Como Fazer Quarto Compartilhado?

Quarto compartilhado entre irmãos: será que dá certo? Seguindo as dicas deste artigo é possível construir um espaço que agrade a todos.

Como Fazer Quarto Compartilhado?

Tem mais um bebê a caminho ou vai precisar se mudar para um imóvel menor com as crianças? Então, provavelmente, você vai precisar abusar da criatividade para planejar um quarto compartilhado!

Para isso, é preciso ter cautela, pois além de agradável aos olhos, esse espaço precisa ser funcional, facilitando o dia a dia daqueles que farão uso dele. É necessário levar em consideração também personalidades, diferenças de idade, privacidade e, claro, o tamanho do local disponível.

Pode parecer complicado, a princípio, mas, seguindo alguns conselhos, você vai tirar essa tarefa de letra e construir um ambiente aconchegante, bonito e agradável para todos. Continue a leitura!

Como fazer um quarto compartilhado para as crianças? Confira 5 dicas!

Existem alguns truques de decoração para planejar um quarto compartilhado para as crianças. O primeiro de todos os passos é entender quais são as necessidades de cada um dos seus filhos para fazer desse ambiente um cômodo não apenas bonito, mas também funcional.

Outras recomendações importantes para montar esse espaço são:

1. Aposte em cores neutras

É comum que os pais optem por tinta azul ou rosa para quartos de meninos e meninas, respectivamente. Porém, apostar em tons neutros, além de evitar brigas entre irmãos que querem uma cor X ou Y, permite que o quarto acompanhe o crescimento das crianças sem ficar muito “infantilizado”.

Uma dica extra é usar as cores preferidas dos filhos em objetos decorativos e de uso pessoal, assim todos saem ganhando.

2. Preserve a individualidade de cada criança criando uma “divisão” no ambiente com ajuda dos móveis

Uma grande queixa de irmãos com quarto compartilhado é a falta de privacidade, de ter aquele cantinho individual. É possível amenizar essa sensação criando divisões visuais mais sutis com a ajuda de móveis, colocando, por exemplo, uma cômoda ou um baú entre as camas.

Também vale considerar que cada pessoa tem a sua forma de se organizar, então nada de misturar as roupas em um mesmo guarda-roupa ou de colocar uma mesa única de estudos.

3. Otimize o espaço com móveis multifuncionais

Um problema que, muitas vezes, afeta o planejamento de um quarto compartilhado é a falta de espaço. A dica aqui é apostar em móveis que agregam mais de uma função e que sejam mais compactos, como beliches, camas com gavetas, escrivaninha com estante, puff baú, entre outros.

4. Opte por guarda-roupas com porta de correr

O guarda-roupa com porta de correr, apesar de não ter multifuncional, é outra dica para otimizar o espaço.

5. Reserve uma pequena parte do quarto para que os irmãos possam interagir

É importante preservar a individualidade de cada criança, mas também estimular a interação entre irmãos. Busque um cantinho no quarto que não atrapalhe a passagem e que possa ser aproveitado para os irmãos brincarem e se divertirem juntos. Isso também vai ajudar a manter a organização do ambiente!

Inspirações para planejar o quarto compartilhado ideal!

Gostou das dicas? A seguir, veja alguns exemplos de quartos compartilhados entre irmãos para se inspirar!

Quarto com dois meninos

Apostar em tons neutros para as paredes e móveis é sempre uma boa opção, mas isso não significa que o quarto não possa ter um toque de cor!

Não é porque os irmãos são do mesmo gênero que não precisam ter seus espaços individuais. Uma forma de dar mais privacidade às crianças é colocando as camas em posições opostas, de modo que um irmão não enxergue o outro dormindo. Legal, não é?

Quarto com duas meninas

Os beliches são móveis bastante funcionais que economizam uma boa parcela de espaço do quarto. Além disso, elas dão bastante privacidade às crianças e cada irmão pode usar o seu cantinho da parede para decorar como quiser.

Ainda que seja do seu gosto uma decoração mais padronizada, que agrade as duas meninas, é possível usar os móveis para promover a “divisão” desse espaço de forma sutil.

Na imagem acima, o baú cumpre com esse papel. O que achou?

Quarto para menino e menina

Nesse exemplo de quarto compartilhado entre menino e menina foi colocada uma divisória sutil na parede, o que ajudou a delimitar melhor o espaço. Essa é uma boa saída para evitar brigas por domínio do local e dar a possibilidade de cada irmão usar os elementos decorativos da sua preferência no seu cantinho.

Nesse segundo exemplo, além da mesa de cabeceira, a pintura da parede ajudou a reforçar a divisão do ambiente. Uma boa ideia, não é?

Uma dica para quartos compartilhados entre irmãos com beliche é acoplar cortinas em cada andar deste móvel, assim é possível dar ainda mais privacidade a cada irmão.

Então, já sabe como planejar esse espaço compartilhado para os seus filhos? Com certeza, com essas dicas e inspirações, essa tarefa será menos trabalhosa. Continue no blog da Chaves na Mão e veja mais 20 modelos de decoração para quarto infantil!

Como Fazer uma Ilha na Cozinha Gastando Pouco

Faça a sua própria ilha e tenha a sua cozinha dos sonhos gastando pouco!

