Arquiteturas sofisticadas usando cimento queimado
O revestimento de cimento queimado está em alta nas casas brasileiras e vem sendo usado com frequência em projetos arquitetônicos.
Cimento queimado
O revestimento de cimento queimado está em alta nas casas brasileiras e vem sendo usado com frequência em projetos arquitetônicos.
Tanto sozinho como junto a outros materiais mais nobres, dão um charme e sofisticação para a arquitetura do imóvel.
Além de resistente e durável, o material composto por cimento, água e areia é um revestimento acessível e barato.
Mas, exige uma atenção especial quanto à sua aplicação, que precisa ser de forma cuidadosa e por profissionais especializados, caso contrário, depois de aplicado, podem aparecer trincas, fissuras e algumas manchas.
Para que fique com boa aparência, é necessário que o contra piso esteja bem nivelado, sem sujeiras e com um aspecto áspero para que o cimento tenha boa aderência.
E você sabe o porquê de ser chamado “queimado”?
Já vamos adiantando que não passa por um processo de queima por fogo.
Nesse caso é chamado assim devido ao polvilhamento do pó de cimento seco sobre o piso molhado de cimento, água e areia, espalhando uma desempenadeira metálica deixando a superfície lisa e nivelada.
Ok, mas como funciona este processo?
No site da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) está disponível um documento que explica como fazer e aplicar o cimento queimado.
Destacamos o trecho que achamos mais interessante:
Execução – Piso queimado convencional
1. Limpeza do contrapiso. Não são indicados contrapiso em caliça, brita, saibro, argila ou areia compactada devido à grande possibilidade de fissurações;
2. Divisão da área do piso em quadrados, formados por guias (madeira de lei, mármore, granito ou material plástico) com espessura de 1 cm e altura de 3 cm. As guias servirão como gabarito para nivelamento da argamassa de revestimento, portanto, deverão estar niveladas. Por se tratar de um material que dilata muito após a cura, a junta é essencial. A recomendação para o uso é a colocação da junta com distância entre 1 m e 1,50 m e nas áreas de afunilamento;
3. Caso a superfície não apresente aspereza necessária para uma boa aderência, aplicar uma camada de chapisco (espessura média de 5 mm) em argamassa de cimento e areia grossa lavada, traço 1:3 em volume, aditivada de resina adesiva vinílica na proporção indicada pelo fabricante;
4. Aplicação da argamassa base em cimento e areia fina lavada, traço 1:3 em volume, em quadrados alternados, como um tabuleiro de xadrez. A espessura média da argamassa base deverá ser de 3 cm ou 2,5 cm quando aplicado o chapisco de aderência, variando de acordo com a regularidade da superfície do contrapiso. Recomenda-se adição de um aditivo plastificante para evitar fissuras por retração e melhorar a trabalhabilidade da argamassa e/ou aditivo impermeabilizante para áreas úmidas, ambos na proporção indicada pelo fabricante;
5. Alisamento da argamassa preferencialmente com régua metálica, utilizando-se das guias divisórias dos quadros de nivelamento;
6. Polvilhamento de cimento seco sobre a superfície ainda fresca, na razão de 0,5 kg/m² e alisamento suave do cimento polvilhado com desempenadeira de aço, sem pressionar a argamassa base;
7. Cura. Logo após o término do alisamento e assim que a superfície apresente firmeza ao toque, deverá ser borrifada água em abundância e várias vezes, até a idade de pelo menos três dias;
8. Após 24 horas do fim do trabalho, passa-se lixa fina sobre as juntas e imperfeições.”
Deu para entender?
É só no piso?
Se você acha que o cimento queimado pode ser usado somente em pisos, está muito enganado.
Ao aplicá-lo em paredes, bancadas e fachas, o cimento queimado deixa o ambiente muito mais rústico e diferenciado, além de deixar luxuoso.
Na Cozinha
Podendo ser aplicado na parede, no chão ou no teto, o cimento queimado é um ótimo revestimento de cozinha. Além disso, a facilidade para limpar é garantida.
Mas fique atento aos pontos de umidade, vazamento ou rachadura pois estes podem comprometer o resultado final.
No Banheiro
Esse revestimento fica perfeito na pia, piso ou parede do banheiro ou do lavabo.
Mas cuidado! Por conta da umidade, não aplique no interior do box por se tornar muito escorregadio quando molhado e por ser muito poroso, capaz de absorver líquido muito facilmente caso não seja impermeabilizado.
Na Parede
Aplicar o cimento queimado nas paredes é uma boa aposta para quem quer dispensar o papel de parede ou sair da tradicional tinta.
Além de realçar a parede, garante o estilo rústico para o ambiente escolhido.
A parede cinza possibilita uma base neutra para a decoração, podendo ser combinado com cores mais fortes, como é o caso do amarelo.
Na Bancada
Cansou de usar o tradicional granito? Então, é só aplicar o cimento queimado!
Esse material permite que sejam feitas combinações super bonitas e criativas, deixando o ambiente bem mais harmonioso.
Dica: Fica super legal combinar o cimento queimado com uma cozinha branca, equipada com materiais em inox, madeira e até pastilhas coloridas ou azulejos.
Pontos positivos de utilizar o revestimento de cimento queimado
– Estilo rústico e diferenciado;
– Baixo custo – em média de R$ 15,00 a R$ 25,00 o m²;
– Pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos;
– Não precisa de rejuntes;
– A sua aplicação é bem mais simples, podendo ser instalado sobre pisos já existentes.
Pontos negativos de utilizar o revestimento de cimento queimado
– Muito poroso, capaz de absorver líquido muito facilmente caso não seja impermeabilizado;
– Podem surgir algumas imperfeições como trincas e manchas. Essas imperfeições são normais, mas podem ser evitadas se o cimento queimado for instalado de forma correta e por um profissional qualificado;
– Se torna muito escorregadio quando molhado. Portanto, deve se atentar em quais ambientes deseja aplicar esse revestimento.
– Não possui muita uniformidade.
Abuse da sua criatividade
Você sabia que o cimento queimado pode ter variações de cores? Pois é! Se você gostou dessa técnica mas não quer deixar todas as aplicações com a cor cinza, pode personalizar esse revestimento.
Para deixar com uma tonalidade mais clara, é só você misturar com pó de mármore ou granito e contar com a ajuda de um profissional especializado para a aplicação. Ele ficará com um aspecto mesclado, super bonito!
Outra opção é deixar da cor que você quiser.
É so usar pigmentos coloridos no preparo, e combinar com a proposta do seu ambiente.
Se você quiser ousar, uma dica é apostar em tons vibrantes de vermelho ou azul.
Ou se preferir uma opção mais clean, o preto dá um toque sofisticado ao ambiente.
Gostou do artigo? Continue com a gente e confira nosso blog de decoração.