Fantásticos modelos de cadeiras modernas para arrasar na decoração

    Cadeiras já serviram de base para os artistas testarem suas ideias. E também são peças utilitárias, muitas vezes em destaque nas decorações.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 semana atrás

    Quando se trata de decoração de interiores, todos os detalhes são importantes. Não se devem fazer escolhas ao acaso. 

    O mais correto é tomar cuidado na hora de adquirir aqueles itens maiores, os que têm mais presença nos interiores, para não se arrepender depois. E neste quesito estão incluídas, por exemplo, as cadeiras – peças de design utilizadas na ambientação de muitos cômodos da casa. 

    Sobre a presença das cadeiras na decoração de interiores

    Depois de um dia longo e exaustivo, nada melhor do que poder chegar a casa e descansar. E para isto é preciso de um local agradável e confortável para repousar o corpo. 

    Cadeiras, por exemplo, são um modelo de assento no qual as pessoas podem sentar e relaxar. E a utilidade dessas peças vai além. Elas podem ajudar a enriquecer consideravelmente uma decoração, agregando estilo ao cenário. Entenda.

    Nathalia Bilibio Schwinn Marília Veiga

    Onde usar cadeiras dentro de casa

    Como dito antes, cadeiras são peças de design com funcionalidade e beleza. Assim sendo, podem ser acrescidas à decoração de vários cômodos de uma casa, fazendo parte de muitos recantos especiais. Inclusive podem influenciar em questões como conforto, apetite e até mesmo produtividade. 

    São exemplos de ambientes onde se pode utilizar cadeiras: quarto, escritório, varanda, sala, cozinha e mais.

    Mesmo os modelos de cadeiras mais simples e em cores neutras apresentam algum charme, ajudando a complementar certos conjuntos mobiliários. 

    Mas as de design mais elaborado, em cores e formas ousadas, tendem a ditar melhor o estilo dos cômodos. Elas podem ser o ponto de destaque das composições. E, em alguns casos, responsáveis por toda a organização espacial. Tudo vai depender do projeto.

    Sandra Picciotto Rodrigo Maia

    Quanto aos modelos de cadeiras modernas e seu uso nas decorações residenciais

    É sabido que existem vários modelos diferentes de cadeiras à venda nas lojas. Há opções para todos os gostos e bolsos. 

    Os clientes não podem reclamar, pois sempre é possível encontrar uma peça que se adeque a decoração ou mesmo conjuntos capazes de criar as mais variadas combinações dentro de casa. E, certamente, o que mais tem agradado as pessoas são as novas tecnologias de fabricação.

    Mauren BuestStudio Ecoara

    Sua materialidade

    Atualmente, existem muito mais opções de cadeiras no mercado. Têm as tradicionais, feitas, sobretudo, em madeira – com ou sem estofamento. 

    E também as feitas de outras matérias-primas, naturais ou artificiais – é o caso das peças em vime, poliuretano, metal, e mais. E o fato de suas estruturas serem construídas de materiais diferentes também resulta em formas diferentes – algumas até bem ousadas.

    Então, é possível encontrar a venda cadeiras que sejam leves ou pesadas, com encosto alto ou médico, braços, partes transparentes, partes aramadas, e rodízios. 

    Cadeiras de linhas retas e curvas. Cadeiras que se adequam a uma decoração tipo escandinava ou mesmo industrial.  Cadeiras mais resistentes às intempéries. E cadeiras que sirvam para uma ou outra finalidade.

    SP Estudio

    Seu design

    Se a sala da família é pequena, é melhor um modelo de cadeira de dimensões mais compactas. Num ambiente de refeições ou mesmo num escritório, a questão do conforto deve prevalecer. 

    Já na área de recepção da casa pode-se optar por uma peça de contornos mais arrojados. E, para o quarto, seria interessante ter uma cadeira mais ergonômica – talvez em balanço e com possibilidade de estabilidade para os pés. 

    Os modelos de cadeiras escolhidas devem, portanto, estarem de acordo com os locais onde forem ser utilizadas. 

    Quanto à estética, precisam ficar em harmonia com a decoração da casa – “conversando” com os elementos ao redor – e combinar com a personalidade dos moradores. Para um conjunto moderno, podem-se usar peças idênticas; de cores diferentes e formas iguais; ou cores iguais e formas diferentes.

    Marília VeigaGabriela Toledo Arquitetura e Interiores Jordana Gabrielli

    Quanto aos modelos de cadeiras em design consagrado

    Na história do design, muitos artistas se dedicaram a testar suas ideias em objetos utilitários para casa. Assim surgiram muitos modelos de cadeiras que acabaram ganhando fama e até mesmo virando peça de exposição em museus. 

    Mas mesmo que sejam bastante ousadas, estas cadeiras também podem fazer parte de propostas de decoração de ambientes comuns, residenciais.

    Aqui, neste texto, serão destacados vários exemplos. Pra começar a ‘Cadeira Favela’, em sarrafos de madeira – idealizada pelos brasileiros Irmãos Campana em 1991. A ‘Cadeira Tulip’, lembrando uma flor – do francês Pierre Paulin, lançada em 1965. A ‘Cadeira Bertoia’, de fios metálicos trançados – peça de Harry Bertoia, apresentada em 1950. E a ‘Cadeira Panton’, em plástico moldado – de Verner Panton, do ano de 1960.

    Mariana LuccisanoElmor Arquitetura

    Agora, após conhecer muitos modelos diferentes de cadeiras modernas, é sua vez de decidir quais peças comprar para a sua casa. Estude todas as possibilidades de design, cores, texturas e materiais. 

    Tente enxergar como cada conjunto mobiliário poderia ficar. Com certeza você vai achar um modelo que se encaixe no seu gosto e também atenda bem às suas necessidades.Essas dicas de decoração com cadeiras foram criadas pela equipe Viva Decora.