Anuncie

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Neste post, você terá a oportunidade de conferir os principais motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel. Acompanhe!

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item.

Sim, decoradas!

Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em grande parte, são mais caros.

Para além disso, observamos um retorno desse material nos projetos de hoje. Isso acontece, talvez, por uma necessidade crescente dos clientes de aconchego.

Os últimos estilos em voga tinham o minimalismo como uma máxima, como observado nos projetos de arquitetura escandinava ou industrial. Porém, o aconchego rústico e cabanal da madeira voltou com tudo!

Neste post, você terá a oportunidade de conferir os principais motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel. Acompanhe!

Quais são os principais motivos para optar pela escada de madeira?

Primeiro, é preciso reconhecer que, para ter um belo exemplar desses no seu imóvel, as finanças não podem ser um problema, considerando que os custos envolvem a aquisição do material e a contratação da mão de obra especializada, garantindo que tudo saia como projetado.

Só assim as escadas de madeira dão um ar rústico, nobre e minimalista às casas em que são aplicadas.

Além disso, deve-se levar em conta a versatilidade desse material. Mesmo que, em grande parte, ela represente um contraponto aos estilos modernos, o uso da madeira é tão flexível, que, se bem pensado, poderá ser o destaque até mesmo em um apartamento com decoração industrial.

É inevitável: a cor, a textura e o contraste com os demais materiais fazem da madeira um coringa, tanto na arquitetura, quanto na decoração de interiores.

Portanto, além das vantagens que você vai conferir logo abaixo, considere que a madeira pode ser compatível com qualquer ambiente, desde que bem utilizada.

Chegou o momento. Confira agora as principais razões para instalar uma escada de madeira no seu imóvel!

1. Artigo de decoração

Além de exercer a função de escada, ela pode ter o mesmo protagonismo estético que um quadro brilhante.

Isso acontece por dois grandes motivos: a nobreza do material e a variação estética da madeira.

Você tanto pode recorrer ao lado rústico, utilizando da madeira de demolição — visual bruto, inacabado e até rural — , ou buscar madeiras com acabamentos de superfície, garantindo uma sensação lisa ao toque e um visual polido, possibilitando combinações com materiais frios, como o vidro e o aço, o que resulta em sofisticação e refinamento.

2. Resistência do material

Outro argumento favorável a esse insumo natural é a sua resistência impressionante.

Ao longo de toda a historiografia da construção e arquitetura, foi observado o uso indiscriminado da madeira, ressaltando atributos como flexibilidade, durabilidade, turgidez e facilidade de acabamento.

Além de um material “coringa” na decoração, historicamente, a madeira é uma “coringa” na construção civil.

Em relação à estrutura, ela tem muita resistência anatômica, resistindo a esforços de compressão e torção, podendo ser utilizada sem receio em alguns dos mais mirabolantes e psicodélicos projetos de decoração, desde que se trate de madeira pura, de qualidade atestada e não compensada.

3. Conforto térmico

Você já se perguntou por que algumas daquelas cabanas fantásticas e utópicas, localizadas no coração das florestas, são de madeira? Pelo conforto térmico! A utilização de pedras na construção civil é menos eficaz do que a da madeira, que, muito mais maleável e confortável, ganhou espaço.

A madeira consegue blindar-se da frieza externa, conservando muita temperatura no seu interior, ainda mais quando próxima a uma fonte de calor, como uma lareira.

Já as pedras — como aplicadas nas construções de inúmeros castelos — têm uma capacidade irrisória de conservação do calor. Na realidade, o que acontecia era o inverso, pois a pedra captava e conservava as gélidas temperaturas do inverno, transformando os castelos em grandes câmaras de frio.

Com isso, passou a ser necessária a utilização de tapeçaria nas paredes dos castelos, que, além da funcionalidade decorativa, tinham o intento de conservar o pouco calor existente no interior das construções.

4. Versatilidade estrutural

Outra razão fenomenal para escolher a madeira para a sua casa está na maleabilidade desse material.

A versatilidade da madeira permite que você libere a sua imaginação durante o projeto, desenhando escadas curvas, tortas, retas, regulares ou irregulares.

A madeira permite formatos inimagináveis ou bastante complexos de serem alcançados se for utilizado o concreto.

Portanto, se você deseja uma escada de desenho único e fluido, mas sem abandonar a elegância, opte pela madeira! Você não vai se decepcionar.

5. Material ambientalmente sustentável

Por mais contraditório que possa soar, lembre-se de que a madeira reflorestada e oriunda de uma extração coerente ambientalmente é muito mais amigável ao ecossistema do que a vasta maioria de materiais comercializados no mercado.

Assim, se você tem ideais ambientalistas, poderá conduzir uma boa pesquisa de mercado, encontrando extratoras comprometidas ambientalmente e garantindo que a sua casa tenha um toque da natureza da maneira menos agressiva possível.

6. Durabilidade comprovada

Diferente da resistência, o fator durabilidade é a comprovação contínua de resistência ao uso, exposição e manutenção.

A madeira, mesmo sendo um insumo natural, tem uma durabilidade de longo prazo, desde que conservada com prudência.

