Construir um sobrado triplex: dicas fundamentais e inspirações incríveis

Está interessado em construir um sobrado triplex, mas não sabe por onde começar? O Portal Chaves na Mão preparou este guia, dando dicas...

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 anos atrás

Antes de construir um sobrado triplex confira nossas dicas!

Construir um sobrado: Por mais que, até um tempo atrás ele não fosse tão comum, o sobrado triplex tem se tornado elemento comum da paisagem das cidades brasileiras.

Trata-se de um imóvel com formato na vertical dividida em três partes, também chamadas de pavimentos.

As características do projeto explicam, em grande parte, sua popularização: seus vários andares permitem um melhor aproveitamento do espaço disponível no terreno.

Por essa razão, além de serem cada vez mais comuns em condomínios, muitas pessoas adotaram este modelo ao fazer suas construções de frente para a rua.

Está interessado em construir um sobrado triplex, mas não sabe por onde começar? O Portal Chaves na Mão preparou este guia, dando dicas matadoras para que o seu projeto seja um sucesso, junto com algumas inspirações de plantas e fachadas para o seu novo lar.

Confira:

1.  Analise as necessidades dos moradores

Antes de sequer começar a pensar em esboçar o projeto, é preciso avaliar quais são as demandas, de espaço e de amenidades, que os moradores do sobrado demandam.

Haverá crianças? Idosos? Animais de estimação? Quantos carros a garagem precisa abrigar? Vocês gostam de passar mais tempo do lado de dentro ou do lado de fora? De receber pessoas com frequência, ou são mais reservados?

Responder a estas e outras perguntas é muito importante para elaborar um projeto que se adapte perfeitamente às necessidades dos moradores.

construir um sobrado Foto: Shutterstock

2.  Conte com a consultoria de um arquiteto

Por questões legais, qualquer construção precisa ser acompanhada, vistoriada e assinada por um engenheiro civil. É, também, uma questão de segurança: esse profissional é capacitado para projetar uma estrutura segura e resistente.

arquiteto Foto: Freepik

Contudo, também é importante contar com um arquiteto durante o processo de construção.

Além de ter a mesma capacidade de definir a estrutura, esse profissional pode te auxiliar com a elaboração de uma planta que se adapte a suas necessidades e preferências.

Ele pode, também, elaborar toda a decoração, para que você use todo o espaço da maneira mais otimizada possível e insira elementos que proporcionem conforto térmico.

Um arquiteto também poderá te aconselhar quanto à legislação específica do seu município a respeito da ocupação do solo, alvará de construção e as demais burocracias envolvidas com a construção. Evite problemas com lei!

3.  Planeje bem a planta e a distribuição dos cômodos

O diferencial deste modelo de construção é que ele possui um visual personalizado, podendo distribuir os cômodos da forma que desejar.

Esta distribuição é feita quando a planta da casa for planejada por você, junto com o arquiteto.

sobrado-escada Foto: Shutterstock

Leve em consideração o número de moradores da casa com relação ao espaço disponível no seu terreno.

Normalmente o primeiro piso é composto por sala de estar e sala de jantar, cozinha, banheiro e área de serviço. Já no segundo piso podem ser construídos quartos e suítes.

No terceiro piso, que é a grande novidade de uma casa triplex, podem ser construídos mais quartos ou, até mesmo, uma sala de tv ou espaço de entretenimento. É nele que você mais pode soltar sua criatividade, como veremos mais adiante.

Lembre-se: seu município conta com uma lei que define a porcentagem do solo que pode ser usada. Não infrinja a regra, isso pode acarretar em multa e adequação forçada do imóvel.

4.  Decida quais ambientes ficarão no terceiro pavimento

Chegar até o último cômodo exige subir vários lances de escada. Portanto, defina quais cômodos ficarão nele com muito cuidado!

Na arquitetura americana, na qual o triplex é extremamente comum, o terceiro piso costuma ser usado como sótão.

Contudo, há outras opções, como transformá-lo em uma área de serviço, para estender as roupas no varal e para fins domésticos devido à incidência solar.

Outras boas ideias para ocupá-lo são: quarto de hóspedes, espaço home office, estúdio de música ou artesanato e local de convivência, para receber visitas.

Tudo depende do seu perfil!

