Anuncie

Dicas de cadeiras para deixar mais elegantes e confortáveis clínicas e consultórios

Consultórios são locais mais sóbrios, mas, mesmo assim, podem ser alegres e confortáveis com as cadeiras certas.

Dicas de cadeiras para deixar mais elegantes e confortáveis clínicas e consultórios

Vamos refletir um pouco sobre os ambientes de clínicas e consultórios. Bem, de cara, podemos dizer duas coisas sobre eles. Primeiro, que sua decoração é diferente de uma casa

Contudo, ainda deve parecer acolhedor, de algum modo, com cadeiras adequadamente macias e confortáveis. Bem, a ideia é que as pessoas atendidas no local se sintam bem e confiantes no serviço oferecido.

Pois é adequado que este pensamento seja levado até o momento de escolher os móveis para a ambientação do estabelecimento. Da lista – que pode variar de acordo com o modelo de atendimento da clínica -, as cadeiras são um dos itens mais importantes. 

Neste texto, vamos conhecer as características principais que estas peças precisam apresentar, entendendo quais os modelos certos para a decoração de consultórios.

De quantas cadeiras você precisa no consultório?

Se você estiver montando uma clínica ou consultório, precisa, primeiro, refletir sobre algumas questões. 

Pra começar, responda sobre qual o tipo de serviço que será oferecido no local – se é odontológico, estético, médico, psicológico, veterinário, ou outro. Para cada tipo cogitado poderá ser sugerido um modelo diferente de decoração. E, por esta razão, deva ser previsto em projeto móveis diferentes.

Outro fator a ser considerado é o tamanho da área que precisa ser ambientada – incluindo a quantidade de ambientes e suas respectivas funções. 

O planejamento de arquitetura deve propor um desenho de layout para cada espaço, ou seja, um modelo de arranjo de móveis, equipamentos e mais. E este plano deve apontar o número necessário e possível de cadeiras para a clínica ou consultório.

Lembrando que um consultório comum pode ter apenas uma sala de atendimento – não contando com áreas como de banheiro e de copa. Mas uma clínica completa pode ter várias salas diferentes, sendo algumas de recepção e atendimento.

Dentro dos consultórios bastaria 3 cadeiras – para o profissional, o paciente e um possível acompanhante. Já para a área de recepção, precisaria da cadeira do atendente e o máximo de assentos para os pacientes que aguardam a consulta. 

No caso de clínicas veterinárias, devem-se considerar também onde os donos poderão apoiar as gaiolas ou deixar por perto o seu animal de estimação.

Cadeiras para áreas de recepção

Áreas de recepção deve ter o seu espaço o mais bem otimizado possível. Quer dizer que quanto mais cadeiras couberem no local, melhor. 

Contudo, ainda é preciso deixar áreas livres para circulação, balcão de atendimento, área do atendente e também espaço para alguma decoração. Ornamentos são importantes na ambientação deste ambiente – mas sem exageros, claro -, para manter a atmosfera sempre alegre e positiva.

Com exceção do recepcionista – que ficará mais tempo no local -, os pacientes, na área de recepção, podem se acomodar em um tipo de cadeira menor e mais rígida. 

Ela não precisa ser muito densa, mas confortável o suficiente para que as pessoas aguentem o tempo de espera. É interessante que elas apresentem encosto de braço. E o encosto de coluna pode ser de altura média – permitindo o descanso, mas não o relaxamento completo.

É preciso destacar que a estrutura destas cadeiras para os pacientes deve ser relativamente pesada, para não saírem facilmente do lugar por qualquer movimento. 

Também que o seu tecido de revestimento precisa ser extremamente resistente, para aguentar o alto fluxo de pessoas no local. E até, para que as peças pareçam sempre novas, o melhor é que sejam fáceis de limpar e preferencialmente em um tom escuro.

Cadeiras para salas de atendimento

Dentro dos consultórios, as cadeiras utilizadas na decoração também precisam ser muito resistentes – como em couro. Contudo, para que a decoração local pareça mais acolhedora e higienizada, é melhor que estes móveis apresentem um revestimento em cor clara. 

Em especial, o modelo das cadeiras do paciente e acompanhante pode ser mais leve e menos confortável, em comparação com as cadeiras usadas na recepção.

Agora, já a cadeira utilizada pelo profissional atendente – dentista, médico, veterinário ou outro – deverá apresentar características diferentes. Preferencialmente, esta cadeira deverá ter traços de uma cadeira tradicional de escritório, base giratória e apoio para os braços.

Além disso, encosto mais alto, num desenho bem ergonômico, ou seja, que possa se ajustar melhor ao desenho da coluna do usuário.

Na recepção, combina melhor uma cadeira tipo poltrona ou longarina – ou para o atendente, uma cadeira tipo secretária. Já no consultório, para os pacientes, cadeiras mais comuns, sem rodinhas; e, para os profissionais, uma cadeira de escritório tipo ‘presidente’, com rodízios, por exemplo.

Agora, é só seguir essas recomendações que seu consultório vai ficar lindo e muito confortável!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

As melhores dicas para decorar o seu pequeno doce lar! Aprender a viver em um pequeno espaço pode definitivamente ser um desafio. Contudo, você terá uma grande vantagem se não tiver problema em abrir mão de itens desnecessários e souber escolher móveis multiusos e uma decoração leve e clara. Assim você conseguirá aproveitar ao máximo […]

Continuar lendo
5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

4 Ideias Criativas de Como Usar Nichos de Madeira na Decoração do seu Apartamento

Sempre estamos ouvindo dos decoradores conselhos assim: “É preciso buscar formas de otimizar o espaço do seu apartamento ao máximo.”, “Cada centímetro importa.”. Mas como fazemos quando sobram aqueles cantinhos sem utilidade?  Uma parede vazia, as laterais de um sofá, o vão entre um armário e uma porta… Tudo isso pode ser preenchido com nichos […]

Continuar lendo
4 Ideias Criativas de Como Usar Nichos de Madeira na Decoração do seu Apartamento

O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo!