Além disso, sempre que um reparo for necessário, ele não será tão caro quanto a reposição integral de uma peça industrializada.

Um fato que não pode ser contornado é: as escadas de madeira têm um alto custo inicial, tanto pela aquisição do material devidamente certificado, quanto pela contratação da mão de obra competente.

Inclusive, é importante ressaltar o valor de uma boa equipe de marcenaria, que conseguirá manusear o material sem causar danos, respeitando tanto o projeto, quanto a madeira e atingindo, por fim, o resultado ideal.

Gostou dos motivos para instalar uma escada de madeira no seu imóvel? Quer mais conteúdos como este?

Então, não deixe de assinar a nossa newsletter. Desse modo, você receberá mais posts interessantes diretamente na sua caixa de entrada!

Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

A escolha de piso para calçada não costuma ser uma prioridade em projetos arquitetônicos, mas é muito importante. Entenda melhor neste artigo e veja quais são os materiais mais recomendados.

Continuar lendo
Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Sim, decoradas! Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em […]

Continuar lendo
Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Uma nova tendência tem se estabelecido em meio aos anseios mundiais. Estamos falando das condutas ambientalmente responsáveis. Essa preocupação tem se intensificado com a divulgação de mais fatos incontestáveis em relação às alterações climáticas. Geleiras monumentais desaparecendo, falhas geológicas gerando fendas e demais eventos climáticos igualmente catastróficos. Apesar de soarem como a sinopse de um blockbuster […]

Continuar lendo
Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Confira alguns truques e inspirações de decoração para salão de beleza para deixar os clientes mais confortáveis. A decoração para salão de beleza precisa refletir a excelência dos serviços prestados, afinal, é onde as pessoas vão para se sentirem mais belas e confortáveis. É preciso criar algumas estratégias para decorar o espaço, deixar os clientes […]

Continuar lendo
Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Saiba como construir um sobrado funcional

Existem algumas estratégias e táticas que podem ser seguidas durante o projeto de sobrado para torná-lo funcional. Ter uma casa própria, ou mais especificamente um sobrado, pode ser um dos maiores sonhos dos brasileiros. Para isto, é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto profissional bem capacitado e de confiança, para que o projeto de […]

Continuar lendo
Saiba como construir um sobrado funcional

Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Casa de esquina É possível elaborar um projeto de casa de esquina incrível! Confira algumas dicas e se inspire com este estilo de arquitetura Os terrenos de esquinas contam com seus prós e contras. Antes de investir em um projeto para a construção de uma casa de esquina, você precisa saber quais são os seus […]

Continuar lendo
Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Construir uma casa de madeira com alvenaria A madeira pode ser associada ao uso da alvenaria, dando um ar de modernidade à fachada do sobrado. Com o passar dos anos, a construção de sobrados de madeira com alvenaria tem se tornado muito popular, principalmente por quem tem sobrados à venda. O sobrado de madeira e […]

Continuar lendo
Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Decoração para otimizar o flat Como o flat tem espaços reduzidos e ambientes integrados, é preciso ter atenção na hora de planejar a decoração. Confira dicas e se inspire! Como tudo na vida, antes de realizar algum projeto, é preciso se planejar. Não basta ter tudo em mente, é necessário colocar na ponta do lápis […]

Continuar lendo
Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Além da estética, é preciso avaliar as facilidades que o piso proporciona para a sala comercial. Confira dicas! Piso para sala comercial: O piso escolhido para sala comercial a ser instalado e compor a decoração, diz muito sobre o ambiente e até sobre a sua empresa! Por este motivo, é necessário dar uma atenção especial […]

Continuar lendo
Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Cobertura com pergolado O pergolado cria um ambiente agradável para instalar mesas e cadeiras, e ainda dá um up na decoração da cobertura. A cobertura com pergolado é uma tendência na decoração dos ambientes. Na cobertura do apartamento, por exemplo, o pergolado pode ser utilizado não somente como uma solução estética, mas também funcional. Além […]

Continuar lendo
Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Construir um galpão pré-moldado Além de contribuir com o meio-ambiente, o galpão pré-moldado oferece vantagens para o financeiro da empresa Com o cenário atual do mercado, todas as questões industriais precisam ser resolvidas com a maior rapidez possível, utilizando o mínimo de verba disponível. Em casos que a empresa precisa de um local para armazenamento […]

Continuar lendo
Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Sala comercial mais receptiva

Uma sala comercial receptiva pode contribuir para o bom relacionamento com os seus clientes! Sala comercial mais receptiva: Aposto que você já ouviu que “a primeira impressão é a que fica”, não é? Não tem nada melhor do que ter uma sala comercial bem organizada, decorada e aconchegante para receber os seus clientes. Receber um […]

Continuar lendo
Sala comercial mais receptiva

Cores que mais valorizam a kitnet na decoração

A escolha da cor correta para a decoração da kitnet faz toda a diferença O nosso humor é muito influenciado pelas cores que nos cercam. Sabendo disso, é possível usá-las ao nosso favor nos ambientes que mais frequentamos, como o escritório ou a mesa de trabalho em casa ou no apartamento. Se você mora em […]

Continuar lendo
Cores que mais valorizam a kitnet na decoração
Mais notícias de Arquitetura