Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

    Neste post, você terá a oportunidade de conferir os principais motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel. Acompanhe!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão8 meses atrás

    Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item.

    Sim, decoradas!

    Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em grande parte, são mais caros.

    Para além disso, observamos um retorno desse material nos projetos de hoje. Isso acontece, talvez, por uma necessidade crescente dos clientes de aconchego.

    Os últimos estilos em voga tinham o minimalismo como uma máxima, como observado nos projetos de arquitetura escandinava ou industrial. Porém, o aconchego rústico e cabanal da madeira voltou com tudo!

    Neste post, você terá a oportunidade de conferir os principais motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel. Acompanhe!

    Quais são os principais motivos para optar pela escada de madeira?

    Primeiro, é preciso reconhecer que, para ter um belo exemplar desses no seu imóvel, as finanças não podem ser um problema, considerando que os custos envolvem a aquisição do material e a contratação da mão de obra especializada, garantindo que tudo saia como projetado.

    Só assim as escadas de madeira dão um ar rústico, nobre e minimalista às casas em que são aplicadas.

    Além disso, deve-se levar em conta a versatilidade desse material. Mesmo que, em grande parte, ela represente um contraponto aos estilos modernos, o uso da madeira é tão flexível, que, se bem pensado, poderá ser o destaque até mesmo em um apartamento com decoração industrial.

    É inevitável: a cor, a textura e o contraste com os demais materiais fazem da madeira um coringa, tanto na arquitetura, quanto na decoração de interiores.

    Portanto, além das vantagens que você vai conferir logo abaixo, considere que a madeira pode ser compatível com qualquer ambiente, desde que bem utilizada.

    Chegou o momento. Confira agora as principais razões para instalar uma escada de madeira no seu imóvel!

    1. Artigo de decoração

    Além de exercer a função de escada, ela pode ter o mesmo protagonismo estético que um quadro brilhante.

    Isso acontece por dois grandes motivos: a nobreza do material e a variação estética da madeira.

    Você tanto pode recorrer ao lado rústico, utilizando da madeira de demolição — visual bruto, inacabado e até rural — , ou buscar madeiras com acabamentos de superfície, garantindo uma sensação lisa ao toque e um visual polido, possibilitando combinações com materiais frios, como o vidro e o aço, o que resulta em sofisticação e refinamento.

    2. Resistência do material

    Outro argumento favorável a esse insumo natural é a sua resistência impressionante.

    Ao longo de toda a historiografia da construção e arquitetura, foi observado o uso indiscriminado da madeira, ressaltando atributos como flexibilidade, durabilidade, turgidez e facilidade de acabamento.

    Além de um material “coringa” na decoração, historicamente, a madeira é uma “coringa” na construção civil.

    Em relação à estrutura, ela tem muita resistência anatômica, resistindo a esforços de compressão e torção, podendo ser utilizada sem receio em alguns dos mais mirabolantes e psicodélicos projetos de decoração, desde que se trate de madeira pura, de qualidade atestada e não compensada.

    3. Conforto térmico

    Você já se perguntou por que algumas daquelas cabanas fantásticas e utópicas, localizadas no coração das florestas, são de madeira? Pelo conforto térmico! A utilização de pedras na construção civil é menos eficaz do que a da madeira, que, muito mais maleável e confortável, ganhou espaço.

    A madeira consegue blindar-se da frieza externa, conservando muita temperatura no seu interior, ainda mais quando próxima a uma fonte de calor, como uma lareira.

    Já as pedras — como aplicadas nas construções de inúmeros castelos — têm uma capacidade irrisória de conservação do calor. Na realidade, o que acontecia era o inverso, pois a pedra captava e conservava as gélidas temperaturas do inverno, transformando os castelos em grandes câmaras de frio.

    Com isso, passou a ser necessária a utilização de tapeçaria nas paredes dos castelos, que, além da funcionalidade decorativa, tinham o intento de conservar o pouco calor existente no interior das construções.

    4. Versatilidade estrutural

    Outra razão fenomenal para escolher a madeira para a sua casa está na maleabilidade desse material.

    A versatilidade da madeira permite que você libere a sua imaginação durante o projeto, desenhando escadas curvas, tortas, retas, regulares ou irregulares.

    A madeira permite formatos inimagináveis ou bastante complexos de serem alcançados se for utilizado o concreto.

    Portanto, se você deseja uma escada de desenho único e fluido, mas sem abandonar a elegância, opte pela madeira! Você não vai se decepcionar.

    5. Material ambientalmente sustentável

    Por mais contraditório que possa soar, lembre-se de que a madeira reflorestada e oriunda de uma extração coerente ambientalmente é muito mais amigável ao ecossistema do que a vasta maioria de materiais comercializados no mercado.

    Assim, se você tem ideais ambientalistas, poderá conduzir uma boa pesquisa de mercado, encontrando extratoras comprometidas ambientalmente e garantindo que a sua casa tenha um toque da natureza da maneira menos agressiva possível.

    6. Durabilidade comprovada

    Diferente da resistência, o fator durabilidade é a comprovação contínua de resistência ao uso, exposição e manutenção.

    A madeira, mesmo sendo um insumo natural, tem uma durabilidade de longo prazo, desde que conservada com prudência.

    Além disso, sempre que um reparo for necessário, ele não será tão caro quanto a reposição integral de uma peça industrializada.

    Um fato que não pode ser contornado é: as escadas de madeira têm um alto custo inicial, tanto pela aquisição do material devidamente certificado, quanto pela contratação da mão de obra competente.

    Inclusive, é importante ressaltar o valor de uma boa equipe de marcenaria, que conseguirá manusear o material sem causar danos, respeitando tanto o projeto, quanto a madeira e atingindo, por fim, o resultado ideal.

    Gostou dos motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel? Quer mais conteúdos como este?

    Então, não deixe de assinar a nossa newsletter. Desse modo, você receberá mais posts interessantes diretamente na sua caixa de entrada!

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.