Descubra 12 maneiras de decorar sua casa com o cobre A decoração de casas em condomínio com o uso do cobre tem sido uma tendência entre designers e blogueiros desde 2012 e continua a ser ainda nos dias de hoje.  Usar acentos de cobre em casa é uma ótima maneira de adicionar calor instantâneo, elegância […]

Continuar lendo
O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo!

Economia criativa e artesanato contemporâneo: descubra itens que você pode usar em sua casa

E como impressionar as visitas com eles É comum sentir que nossos apartamentos carecem de personalidade e que, embora tenhamos móveis muito modernos, o local não reflete nossa história ou nosso estilo de pessoa, casal ou família.  O ideal é decorar nossos apartamentos de um modo que nos faça sorrir ao entrar e, embora haja […]

Continuar lendo
Economia criativa e artesanato contemporâneo: descubra itens que você pode usar em sua casa

Dicas para cuidar das plantas no Inverno

Deixe seu jardim bonito e prepare seus canteiros para os dias frios As plantas têm uma importância e uma influência super positiva na vida das pessoas. Ter uma planta em casa é ter outra pessoa habitando o mesmo espaço.  Uma planta precisa de cuidados, atenção e carinho.  Nós acreditamos que a planta transforma a energia […]

Continuar lendo
Dicas para cuidar das plantas no Inverno

Decoração com ladrilhos: conheça dicas imperdíveis

Os ladrilhos nunca saem de moda e sempre podem combinar com os estilos de decoração do minimalista ao moderno. Para quem quer deixar os ambientes mais coloridos e harmoniosos, uma das opções que volta a ganhar força na decoração é o ladrilho hidráulico.  É muito comum encontrar nos cômodos de apartamentos para alugar em cidades […]

Continuar lendo
Decoração com ladrilhos: conheça dicas imperdíveis

Plantas de casa: utilização de vasos na decoração de interiores [dicas de espécies para ambientes de varanda]

Ao desenhar as primeiras plantas das casas, os projetistas já precisam lidar com várias questões importantes. Por exemplo, pensar na distribuição dos principais equipamentos e móveis na planta já deve ajudar a entender como muitos dos sistemas ao redor devem ser. Isso inclui ambientes como o jardim, varandas e sacadas, por exemplo.  Além disso, a […]

Continuar lendo
Plantas de casa: utilização de vasos na decoração de interiores [dicas de espécies para ambientes de varanda]

Dicas de cadeiras para deixar mais elegantes e confortáveis clínicas e consultórios

Vamos refletir um pouco sobre os ambientes de clínicas e consultórios. Bem, de cara, podemos dizer duas coisas sobre eles. Primeiro, que sua decoração é diferente de uma casa.  Contudo, ainda deve parecer acolhedor, de algum modo, com cadeiras adequadamente macias e confortáveis. Bem, a ideia é que as pessoas atendidas no local se sintam […]

Continuar lendo
Dicas de cadeiras para deixar mais elegantes e confortáveis clínicas e consultórios

Sofá de canto: por que e como utilizar na decoração da sala

No passado, quando nossas casas eram abertas para terceiros, estas pessoas eram levadas, primeiro, para uma sala reservada. Elas jamais acessavam os espaços sociais privados.  Contudo, hoje em dia, só chamados para dentro da nossa residência quem nós queremos e preferencialmente quem nós amamos. Então não importa se, de imediato, ao passar pelo hall, elas […]

Continuar lendo
Sofá de canto: por que e como utilizar na decoração da sala

Todo charme do aparador na decoração de vários ambientes da sua casa

Os arquitetos e designers de interiores já sabem que existem móveis que são extremamente versáteis. E é com eles que podemos contar mais na hora de otimizar os espaços de casa. O aparador é um exemplo. É comum vermos a sua utilização em propostas de ambientação de hall de entrada. Mas sabia que eles podem […]

Continuar lendo
Todo charme do aparador na decoração de vários ambientes da sua casa

Papel de parede: a alternativa fácil para sua reforma

Papéis de parede são um excelente tipo de revestimento. Eles já são velhos conhecidos dos designers e arquitetos, além de seus clientes – sendo considerados uma ótima alternativa para a personalização de ambientes.  Apresentam muitas vantagens. Acredita-se, por exemplo, que o papel de parede seria a solução mais econômica para quem quer reformar a casa […]

Continuar lendo
Papel de parede: a alternativa fácil para sua reforma

5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

A passagem do tempo marca a transição da personalidade de cada época, refletindo em novas expressões aos ambientes domésticos. Para atualizar nossos leitores, elaboramos este conteúdo, em que destacamos as principais tendências de decoração para 2019. Interessado em conhecer a estética do ano ímpar? Então mergulhe nesta leitura! As 5 tendências de decoração para 2019 […]

Continuar lendo
5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

Saiba quais são os tipos de portas mais elegantes e sofisticadas

Um fato: as portas dificilmente passam despercebidas em um projeto de arquitetura. Em realidade, são componentes protagonistas na decoração do imóvel, principalmente ao harmonizarem com o restante do projeto, garantindo coerência e estilo ao ambiente. Mas, afinal de contas, durante o esboço do seu imóvel, como escolher a opção ideal em meio à infinidade de […]

Continuar lendo
Saiba quais são os tipos de portas mais elegantes e sofisticadas
Mais notícias de Design de interiores