13 dicas de plantas para deixar seu home office muito mais inspirador e agradável

    Podemos utilizar vários elementos para compor decoração de home office, como plantas. Veja quais espécies são adequadas para esse ambiente.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 horas atrás

    Parece que, ultimamente, a nossa vida – seja por um motivo ou outro – gira mais em torno dos ambientes da nossa casa. Mas não quer dizer que não sentimos falta ou que não precisamos mais do contato com a natureza. 

    Pelo contrário, devemos tentar trazer as plantas para dentro das decorações de interiores. Isso inclui colocar vasos de folhagens e arranjos de flores em decoração de home office.

    Agora, sabemos que decorar um escritório é uma tarefa um pouco mais delicada. Isso porque todo elemento colocado neste local da casa pode impactar consideravelmente os seus estudos e atividades profissionais, aumentando ou diminuindo a sua produtividade. 

    As plantas podem oferecer excelentes benefícios para os ambientes. Contudo, apenas quando estão nos ambientes certos para se desenvolverem bem.


    Moussi Arquitetura

    A primeira coisa que você precisa saber é que plantas que guardam muita umidade não combinam com ambientes repletos de equipamentos elétricos. 

    Também não é adequado colocar uma planta em um nível superior à sua mesa de computador que solte resíduos de sementes e mais constantemente. E ainda existem aquelas plantas que exalam aromas que, apesar de agradáveis, podem provocar enjoos com tempo.

    Pensando nisso, montamos uma lista de sugestões de plantas e flores para você utilizar na decoração do seu home office. Acompanhe o texto até o fim, escolha as espécies que mais lhe agradam.

    Inside Arquitetura e Design | Roberta Devisate

    Dicas de folhagens e flores para decoração de home office

    Alecrim

    Quem imaginava por essa, não é mesmo? É normal vermos alecrim em decoração de cozinha. Mas essa também é uma boa opção para ambientes de trabalho – é por conta do seu aroma, que, supostamente, ajudaria a melhorar as funções cognitivas, como a memória.

    Antúrio

    Dizem os especialistas que as propriedades desta planta ajudariam a aliviar o estresse das pessoas –  um sentimento recorrente em trabalhadores. É uma planta que pode apresentar flores em tom de vermelho vibrante – então, cuidado em utilizá-la em decoração de escritórios.

    Dracena

    Esta planta também é uma boa filtradora de ar, capaz de regular a umidade ambiente, absorver dióxido de carbono e deixar o ar mais fresco. E por que isso é positivo? Porque ele ajudaria na concentração e produção.

    INÁ Arquitetura
    Mauricio Karam | Daiane Antinolfi

    Cactos e suculentas

    É uma excelente opção para quem possui um escritório mais compacto dentro de casa. Essas plantas também são bem mais fáceis de cuidar, exigindo menos tempo da pessoa. 

    Contudo, preciso de bastante luminosidade. Uma forte tendência nas decorações contemporâneas é a utilização de globos ou aquários de vidro com cactos e suculentas dentro. Fica um charme só. Melhor alternativas para quem não sabe cuidar bem de plantas.

    Tatiana Caçapietra

    Espada ou lança de São Jorge

    Ocupam pouquíssimo espaço, pois seu crescimento é vertical. Porém, precisam ficar distantes de equipamentos elétricos, como CPUs de computador, pois “seguram” muita umidade na terra. Em contrapartida, essas plantas são ótimas para filtrar o ar retirando do local substâncias tóxicas.

    Gérbera

    Suas flores são surpreendentemente bonitas. Também é capaz de absorver impurezas do ar, emitindo taxas de oxigênio à noite que ajudarão você a se manter ativo e concentrado durante o dia. Ela só vai precisar de uma boa quantidade de sol.

    Tatiana Caçapietra | Buji Decoração ReusoFábio Morozini |Fábio Morozini

    Jiboia

    É uma planta delicada e também tóxica, por isso precisa ficar longe de crianças e animais, sendo melhor que seu vaso fique suspenso ou mais alto. Gosta de água e calor. E vai oferecer uma excelente contribuição ornamental à decoração do cômodo, criando cachos e ramos muito atraentes.

    Lírio da paz

    Essa é uma opção de planta com flores com visual incrível que deixa as decorações de salas decoradas com um ar mais sofisticado. – fora que apresenta um perfume super agradável. Um arranjo assim pode ficar em vasos sobre mesas e suportes. Mas, outra vez, é uma espécie indicada para áreas longe dos aparelhos elétricos, pois gosta de bastante umidade – sendo que deve ficar na sombra, sempre em ambiente claro.

    Maranta

    O design desta planta é realmente incrível; uma mistura de estilos de cores em tons de verde e vermelho. Só preciso ser deixada longe dos raios solares.

    Pacová

    Essa dica é para quem possui uma casa de ambientes mais amplos. Essa planta serve para todos os tipos de salas decoradas, se adaptando bem em vasos de portes médios e grandes.

    Revista Viva Decora | Studio Canto Arquitetura

    Renda portuguesa

    Pode ser adaptada conforme o espaço disponível. Precisa ser colocada em um local com certa quantidade de calor e umidade, mas longe do sol intenso.

    Samambaia

    São plantas pendentes. Melhor que seus vasos fiquem sobre prateleiras, estantes e nichos, ou pendurados em algum cantinho especial do cômodo que receba uma boa quantidade de raios solares.

    Juliana Santana

    Violetas

    São plantas pequenas, delicadas, coloridas e, assim, perfeitas para ornar delicadamente os ambientes de home office. Podem ser colocadas em vasinhos pequenos, sem ocupar muito espaço de bancada. E podem ser mantidas próximas de você, já que apreciam ambientes de luz e temperaturas amenas, exigindo pouca rega.

    Bons motivos para apostar das espécies vivas para decoração de home office

    Pense bem, você certamente não quer só um escritório bonito, mas um  escritório que  melhore a sua qualidade de vida. As plantas ajudam nesse sentido, mas também são uma ótima opção de decoração quando temos poucos recursos. 

    Elas oferecem um visual mais moderno para casa. E para os especialistas em harmonização de ambientes, simboliza também um filtro de energia.

    Com alguns poucos vasos espalhados por seu escritório e o cenário já ficará mais alegre e contagiante. Aposte também nessa ideia. Escolha vasos com formas e cores que combinem com o restante do ambiente, sem se tornarem pontos de distração que possam fazer você perder o seu foco de trabalho.

    CASA COR 2016 | João Armentano

    Essas dicas de decoração para home office foram criadas pela equipe Viva Decora.