Melhores Bairros para Andar de Bicicleta em Jundiaí

Que tal saber os melhores bairros para andar de bicicleta em Jundiaí? Dando uma voltinha você conhece os lugares mais bonitos da cidade!

Melhores Bairros para Andar de Bicicleta em Jundiaí

Pegar a bike, curtir a paisagem, sentir o sol e o vento na pele. Quem ama pedalar, certamente precisa conhecer os melhores bairros para andar de bicicleta em Jundiaí.

A cidade tem opções para todos os tipos de ciclistas: os que gostam de pegar estrada, os amantes de parques, aqueles que gostam de se aventurar em ruas arborizadas e os que preferem ciclovias.

Portanto, se você quer conhecer mais sobre esse assunto, continue a leitura deste artigo e aproveite para programar o seu próximo final de semana em Jundiaí!

Confira!

Onde andar de bicicleta em Jundiaí

Não importa qual seja a sua preferência na hora de pedalar! Pegue seu capacete e venha conferir os melhores lugares para andar de bicicleta em Jundiaí.

Bairro Pinheirinho

O Pinheirinho, é um dos melhores bairros para andar de bike, já que não faltam opções para os ciclistas na região.

Nela, fica localizado o Parque da Cidade, com uma pista em circuito fechado de mais de 2700 metros.

No próprio local é possível realizar o aluguel de bicicletas — tanto para adultos quanto para crianças — e aproveitar a ciclovia que conta com boas subidas e descidas.

Para quem quer uma aventura um pouco mais longa, o Parque da Cidade também tem conexão com o Jardim Botânico de Jundiaí. O trajeto tem 4300 metros e é indicado para pessoas com mais resistência.

Aliás, também no Bairro Pinheirinho, os ciclistas da cidade costumam aproveitar as diversas trilhas que passam pelo Bosque do Pinheirinho.

A região é muito arborizada, com trechos em estrada de terra e vista para a represa do Rio Jundiaí-Mirim.

Caxambu

Se você gosta de pedalar enquanto admira as lindas paisagens naturais de Jundiaí, vale a pena conhecer as trilhas do Caxambu.

O lugar é muito visitado por grupos de ciclistas, que traçam rotas para diferentes níveis de dificuldade e compartilham seus trajetos.

Isso é muito bom para quem ainda está se habituando com a região, pois outros atletas experientes já passaram por lá!

Entre as vias mais famosas está a Rota das Fazendas, uma trilha do tipo circular que passa por fazendas — que dão nome ao passeio — estradas de terra e asfaltadas, além de fortes ladeiras.

Em um percurso com cerca de 53 quilômetros de distância, essa rota é destinada a ciclistas com boa resistência, já que conta com inclinação mínima de quase 700 metros.

Certamente, se você gosta de distâncias ainda maiores, o trajeto famoso na região vai desde a Prefeitura de Jundiaí até Jarinu, passando pelo bairro Caxambu, pela rota das Fazendas e pelo Morro Azul.

Esse percurso soma 61 quilômetros, tem uma dificuldade moderada e elevação de mais de 920 metros!

Mas, se você é mais iniciante, não precisa se preocupar! Também existem ótimas opções com percursos mais leves em Jundiaí.

Malota

Partindo do bairro Jardim Samambaia, você pode seguir pela avenida principal da Malota — Avenida Comendador Gumercindo Barranqueiros até a estrada de terra que corta por debaixo da Rodovia dos Bandeirantes.

Essa rota — a antiga Estrada da Malota — passa por diversas propriedades da região e chega bem perto da Base Ecológica da Serra do Japi.

Aliás, para quem gosta de ficar mais perto do bairro, é possível passear de bicicleta também pelas ruas do bairro Malota e curtir o contato direto com a natureza.

Medeiros

Está a fim de curtir uma cachoeira? Partindo do bairro Medeiros, você consegue chegar com sua bike!

O Medeiros está entre os melhores bairros para andar de bike. Justamente pela grande quantidade de trilhas presentes na região.

Algumas das rotas mais comuns são a que liga o bairro à Cachoeira da Donzela, passando pela Avenida Dom Gabriel, Estrada das Paineiras, e também a rota chamada Caminho do Sol, toda em pista asfaltada.

Se sua pegada é pedalar em montanha, vai gostar de passear com a bike pela Serra do Japi, bem pertinho do Bairro Medeiros.

Leia também: Melhores Bairros Para Morar em Jundiaí.

Ciclovias

Além das áreas mais afastadas do centro, cortando a zona rural de Jundiaí, também vale a pena pegar a bicicleta e pedalar pelas ciclovias da cidade.

Jundiaí tem aproximadamente oito quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, ideias para quem quer aproveitar para lazer e também para quem utiliza a bike como meio de transporte.

Aos domingos, a Avenida dos Ferroviários tem uma pista dedicada exclusivamente para os ciclistas.

Outros pontos da cidade que também contam com vias para ciclistas são a Nove de Julho, a Avenida Antônio Pincinato, a Avenida Caetano Gornati e a região do Córrego das Valquírias, recentemente reformado.

O mais importante é estar sempre atento às sinalizações de trânsito, utilizar equipamentos de segurança e planejar o percurso antes de sair de casa.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o Blog do Chaves na Mão e confira o melhor de Jundiaí e região e muito mais!