5.  Orçamento curto? Use estratégias para reduzir os custos

Quer começar a construir um sobrado triplex, mas o orçamento está apertado? Temos boas notícias: há uma série de medidas que podem ser tomadas para diminuir os custos da obra.

casinha Foto: Freepik

Confira algumas:

  • Criar divisões alternativas para os ambientes: você sabia que as paredes são um dos custos que mais pesam em uma obra? Ao optar por fazer ambientes integrados, que as dispensam, ou que são separados de formas alternativas, ou com meias-paredes.
  • Fazer telhados de uma água: os telhados tradicionais, de duas águas, são os mais caros. Optar pela versão de apenas uma água, além de deixar seu sobrado com um design mais moderno, diminui drasticamente os custos dessa estrutura.
  • Dispensar o reboco de massa corrida nas paredes: sim, você leu certo! Esse material é bastante custoso, mas, ao contrário do que muita gente imagina, não é essencial. Converse com o seu pedreiro a respeito do reboco de gesso nas paredes internas. Se o uso da massa não for totalmente dispensável, você vai precisar, no máximo, de alguns retoques.
  • Colocar a mão na massa: alguns serviços não exigem mão de obra especializada e podem ser feitos por você mesmo. Se for o caso, mãos à obra! Isso também vai reduzir bastante os seus custos.

6.  Compre os materiais de construção direto do fabricante ou distribuidor

Ao construir um sobrado, fuja das tradicionais lojas de materiais de construção! Há ótimos motivos para que você os compre diretamente do fabricante ou do distribuidor.

O primeiro, claro, é o preço. Ao comprar na loja, você paga a margem de lucro extra que este estabelecimento tem sobre os produtos.

Além disso, comprando direto do fornecedor, é possível negociar quantidades, prazos de entrega e os demais pormenores com mais flexibilidade: as distribuidoras estão mais acostumadas a negociar ofertas personalizadas que as lojas.

7.  Defina uma boa época para construir

Chuvas e mal tempo em geral são grandes inimigos de obras e construções.

Portanto, caso você viva em uma região na qual as chuvas se concentram em uma época do ano específica, evite começar a construção enquanto ela não acabar.

Acredite: qualquer garoinha, por mais inocente que pareça, pode significar atrasos e custos mais altos que os previstos, principalmente com mão de obra.

construcao Foto: Freepik

8.  Cuidado com a segurança

Sobrados triplex possuem muitos lances de escada para a ligação de um piso ao outro. Esta estrutura merece atenção redobrada com a segurança, de modo a evitar acidentes.

Procure construí-las em madeira ou outro material que seja bem resistente. Se você tem crianças em casa, coloque fitas antiderrapantes nos degraus e instale corrimãos por toda a extensão da escada.

os bebês pedem segurança ainda mais reforçada. Como eles adoram engatinhar e explorar, a escada se torna um elemento bastante perigoso. Por isso, instale portões de segurança no início e no fim de cada lance.

escada-madeira Foto: Freepik

Há pessoas com dificuldades de locomoção que viverão no sobrado? Então, é importante que os cômodos usados por elas estejam no pavimento térreo, ou que você inclua um elevador de acessibilidade especialmente para eles.

Medidas de segurança perimetral também devem ser incluídas no projeto, principalmente se você for construir um sobrado de frente para a rua.

Especialistas apontam que as grades são melhores opções que os muros, desde que elas não tenham elementos que possam dar suporte a alguém que queira escalá-la.

Outras medidas importantes são instalar métodos com efeito psicológico, como concertinas e cercas elétricas, bem como instalar um alarme que detecte eventuais invasões.

9.  Transforme seu duplex em triplex

Você quer construir um sobrado triplex, mas já tem um duplex? Saiba que, dependendo das características do seu imóvel, você não precisa começar do zero: basta adicionar um pavimento e aproveitar toda a estrutura já existente.

A ajuda de um arquiteto é fundamental para esta decisão. Apenas ele poderá analisar seu imóvel e afirmar se ele suporta um pavimento a mais.

triplex Foto: Freepik

Fique atento à legislação: antes de começar a reforma, confira a lei de zoneamento do seu bairro e obtenha o alvará da Prefeitura, de modo a evitar multas ou, até mesmo, a interrupção da obra.

Gostou? A ideia de construir um sobrado triplex é bastante atraente, não é? Esse tipo de obra permite que você aproveite bem o espaço disponível, por menor que o terreno seja.

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.