Como Fazer Quarto Compartilhado?

Quarto compartilhado entre irmãos: será que dá certo? Seguindo as dicas deste artigo é possível construir um espaço que agrade a todos.

Como Fazer Quarto Compartilhado?

Tem mais um bebê a caminho ou vai precisar se mudar para um imóvel menor com as crianças? Então, provavelmente, você vai precisar abusar da criatividade para planejar um quarto compartilhado!

Para isso, é preciso ter cautela, pois além de agradável aos olhos, esse espaço precisa ser funcional, facilitando o dia a dia daqueles que farão uso dele. É necessário levar em consideração também personalidades, diferenças de idade, privacidade e, claro, o tamanho do local disponível.

Pode parecer complicado, a princípio, mas, seguindo alguns conselhos, você vai tirar essa tarefa de letra e construir um ambiente aconchegante, bonito e agradável para todos. Continue a leitura!

Como fazer um quarto compartilhado para as crianças? Confira 5 dicas!

Existem alguns truques de decoração para planejar um quarto compartilhado para as crianças. O primeiro de todos os passos é entender quais são as necessidades de cada um dos seus filhos para fazer desse ambiente um cômodo não apenas bonito, mas também funcional.

Outras recomendações importantes para montar esse espaço são:

1. Aposte em cores neutras

É comum que os pais optem por tinta azul ou rosa para quartos de meninos e meninas, respectivamente. Porém, apostar em tons neutros, além de evitar brigas entre irmãos que querem uma cor X ou Y, permite que o quarto acompanhe o crescimento das crianças sem ficar muito “infantilizado”.

Uma dica extra é usar as cores preferidas dos filhos em objetos decorativos e de uso pessoal, assim todos saem ganhando.

2. Preserve a individualidade de cada criança criando uma “divisão” no ambiente com ajuda dos móveis

Uma grande queixa de irmãos com quarto compartilhado é a falta de privacidade, de ter aquele cantinho individual. É possível amenizar essa sensação criando divisões visuais mais sutis com a ajuda de móveis, colocando, por exemplo, uma cômoda ou um baú entre as camas.

Também vale considerar que cada pessoa tem a sua forma de se organizar, então nada de misturar as roupas em um mesmo guarda-roupa ou de colocar uma mesa única de estudos.

3. Otimize o espaço com móveis multifuncionais

Um problema que, muitas vezes, afeta o planejamento de um quarto compartilhado é a falta de espaço. A dica aqui é apostar em móveis que agregam mais de uma função e que sejam mais compactos, como beliches, camas com gavetas, escrivaninha com estante, puff baú, entre outros.

4. Opte por guarda-roupas com porta de correr

O guarda-roupa com porta de correr, apesar de não ter multifuncional, é outra dica para otimizar o espaço.

5. Reserve uma pequena parte do quarto para que os irmãos possam interagir

É importante preservar a individualidade de cada criança, mas também estimular a interação entre irmãos. Busque um cantinho no quarto que não atrapalhe a passagem e que possa ser aproveitado para os irmãos brincarem e se divertirem juntos. Isso também vai ajudar a manter a organização do ambiente!

Inspirações para planejar o quarto compartilhado ideal!

Gostou das dicas? A seguir, veja alguns exemplos de quartos compartilhados entre irmãos para se inspirar!

Quarto com dois meninos

Apostar em tons neutros para as paredes e móveis é sempre uma boa opção, mas isso não significa que o quarto não possa ter um toque de cor!

Não é porque os irmãos são do mesmo gênero que não precisam ter seus espaços individuais. Uma forma de dar mais privacidade às crianças é colocando as camas em posições opostas, de modo que um irmão não enxergue o outro dormindo. Legal, não é?

Quarto com duas meninas

Os beliches são móveis bastante funcionais que economizam uma boa parcela de espaço do quarto. Além disso, elas dão bastante privacidade às crianças e cada irmão pode usar o seu cantinho da parede para decorar como quiser.

Ainda que seja do seu gosto uma decoração mais padronizada, que agrade as duas meninas, é possível usar os móveis para promover a “divisão” desse espaço de forma sutil.

Na imagem acima, o baú cumpre com esse papel. O que achou?

Quarto para menino e menina

Nesse exemplo de quarto compartilhado entre menino e menina foi colocada uma divisória sutil na parede, o que ajudou a delimitar melhor o espaço. Essa é uma boa saída para evitar brigas por domínio do local e dar a possibilidade de cada irmão usar os elementos decorativos da sua preferência no seu cantinho.

Nesse segundo exemplo, além da mesa de cabeceira, a pintura da parede ajudou a reforçar a divisão do ambiente. Uma boa ideia, não é?

Uma dica para quartos compartilhados entre irmãos com beliche é acoplar cortinas em cada andar deste móvel, assim é possível dar ainda mais privacidade a cada irmão.

Então, já sabe como planejar esse espaço compartilhado para os seus filhos? Com certeza, com essas dicas e inspirações, essa tarefa será menos trabalhosa. Continue no blog da Chaves na Mão e veja mais 20 modelos de decoração para quarto infantil!

Como Fazer uma Ilha na Cozinha Gastando Pouco

Faça a sua própria ilha e tenha a sua cozinha dos sonhos gastando pouco!

