Anuncie

Transforme seu jardim vertical naquele recanto especial para receber os amigos

É muito gostoso receber os amigos em casa, e é possível criar um lugar especial com um jardim vertical para receber estas pessoas.

Transforme seu jardim vertical naquele recanto especial para receber os amigos

Momentos de alegria não tem preço! É tão bom reunir os amigos em casa. E para receber bem essas pessoas, e garantir o conforto de todos, você deve preparar bem os ambientes. Nesse caso, saber escolher móveis e acessórios é fundamental.

Mas pode-se também requintar a decoração dos espaços criando pontos focais especiais. Um jardim vertical pode ser um bom exemplo. Confira as sugestões a seguir!

Quais os benefícios de criar um canto verde em casa?

A conexão com a natureza é sempre algo muito benéfico para a saúde humana. Ela faz bem tanto para o físico quanto para a mente das pessoas.

Fora que as plantas são capazes de trazer mais aconchego e boas energias para o lar, dando mais charme e vida aos ambientes. Ou seja, para quem busca alternativas de ornamentar espaços de visitas, flores e folhagens é uma ótima opção.

Especialistas na área de paisagismo também costumam afirmar que as plantas podem fazer o controle sonoro e térmico dos ambientes. Se você está pensando em criar um recanto para receber os amigos, certamente, pode controlar o clima através do verde.

Os vegetais possuem essa capacidade de retirar as impurezas, renovar e umidificar o ar, diminuindo a temperatura no local.“A camada de verde funciona como um elemento de isolamento térmico, o que ajuda a manter a temperatura interna equilibrada. Essa camada protege contra as altas temperaturas no verão, e ajuda a manter a temperatura amena no inverno.” – arquiteta Camila Muniz, em reportagem de Dicas de Mulher.

Como criar um recanto especial em casa para receber os amigos?

Para criar um espaço aconchegante para receber seus amigos, a primeira providência é definir o estilo de decoração de que se gosta.

Deve-se levar em consideração também a mensagem que se deseja transmitir. Afinal, o objetivo é fazer com que as pessoas de que se gosta se sinto a vontade e entendam que são bem recebidas à casa.

Sendo assim, nada pode ser escolhido por acaso. É preciso estudar a inserção de cada detalhe, cada elemento.

Se seus visitantes forem ser o tipo de pessoa mais tradicional, que preza pelos valores familiares, eles podem preferir sentar em um local mais tranquilo para conversar.

Agora, você pode ter amigos mais festeiros, agitados, que queiram se reunir para assistir um futebol, ouvir música, comer um bom churrasco e beber cerveja.

E tudo bem! Só saiba que para cada grupo deve ser oferecido um recanto diferente na casa!

Em todo o caso, é sempre bom começar a decorar o recanto dos amigos com um conjunto confortável de assentos. Confira se o tecido de revestimento das peças escolhidas é bem resistente para as atividades que serão exercidas ou as intempéries no local.

Também insira no conjunto algumas mesas auxiliares – é sempre bom para apoiar os lanches. E não se esqueça dos bibelôs – que devem seguir o tal estilo de decoração pré-determinado.

E quanto ao jardim vertical?

Criar um jardim vertical para o recanto dos amigos também é uma forma criativa de decorar. O ideal é que seja observado, antes, o estilo das peças escolhidas para compor o conjunto.

Isso fará ser mais fácil definir o modelo de quadro vegetal e as espécies que mais ficarão bonitas no local. Outra coisa é que a distribuição vertical dos vasos é vantajosa para deixar a área do chão livre para os demais elementos. Simplesmente perfeito!

Como compor um jardim vertical para o recanto dos amigos?

Claro que a construção e instalação de um jardim vertical não são tarefas tão simples quanto parece. Deve-se ter muitos cuidados.  Se você quer que suas plantas cresçam e se desenvolvam bem é preciso escolher um local no recanto dos amigos com iluminação natural suficiente.

Depois, será preciso estudar um meio de fazer a irrigação adequada das espécies. E no dia-a-dia, será preciso ainda drenar e nutrir o solo.

Jardins verticais podem ser construídos de diversas formas. Sua estrutura de sustentação precisa estar de acordo com as cores, texturas, acabamentos e linhas presentes na arquitetura e decoração local.

E ela não pode ser pesada demais, comprometendo a estrutura da parede onde será instalada. Se bem que se pode sobrepor os vasos em prateleiras e nichos, ou suspendê-los com cordas e correntes. Tanto faz, fica a seu critério!

Cuide para que o jardim vertical seja bem feito e não seja, em hipótese nenhuma, um risco para a saúde ou a segurança dos visitantes de sua casa. Quanto ao recanto dos amigos, escolha espécies adequadas para o clima local – podem ser heras, samambaias ou suculentas. De preferência, elas não devem emitir cheiros – pois as pessoas que permanecerem muito tempo no local, podem se sentir enjoadas com o aroma. Cuidado!