Continuar lendo
Como Fazer uma Ilha na Cozinha Gastando Pouco

Paisagismo em Espaços Corporativos

Os espaços corporativos são mais do que um ambientes de operações comerciais; são espaços onde os colaboradores passam a maior parte de seu tempo, e o paisagismo pode ajudar esses ambientes de diversas formas! A qualidade desse ambiente pode influenciar diretamente o desempenho, a satisfação e a produtividade dos profissionais. Por isso, o paisagismo em […]

Continuar lendo
Paisagismo em Espaços Corporativos

Iluminação de Interiores: As Melhores Opções para Sua Casa

A iluminação de interiores transcende a simples funcionalidade de proporcionar luz a um espaço. Ela é uma forma de arte que molda a atmosfera, influencia o humor e destaca a estética de cada ambiente. Desde os recantos acolhedores de uma sala de estar até os espaços funcionais de um escritório, a escolha certa de iluminação […]

Continuar lendo
Iluminação de Interiores: As Melhores Opções para Sua Casa

Estilos de Decoração: Do Clássico ao Contemporâneo

Com toda a certeza, os estilos de decoração de interiores são formas únicas de expressar nossa personalidade, criatividade e estilo. Cada escolha, desde as cores das paredes até os móveis e acessórios, contribui para a atmosfera e a estética de um espaço. Ao longo dos anos, diversos estilos de decoração surgiram e evoluíram, refletindo as […]

Continuar lendo
Estilos de Decoração: Do Clássico ao Contemporâneo

Transição do Berço para a Cama: Dicas para um Quarto de Criança em Crescimento

A transição do berço para a cama é um marco emocionante no desenvolvimento de uma criança pois é um momento de crescimento e independência que requer preparação cuidadosa por parte dos pais. Porém, quando chega a hora de fazer essa transição, muitas questões e desafios podem surgir. Qual é a melhor cama a escolher? Como […]

Continuar lendo
Transição do Berço para a Cama: Dicas para um Quarto de Criança em Crescimento

Pôsteres na Decoração: Ideias Criativas e Acessíveis para Todos os Ambientes

Fazer uma boa decoração em casa pode ser uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, divertida, apesar disso, é possível criar um bom design usando itens simples, como os pôsteres. Afinal, as paredes são uma tela em branco que podem ser preenchidas de formas criativas e expressivas. Os pôsteres são uma opção de decoração acessível […]

Continuar lendo
Pôsteres na Decoração: Ideias Criativas e Acessíveis para Todos os Ambientes

Quartos Compartilhados: Ideias para Irmãos que Compartilham o Mesmo Espaço

Quando falamos sobre quartos compartilhados, é importante considerar as necessidades e gostos de cada irmão para criar um ambiente que seja aconchegante e divertido. Além disso, é importante garantir que o espaço seja funcional e promova a harmonia entre as crianças. Com um pouco de criatividade e planejamento, há diversas opções para criar um quarto […]

Continuar lendo
Quartos Compartilhados: Ideias para Irmãos que Compartilham o Mesmo Espaço

Decoração Vintage: Como Transformar Sua Casa em um Ambiente Nostálgico

Você sabia que é possível transformar a sua casa em um ambiente nostálgico e cheio de personalidade usando uma boa decoração vintage? Com esse design, você pode resgatar elementos de décadas passadas e criar um espaço charmoso e acolhedor. Portanto, neste artigo, vamos explorar a história e os elementos da decoração vintage, além de trazer […]

Continuar lendo
Decoração Vintage: Como Transformar Sua Casa em um Ambiente Nostálgico

Decoração Brutalista: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre

A decoração brutalista é um estilo de design que se tornou popular nos últimos anos devido à sua simplicidade e minimalismo. Se você está procurando uma maneira única e moderna de decorar sua casa, certamente, a decoração brutalista pode ser a escolha certa. Este estilo é conhecido pelo seu uso extensivo de concreto e materiais […]

Continuar lendo
Decoração Brutalista: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre

Decoração Minimalista: Como Usar na Sua Casa

Sem dúvida, o estilo minimalista tem conquistado cada vez mais adeptos no mundo da decoração e isso não é segredo nenhum. Você, com toda a certeza, já ouviu falar no conceito de minimalismo, que, desde quando surgiu, na década de 60 nos Estados Unidos, ganhou preferência nas principais manifestações visuais. Ao longo do tempo, o […]

Continuar lendo
Decoração Minimalista: Como Usar na Sua Casa

O Que é e Quais as Vantagens de Morar em um Loft?

Apesar de ser um tipo de imóvel bem procurado, existem muitas pessoas que não sabem o que é um loft. Mesmo parecendo moderno, esse conceito de imóveis nasceu na década de 1950 e tem se popularizado muito nos últimos anos. Os lofts são ideais para casais ou solteiros, tendo em vista que são apartamentos práticos […]

Continuar lendo
O Que é e Quais as Vantagens de Morar em um Loft?

Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Apesar de ser uma técnica milenar, a aromaterapia está muito em alta nos dias de hoje e, com isso, é interessante saber quais são os melhores óleos essenciais para usar em casa. Lembrando que esses óleos possuem qualidades que podem auxiliar em terapias e, além disso, cada uma possui um efeito diferente. Por isso, é […]

Continuar lendo
Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa
Mais notícias de Decoração