Terá filhos gêmeos? Como fica a decoração do quarto dos bebês?

    Decorar um quarto de criança já é bem desafiador. Imagine como seria trabalhar com uma decoração de quarto de bebê para gêmeos. Descubra.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão6 meses atrás

    Todos os pais dizem unanimemente que decoração de quarto de bebê é tarefa complicada de se cumprir sem o auxílio de alguém mais experiente. 

    Afinal, são muitos detalhes que precisamos estar atentos neste ambiente – sobretudo quanto à segurança das crianças. Agora imagine quando se espera gêmeos, trigêmeos e mais. Será que existe um jeito certo de montar um ambiente assim, para mais de um filho?

    O objetivo deste texto é lhe preparar para este desafio. Vamos pensar, juntos, em tudo que precisa ser diferente na decoração de um quarto de bebê para um projeto de quarto de bebê gêmeos. Não perca nenhuma dica e imagem apresentada a seguir.

    Tatiana Yokota Arquitetura; e Revista Viva Decora – Pinterest

    #1 Estilo de decoração

    Existem muitos estilos diferentes de decoração de interiores. Alguns são considerados os prediletos dos pais para a personalização de ambientes infantis. Contudo, nem todos podem funcionar bem na hora de montar um cenário de quarto de bebê. 

    Aliás, uma das grandes dúvidas que surge no momento de trabalhar com um ambiente como este é: o que escolher quando se trata de um espaço que será compartilhado?

    Se o quarto em questão será dividido por gêmeos, principalmente de idades e sexos diferentes, é provável que nem tudo na decoração agradará aos dois igualmente. Que dirá então se forem crianças trigêmeas ou mais. 

    Bem, quando estas estiverem com idade mais avançada, pode-se pensar em buscar formas de dividir de forma harmônica este ambiente, colocando de cada lado artigos que agradem cada um individualmente.

    Revista Viva DecoraLeiza Veiga

    Agora, quando as crianças ainda são bebês, não tem muita importância utilizar uma mesma linguagem estética para todo o quarto decorado

    Mas é fundamental saber trabalhar com os detalhes desta composição para que se possa entender bem que o espaço é, de fato, dividido por duas ou mais pessoas. E também que cada criança terá direito a uma parcela só dela dentro de toda esta área.

    Pois bem, após entender como pode ser esta divisão do quarto, podemos estabelecer opções de estilos de decoração para ele. Um – considerado infalível – é o neutro. 

    Mas existem opções mais alegres, que possam ajudar a estimular mais nas crianças a criatividade, a imaginação, a interação e vários sentimentos positivos. Por exemplo, verde limão, amarelo, rosa e laranja.

    Todas estas cores podem ser trabalhadas justamente frente a um fundo neutro por meio das peças mobiliárias, de utilitários ou ornamentação. Lembre-se que todos estes elementos têm grande potencial de impactar visualmente os cenários decorados. 

    O ideal é não sobrecarregar. Use no ambiente uma lista limitada de cores – talvez duas no máximo – e trabalhe com as intensidades delas para resultados diferentes.

    Anna Maria ParisiRevista Viva Decora

    #2 Modelos de berços

    Agora vem uma segunda questão que sempre aparece à mente na hora de decorar um quarto de bebês gêmeos, o berço. 

    Se nós dissemos antes que indivíduos diferentes terão gostos e preferências, além de necessidades diferentes, será que se precisará também de camas de designs distintos? Claro que não. Justamente para não sobrecarregar o ambiente de informações, sua decoração deve ser mais simples.

    Transforme sua Casa

    Então, resumindo, o melhor é usar o mesmo modelo de cama para os dois bebês. Mas podemos diferenciar os móveis, mostrando a quem pertencerá cada um. 

    E isto deverá ser feito através dos detalhes de personalização deste quarto, sobretudo através das roupas de cama. De novo, não é adequado dar muita informação na decoração. Então, estas peças podem não ser iguais; mas se forem semelhantes, melhor.

    Leiza VeigaAnna Lucia Azevedo

    #3 Modelo de guarda-roupa

    Também devemos lembrar que existem modelos diferentes de guarda-roupa à venda nas lojas. Alguns foram projetados pensando na utilização por adultos ou crianças. 

    Agora, é pouco provável que encontremos roupeiros para duas pessoas – a não ser que seja para casais. Quando são duas crianças dividindo o quarto, podemos pensar ou em ter dois módulos de guarda-roupas ou um guarda-roupa feito sob medida para elas.

    Novamente, quando as crianças estiverem mais velhas, é provável que tenham mais pertences e, assim, passem a ter mais necessidade de espaço de armário. E de acordo com o que possuírem, elas terão necessidades diferentes. 

    Agora, na primeira infância, isto não acontece. Por isto, os pais podem pensar em oferecer a mesma quantidade de gavetas, nichos e cabideiros para os gêmeos, sem problemas.

    Lucia Stuhlberger Wjuniski

    #4 Personalização da decoração

    O sistema de personalização de quartos de bebês gêmeos não é muito diferente da personalização de quartos de bebês comuns. Mas, neste caso, é interessante pensar nas coisas, em geral, para dois. 

    Por exemplo, dois quadrinhos para a parede, dois móbiles para os berços, dois nichos para brinquedos, e mais. Já outras coisas podem ser compartilhadas, estimulando nas crianças, posteriormente, o sentimento de parceria – como o trocador.

    Daniela Bittencourt Tavares Matias

    Para tudo tem uma solução! inspire-se nessas propostas e crie um quanto maravilhoso para os pequenos!

    Essas dicas de decoração para quarto de gêmeos foram criadas pela equipe Viva Decora.