“Além da estética das folhas, é importante se preocupar com o volume das suas raízes, suas formas de crescimento e o seu comportamento dentro do sistema, para que ela sobreviva dentro do jardim vertical.” – arquiteta Camila Muniz.

Jardins verticais combinam muito bem com áreas abertas, fazendo fundo de pergolados e piscinas.

Mas os jardins verticais ficam igualmente bonitos decorando uma área de refeições coberta.

E também cobrindo uma parede atrás do conjunto de estofados na varanda. Destacando a área da churrasqueira. Ou complementando o painel para TV.

Seja criativo e descubra como inserir um modelo de jardim vertical no seu recanto dos amigos!

Essas dicas para fazer um jardim jardim vertical foram criadas pela equipe Viva Decora.

Está mais animado para criar o melhor ambiente da sua casa e arrasar na decoração? Aproveite a visita e leia também o nosso post sobre dicas e inspirações para ter o Jardim de inverno na sala.

Transforme seu jardim vertical naquele recanto especial para receber os amigos

Momentos de alegria não tem preço! É tão bom reunir os amigos em casa. E para receber bem essas pessoas, e garantir o conforto de todos, você deve preparar bem os ambientes. Nesse caso, saber escolher móveis e acessórios é fundamental. Mas pode-se também requintar a decoração dos espaços criando pontos focais especiais. Um jardim […]

Continuar lendo
Transforme seu jardim vertical naquele recanto especial para receber os amigos

Dicas e inspirações para ter o Jardim de inverno na sala

Para deixar a casa ainda mais confortável e com boas energias, que tal apostar em um jardim de inverno na sala? Confira dicas e inspirações! O jardim de inverno na sala é uma das opções que estão super em alta na decoração. Com o objetivo de trazer um pouco da natureza para dentro de casa, […]

Continuar lendo
Dicas e inspirações para ter o Jardim de inverno na sala

Dicas de paisagismo para o quintal do sobrado

Conte com a ajuda de um profissional especialista para ter um cantinho natural Confira dicas de paisagismo para o quintal do sobrado! Não apenas com o objetivo de conservar os ecossistemas naturais, o projeto de paisagismo procura criar, modificar ou recuperar espaços da natureza presentes em imóveis e outros locais. Além de trazer um pouco […]

Continuar lendo
Dicas de paisagismo para o quintal do sobrado

Paisagismo para cobertura: Dicas para dar um up!

Com um bom projeto de paisagismo, a cobertura pode se transformar! Paisagismo para cobertura: Com a ajuda do paisagismo e da jardinagem, é possível não só deixar o ambiente mais bonito e confortável, mas também trazer um pouco de natureza ao espaço. Com isso, a cobertura pode ser um ambiente de relaxamento e também um […]

Continuar lendo
Paisagismo para cobertura: Dicas para dar um up!

Paisagismo para salas comerciais

O paisagismo em salas comerciais pode trazer boas energias para a rotina de trabalho Paisagismo para salas comerciais: Ao pensar em uma sala comercial tradicional, é comum remetermos a um ambiente com vários computadores, e pessoas seguindo uma rotina um tanto quanto exaustiva, com reuniões, metas e papeladas. Mas é possível mudar este cenário! Existem […]

Continuar lendo
Paisagismo para salas comerciais

Paisagismo para chácaras

Apostar em um projeto de paisagismo valoriza a chácara Confira algumas dicas! Paisagismo para chácaras: Você tem uma chácara e sente que ela está precisando de um up no visual? Por ser um local inserido na natureza e ter contato direto com os animais, um bom projeto de paisagismo faz total diferença para a chácara. […]

Continuar lendo
Paisagismo para chácaras

Dicas para fazer jardim em imóvel pequeno

Jardim em imóvel pequeno Você sempre teve vontade de ter um jardim em casa, mas nunca pôde devido ao tamanho do espaço? Ou melhor, por causa da falta de espaço? Seus problemas acabaram. Separamos algumas dicas que provam que é possível sim ter um jardim num imóvel pequeno. Jardim vertical Este método de jardim foi […]

Continuar lendo
Dicas para fazer jardim em imóvel pequeno

O que levar em conta no projeto de paisagismo?

Ao pensar em fazer um projeto de paisagismo, temos que considerar uma grande quantidade de aspectos para que o resultado seja o desejado. O primeiro ponto é decidir o que desejamos. E, depois de identificar o melhor profissional ou grupo de profissionais para realizar o trabalho, pôr as mãos à obra Às vezes não avaliamos […]

Continuar lendo
O que levar em conta no projeto de paisagismo?
Mais notícias de Jardim