Dicas de cadeiras para deixar mais elegantes e confortáveis clínicas e consultórios

    Consultórios são locais com um astral diferente de casa, mas, mesmo assim, podem ser alegres e confortáveis com as cadeiras certas. Saiba+.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 meses atrás

    Vamos refletir um pouco sobre os ambientes de clínicas e consultórios. Bem, de cara, podemos dizer duas coisas sobre eles. Primeiro, que sua decoração é diferente de uma casa

    Contudo, ainda deve parecer acolhedor, de algum modo, com cadeiras adequadamente macias e confortáveis. Bem, a ideia é que as pessoas atendidas no local se sintam bem e confiantes no serviço oferecido.

    Pois é adequado que este pensamento seja levado até o momento de escolher os móveis para a ambientação do estabelecimento. Da lista – que pode variar de acordo com o modelo de atendimento da clínica -, as cadeiras são um dos itens mais importantes. 

    Neste texto, vamos conhecer as características principais que estas peças precisam apresentar, entendendo quais os modelos certos para a decoração de consultórios.

    De quantas cadeiras você precisa no consultório?

    Se você estiver montando uma clínica ou consultório, precisa, primeiro, refletir sobre algumas questões. 

    Pra começar, responda sobre qual o tipo de serviço que será oferecido no local – se é odontológico, estético, médico, psicológico, veterinário, ou outro. Para cada tipo cogitado poderá ser sugerido um modelo diferente de decoração. E, por esta razão, deva ser previsto em projeto móveis diferentes.

    Andréa Buratto Juliana Pippi

    Outro fator a ser considerado é o tamanho da área que precisa ser ambientada – incluindo a quantidade de ambientes e suas respectivas funções. 

    O planejamento de arquitetura deve propor um desenho de layout para cada espaço, ou seja, um modelo de arranjo de móveis, equipamentos e mais. E este plano deve apontar o número necessário e possível de cadeiras para a clínica ou consultório.

    Lembrando que um consultório comum pode ter apenas uma sala de atendimento – não contando com áreas como de banheiro e de copa. Mas uma clínica completa pode ter várias salas diferentes, sendo algumas de recepção e atendimento.

    Patrícia Azoni

    Dentro dos consultórios bastaria 3 cadeiras – para o profissional, o paciente e um possível acompanhante. Já para a área de recepção, precisaria da cadeira do atendente e o máximo de assentos para os pacientes que aguardam a consulta. 

    No caso de clínicas veterinárias, devem-se considerar também onde os donos poderão apoiar as gaiolas ou deixar por perto o seu animal de estimação.

    Carolina Bernardi

    Cadeiras para áreas de recepção

    Áreas de recepção deve ter o seu espaço o mais bem otimizado possível. Quer dizer que quanto mais cadeiras couberem no local, melhor. 

    Contudo, ainda é preciso deixar áreas livres para circulação, balcão de atendimento, área do atendente e também espaço para alguma decoração. Ornamentos são importantes na ambientação deste ambiente – mas sem exageros, claro -, para manter a atmosfera sempre alegre e positiva.

    Andrea Del Monaco

    Com exceção do recepcionista – que ficará mais tempo no local -, os pacientes, na área de recepção, podem se acomodar em um tipo de cadeira menor e mais rígida. 

    Ela não precisa ser muito densa, mas confortável o suficiente para que as pessoas aguentem o tempo de espera. É interessante que elas apresentem encosto de braço. E o encosto de coluna pode ser de altura média – permitindo o descanso, mas não o relaxamento completo.

    É preciso destacar que a estrutura destas cadeiras para os pacientes deve ser relativamente pesada, para não saírem facilmente do lugar por qualquer movimento. 

    Também que o seu tecido de revestimento precisa ser extremamente resistente, para aguentar o alto fluxo de pessoas no local. E até, para que as peças pareçam sempre novas, o melhor é que sejam fáceis de limpar e preferencialmente em um tom escuro.

    Paz Interiores Arquitetura e interiores

    Cadeiras para salas de atendimento

    Dentro dos consultórios, as cadeiras utilizadas na decoração também precisam ser muito resistentes – como em couro. Contudo, para que a decoração local pareça mais acolhedora e higienizada, é melhor que estes móveis apresentem um revestimento em cor clara. 

    Em especial, o modelo das cadeiras do paciente e acompanhante pode ser mais leve e menos confortável, em comparação com as cadeiras usadas na recepção.

    Lili GiudiceRua 141 Arquitetura

    Agora, já a cadeira utilizada pelo profissional atendente – dentista, médico, veterinário ou outro – deverá apresentar características diferentes. Preferencialmente, esta cadeira deverá ter traços de uma cadeira tradicional de escritório, base giratória e apoio para os braços.

    Além disso, encosto mais alto, num desenho bem ergonômico, ou seja, que possa se ajustar melhor ao desenho da coluna do usuário.

    Na recepção, combina melhor uma cadeira tipo poltrona ou longarina – ou para o atendente, uma cadeira tipo secretária. Já no consultório, para os pacientes, cadeiras mais comuns, sem rodinhas; e, para os profissionais, uma cadeira de escritório tipo ‘presidente’, com rodízios, por exemplo.

    Karen Pisacane

    Agora, é só seguir essas recomendações que seu consultório vai ficar lindo e muito confortável!

    Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.