e mais aconchegante, não é mesmo? Porém, após todo esse […]

Continuar lendo
Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Com toda a certeza, os aromas desempenham um papel significativo em nossas vidas, afetando nosso humor, relaxamento e até mesmo nossa produtividade e uma maneira eficaz de incorporar fragrâncias agradáveis em sua casa é através do uso de incensos. Cada cômodo da casa tem suas próprias características e propósitos, portanto, escolher o incenso certo pode […]

Continuar lendo
Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Apesar de ser uma técnica milenar, a aromaterapia está muito em alta nos dias de hoje e, com isso, é interessante saber quais são os melhores óleos essenciais para usar em casa. Lembrando que esses óleos possuem qualidades que podem auxiliar em terapias e, além disso, cada uma possui um efeito diferente. Por isso, é […]

Continuar lendo
Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

Sem dúvidas, fazer uma mudança residencial é algo emocionante e empolgante, mas também pode ser um momento de muito estresse e ansiedade. Afinal, há uma tonelada de coisas a serem feitas e organizadas antes, durante e depois da mudança. Desde encaixotar os itens até levar os móveis para a nova residência, quase todas as etapas […]

Continuar lendo
Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes de uma casa ou apartamento, portanto, manter esse ambiente aconchegante é essencial para qualquer pessoa. Como a sala é uma área onde passamos grande parte do tempo relaxando, assistindo televisão, recebendo visitas e até mesmo trabalhando, a bagunça pode atrapalhar muito os nossos momentos de […]

Continuar lendo
10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!

Sem dúvida, a Páscoa é uma época muito especial para as crianças, e uma das tradições mais populares nesta época é a busca pelos ovos de Páscoa. Além de ser uma data religiosa, é um momento de renovação e celebração, onde a família se reúne para compartilhar momentos de alegria e diversão. Esconder os ovos […]

Continuar lendo
6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!
Mais notícias de Dicas e Reformas