O seu banheiro é ecologicamente correto?

    De grandes reformas a pequenas mudanças, é possível preservar o planeta dentro de ambientes de sua casa, como o banheiro sustentável.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Seu banheiro sustentável

    Banheiro sustentável: Morar em uma casa totalmente sustentável pode não ser muito fácil, porém é possível adaptar alguns ambientes para que eles sejam o mais ecológico possível. De grandes reformas a pequenas mudanças, é possível preservar o planeta no banheiro, por exemplo, um dos ambientes residenciais onde há mais gasto de água e energia elétrica.

    Pensando nisso, nós, do Portal Chaves na Mão, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a tornar o seu banheiro sustentável. Confira!

    Comece investindo em tijolos ecológicos para o revestimento do ambiente. Tijolos ecológicos não degradam o meio-ambiente, graças ao seu processo de fabricação diferenciado por meio de prensagem, o que dispensa a sua queima, evitando assim, o desmatamento e a poluição do ar.

    Além disso, ele possui propriedades térmicas e acústicas, além de rapidez e praticidade de sua aplicação, resultando em até 40% de economia no custo total de um empreendimento se comparado com o sistema convencional.

    O segundo ponto a ser observado deve ser o vaso sanitário. O consumo dele pode ser reduzido em até 30% se optarmos pelos assentos sanitários com caixas acopladas e/ou válvulas de descarga com duplo acionamento (um para resíduos líquidos e outro para sólidos).

    Outro fator que também pode contribuir para redução do consumo de água de forma eficiente é a troca das torneiras para as que possuem sistema de arejamento.

    É uma troca bem vantajosa, que pode economizar até 12% de água, graças à mistura da água com o ar, que dá impressão de maior volume de água.

    Além disso, pesquisas apontam que o consumo diário de água através de torneiras antigas alcança 375l por banho e 30l somente para lavar as mãos.

    O desperdício que isso representa é de mais de 50% da quantidade de água ideal a ser consumida diariamente.

    A iluminação também pode fazer toda a diferença na economia de consumo de seu banheiro. A tecnologia LED para iluminações substitui a utilização de lâmpadas fluorescentes e incandescentes, e apresentam vantagens tanto ecológicas quanto econômicas.

    Pinterest Casa Abril

    Enquanto as lâmpadas incandescentes consomem 60W de energia para emitir a luz necessária para iluminar o ambiente, as de LED alcançam a mesma luminosidade com apenas 8W.

    Outro diferencial das lâmpadas de LED é que elas não contêm metais pesados em sua composição e possuem vida útil 40 vezes maior do que das incandescentes comuns, uma diferença bem impressionante.

    E além desses detalhes na hora de construir ou reformar o seu banheiro, pequenas atitudes podem ser adotadas por você e sua família para também economizar água, como a adoção do costume de colocar baldes dentro do box.

    Por mais consciente que seja o consumo de água e ainda que você desligue o chuveiro ao se ensaboar, o desperdício de água durante o banho é inevitável.

    Para minimizar esse problema, posicione baldes dentro do box, inclusive para recolher a água que sai do chuveiro até esquentar.

    Essa água acumulada pode ser reutilizada na limpeza doméstica, inclusive do próprio banheiro.

    Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog e confira banheiro simples e bonito: dicas práticas para arrasar!.