6 maneiras de deixar o quarto dos filhos organizado

    Ter o quarto dos filhos organizado pode parecer uma tarefa impossível, mas nós vamos te mostrar que você mesmo consegue!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Quarto dos filhos organizado

    Acomodar duas crianças em um único quarto pode parecer uma tarefa impossível, principalmente quando o ambiente é pequeno, mas nós do Portal Chaves na Mão vamos te mostrar que isso não precisa ser um problema!

    Basta planejar a decoração de acordo com a sua realidade, de forma organizada, e o quarto das crianças estará sempre em ordem. Confira as dicas abaixo, para manter o quarto dos filhos organizado:

    Use caixas de plástico transparente para organizar os brinquedos

    Uma das melhores e mais eficazes formas de organizar os brinquedos dos seus filhos é comprando caixas de plástico – daquelas tipo container – para separar bem cada tipo de brinquedo: jogos de tabuleiro, bolas, bichos de pelúcia, bonecos/bonecas, carrinhos, e assim por diante.

    Além disso, não esqueça de ter uma caixa só para aqueles brinquedos “sem categoria”, ou seja: os preferidos dos seus filhos e que geralmente são os que ficam espalhados pela casa inteira.

    As caixas de plástico facilitarão a organização do quarto e visualização de cada tipo de brinquedo, de forma que as crianças sempre saberão onde cada coisa deve ficar.

    Use latas e potinhos para organizar as coisas pequenas

    Você não precisa gastar horrores para deixar o quarto dos filhos organizado. Com latinhas e potinhos de alimento você pode organizar pequenas coisas como lápis de cor, cola, régua, e todas aquelas outras coisinhas que as crianças adoram ter sempre ao alcance.

    Mas de nada vai adiantar se você não ensiná-las a manter tudo no lugar, então ensine-os que depois de usar, tem que colocar de volta no lugar de onde tirou.

     Prateleiras e Estantes

    Livros, cds e dvds podem ser organizados por gênero, o que facilitará muito a busca na hora em que eles tornarem-se necessários.

    E você também pode organiza-los em caixas etiquetadas!

    Dica: uma forma bacana para substituir as etiquetas comuns por outra mais moderninha é comprar etiquetas que imitam quadro negro, nelas você poderá escrever com giz e se a caixa mudar de utilidade é só apagar e renomeá-la.

    Objetos que as crianças usam com mais frequência devem ficar em locais baixos, para que eles consigam guardar tudo de volta sem dificuldade.

    Já os objetos pouco utilizados podem ficar em lugares mais altos.

    Deixe os livros sempre ao alcance dos seus filhos, e aposte em um “cantinho da leitura”

    Incentivar a leitura desde cedo deveria ser uma lei.

    Então, para facilitar, porque não criar um espaço todo especial para isso no quarto das crianças? Prateleiras, poltronas, pufs e tapetes criam ambientes atrativos para as crianças desenvolverem sua curiosidade natural pela leitura e pela imaginação.

    E não se esqueça de deixar os livros e materiais escolares dos pequenos sempre ao alcance deles, em prateleiras, organizados por tamanho.

    Pendure um cabideiro na parede

    Cabideiros dão um toque super fofo ao ambiente das crianças e facilitam a sua vida na hora de “tirar do caminho” aquelas coisinhas que você nunca sabe onde guardar.

    Bonés, bolsinhas, lancheiras e mochilas terão um lugar de fácil acesso para as crianças – onde elas se acostumarão a guardar as coisas – e para você.

    E o espaço do desenho?

    O que mais enlouquece mães e pais são as paredes sujas de giz e canetinha, afinal, a imaginação das crianças é inevitável.

    Para resolver isso, que tal reservar um cantinho do quarto só para que eles liberem sua criatividade?

    Você pode até mesmo aproveitar a parede para tal, já que hoje existem tintas de quadro negro que permitem que a criança desenhe livremente com giz.

    Acredite, o investimento vale super a pena, e sem o medo de perder a pintura das paredes ou os móveis.

    Também mostre para seu filho a importância de utilizar os dois lados do papel sulfite na hora do desenho, além de ecológico isso irá diminuir o acúmulo de papeis e consequentemente deixar o quarto dos filhos organizado.

    Coloque um lixinho perto da escrivaninha ou mesa para que restos de recortes e papéis não fiquem jogados no chão.

    Roupas

    Crie grupos de peças de roupa e deixe-as sempre juntas e separadas direitinho dentro do guarda-roupa de seus filhos.

    Uniforme escolar em um lugar, camisetas e regatas em outro, shorts e saias em outro, e assim por diante.

    Outra dica é separar as peças por estações do ano.

    E não esqueça dos calçados, o ideal é reservar uma parte do guarda-roupa só para eles.

    Se seus filhos dividem o mesmo quarto, é melhor não misturar as coisas de ambos e estipular o espaço de cada um.

    Dê preferência por lugares baixos para o filho mais novo e lugares mais altos para os mais velhos.

    Mantenha uma ou mais áreas para convivência dos dois, como o cantinho das brincadeiras,

    isso estimulará o convívio dos irmãos e os ensinará a dividir seus brinquedos um com o outro.

    Com essas dicas tudo parece muito mais fácil, não é mesmo?

    Dedique um tempo só pra isso e no final você verá que todo o esforço valeu a pena, pois um ambiente organizado facilitará não só a sua vida, mas a do seu filho também.

    Além disso, ensiná-los, desde cedo, o quão importante é cuidar de suas coisas e seu espaço tornará eles adultos mais cuidados e que sabem valorizar o que é seu.

    Tire uns minutinhos e converse com ele sobre a organização do quarto, explique sobre o espaço que é dele e porque deve ficar organizado, pode ter certeza que ocorrerá uma mudança de atitude e você nem precisa gastar muito para isso!

    Você gostou do artigo? Agora confira nosso blog de decoração de quarto de bebê.