Continuar lendo
Como Fazer uma Ilha na Cozinha Gastando Pouco

Quarto com Brinquedoteca: Segurança e Diversão para Crianças

Quando se trata de criar um ambiente para que as crianças possam brincar e se desenvolver, o quarto com brinquedoteca é uma das opções mais populares e eficazes. Este tipo de ambiente é um espaço destinado exclusivamente para as crianças brincarem, se divertirem e aprenderem. Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais vantagens e benefícios […]

Continuar lendo
Quarto com Brinquedoteca: Segurança e Diversão para Crianças

Porcelanato no Banheiro: Como Criar Uma Decoração Incrível!

O porcelanato é uma excelente opção para criar uma boa decoração no banheiro, pois ele é um item resistente, durável e fácil de limpar. Pelo fato do banheiro ser um dos ambientes mais importantes da casa, ele merece uma atenção especial na hora de decorar. O porcelanato é uma escolha versátil para revestir as paredes […]

Continuar lendo
Porcelanato no Banheiro: Como Criar Uma Decoração Incrível!

Manutenção da Piscina: Dicas para Preservar o Ambiente

Sem dúvida, saber como fazer a manutenção da piscina é essencial para manter a segurança e até mesmo a saúde dos moradores que utilizam esse espaço. A piscina é uma ótima opção para quem quer se divertir e relaxar sem sair de casa, ainda mais em dias quentes. No entanto, a manutenção da piscina pode […]

Continuar lendo
Manutenção da Piscina: Dicas para Preservar o Ambiente

Como Usar Cores Vibrantes na Decoração da Casa: Dicas e Ideias

Como Usar Cores Vibrantes na Decoração da Casa: Dicas e Ideias Se você está procurando adicionar um pouco de cor e vida à sua casa, então utilizar cores vibrantes na decoração pode ser a solução que você precisa. As cores são capazes de transformar completamente um ambiente, trazendo mais energia, alegria e personalidade para a […]

Continuar lendo
Como Usar Cores Vibrantes na Decoração da Casa: Dicas e Ideias

Como Fazer uma Cozinha Compacta Gastando Pouco

Ter uma cozinha compacta pode ser um desafio, especialmente quando se trata de economizar espaço e dinheiro. Se você mora em uma casa ou apartamento pequeno, mas ainda assim quer ter um ambiente funcional para fazer comida, saiba que é possível montar uma cozinha compacta gastando pouco. Com as dicas certas, é possível criar um […]

Continuar lendo
Como Fazer uma Cozinha Compacta Gastando Pouco

Como Valorizar o seu Imóvel Com a Decoração Certa

Como Valorizar o seu Imóvel Com a Decoração Certa Se você está pensando em vender ou alugar uma casa, saiba que é possível valorizar o imóvel usando uma ótima decoração. Com toda a certeza, um bom design bem feito pode destacar os pontos positivos do imóvel e criar um ambiente mais aconchegante e agradável. Aliás, […]

Continuar lendo
Como Valorizar o seu Imóvel Com a Decoração Certa

Paleta de Cores para Sala: Qual é a Melhor Opção?

A decoração da sala é uma das coisas mais importantes na hora de montar a casa e usar a paleta de cores certa no ambiente pode fazer toda a diferença. Aliás, a escolha das cores pode influenciar diretamente na sensação de conforto e bem-estar do ambiente. Sem contar que a sala é um dos ambientes […]

Continuar lendo
Paleta de Cores para Sala: Qual é a Melhor Opção?

Decoração Sustentável: Ideias e Dicas Para o Seu Imóvel

A decoração sustentável é uma tendência cada vez mais presente no mundo da decoração. Além de ser uma forma de ajudar o meio ambiente, a decoração sustentável também traz muitas vantagens para o seu imóvel. Essa é uma ótima opção de decoração para quem quer criar um design diferente do habitual sem perder a beleza […]

Continuar lendo
Decoração Sustentável: Ideias e Dicas Para o Seu Imóvel

Iluminação para Cada Cômodo da Casa: Quais São os Melhores Tipos?

Com toda a certeza, a iluminação é um elemento importante na decoração, e cada cômodo da casa precisa ser pensado de formas diferentes. Além de dar destaque aos objetos e espaços, as luzes também influenciam no bem-estar e conforto dos moradores. Por isso, é fundamental escolher o tipo de iluminação ideal para cada ambiente, levando […]

Continuar lendo
Iluminação para Cada Cômodo da Casa: Quais São os Melhores Tipos?

Como Escolher o Melhor Tipo de Imóvel para um Home Office

O home office se tornou uma realidade nos últimos anos e muitas pessoas querem escolher o imóvel perfeito para trabalhar nessa modalidade. Trabalhar em casa pode trazer muitas vantagens, como a flexibilidade de horários e a economia de tempo e dinheiro com deslocamentos. No entanto, para que o trabalho em casa seja produtivo e eficiente, […]

Continuar lendo
Como Escolher o Melhor Tipo de Imóvel para um Home Office

O Que São Ambientes Integrados e Quais os Seus Benefícios

Se você está pensando em transformar a sua casa em um lugar mais sofisticado e com maior flexibilidade, os ambientes integrados podem ser ótimas opções. Eles consistem na junção de algumas áreas do imóvel sem usar divisórias, como por exemplo, cozinha e sala, sala e quarto, cozinha com área externa, entre outros. Além da possibilidade […]

Continuar lendo
O Que São Ambientes Integrados e Quais os Seus Benefícios
Mais notícias de Decoração