7 dicas incríveis de como montar uma área gourmet

    Ainda que o ambiente seja pequeno ou simples, é possível montar uma área gourmet e transformá-lo no cômodo ideal para reunir os amigos e a família

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 meses atrás

    Apartamentos e casas com área gourmet estão em alta no mercado imobiliário e conquistaram o coração dos moradores. Não é de se espantar, já que esse tipo de cômodo é aconchegante e ideal para reunir os amigos e a família. Ainda assim, nem todas as pessoas que desejam ter um espaço desses moram em um imóvel que já tenha a área gourmet montada. A boa notícia é que é possível você mesmo aprender a como montar a sua.

    Ainda que o ambiente seja pequeno ou simples, é possível caprichar na decoração e transformá-lo de acordo com as suas possibilidades e a metragem da propriedade. Quer saber como fazer isso e inaugurar um novo local de festas e reuniões no seu lar?

    Confira estas 7 dicas incríveis para aderir à tendência!

    1. Analise bem o espaço disponível

    Antes de tudo, é essencial que você avalie o espaço que terá à sua disposição para organizar a área gourmet. Pode ser em uma varanda ou um terraço, mas o importante é que você fique atento ao que caberá no ambiente e o que não vai afetar a circulação de pessoas, afinal, vai ser um dos cômodos mais centrais da sua casa.

    Verifique onde ficará melhor uma bancada ou onde é mais indicado instalar uma churrasqueira. É importante que a área gourmet seja, além de bonita, funcional.

    Observe, também, se haverá espaço para sofás ou bancos; lembre-se de que é essencial ter um lugar confortável para seus convidados. O importante, aqui, é não sair comprando mil itens sem se certificar de que eles ficarão adequados à sua casa. Vale até rabiscar uma planta para ter certeza.

    2. Invista em uma churrasqueira

    Se existe um item indispensável em uma área gourmet, é a churrasqueira. Ainda que você não tenha estrutura de chaminé e não possa optar por um modelo a carvão, é possível comprar uma churrasqueira a gás. Elas são lindas e têm um design moderno.

    Pinterest homify

    É o modelo ideal para quem adora fazer churrasco nos finais de semana e não quer sair para um restaurante. Só não se esqueça de instalar um equipamento para sugar a fumaça: ela pode tomar conta da sua casa toda e até entrar pelas janelas dos vizinhos.

    Se quiser acertar ainda mais, aposte em espetos giratórios, que mantêm as carnes assadas uniformemente e ajudam a dar o gostinho do churrasco tradicional.

    3. Instale uma ilha

    Se o seu espaço permitir, construa uma ilha e confira ainda mais charme à sua área gourmet. Esse item torna o espaço mais funcional para os chefs amadores e ainda serve de apoio para que seus convidados conversem com você enquanto cozinha.

    Coloque tábuas de corte e instale um suporte para pendurar espetos e outros utensílios básicos para serem usados na cozinha.

    Ilhas com cooktop também agilizam as reuniões, aproximando todos os utensílios de preparo e melhorando o seu vai e vem, já que as pessoas não ficarão circulando ao seu redor na hora de cozinhar.

    Pinterest Decorfacil

    Certifique-se de que sua ilha tenha armários na parte inferior. Dessa forma, você pode colocar os ingredientes que mais usa, sem precisar ir até a cozinha cada vez que precisar melhorar seu tempero caseiro.

    Para ajudar ainda mais, opte por modelos que permitem que os aparelhos fiquem embutidos. Isso economiza espaço e ainda ajuda na hora da limpeza.

    4. Aposte em revestimentos fáceis de limpar

    Quando chegar o momento de resolver a estética da sua área gourmet, lembre-se de optar por revestimentos fáceis de limpar. Esse é um espaço que acumula muita gordura e poeira, por isso, o ideal é que tudo seja feito com materiais impermeáveis e antiaderentes.

    Nas bancadas, você pode utilizar azulejos ou cerâmica. Outra ideia é revestir as paredes com tijolos à vista, que camuflam a sujeira e ainda podem ser limpos sem dificuldades.

    Siga a mesma orientação para o piso. Já imaginou quantas marcas de sapato e gordura vão ficar carimbadas na sua área gourmet? Opte por porcelanato ou por lajotas, se o seu espaço permitir. O importante é facilitar a sua vida.

    5. Adquira uma chopeira

    Quer ser o anfitrião oficial? Então, a dica é você colocar uma chopeira na sua área gourmet. Além de charmosas, essas peças dão um ar profissional e cativa até aqueles que não são tão cervejeiros assim.

    Você precisa reservar um espaço para que a chopeira seja instalada, já que o barril e as mangueiras ficarão embutidas. Se preferir, deixe-os à vista, para que o espaço ganhe um ar industrial. Se quiser esconder as peças, uma ideia é você planejar um pequeno armário em madeira com porta.

    Sua chopeira será, sem dúvidas, a sensação de todas as festas.

    6. Construa um pequeno forno à lenha

    Quem resiste a uma pizza assada na hora e no forno à lenha? Praticamente ninguém, não é mesmo? Então, que tal construir um cantinho especial para isso na sua área gourmet?

    Pinterest Viva Decora

    Além de ser bonito e conferir um ar rústico ao ambiente, o forno permite que você prepare não só pizzas, mas também calzones, massas, carnes e muitos outros alimentos de um jeito bem profissional.

    E não se assuste com o espaço: hoje em dia, existem diversos modelos portáteis que não vão consumir toda a sua área!

    E mais uma ótima dica: nos dias frios, aproveite para queimar lenha no forno e esquentar um pouquinho a sua casa.

    7. Cultive uma horta

    Já imaginou pegar seus temperos fresquinhos, diretamente da sua horta? Isso é possível se você incluir uma área verde na sua varanda gourmet. O melhor é que não é preciso muito espaço para isso, já que, hoje, existem diversas formas de criar cultivos verticais.

    Pinterest Casa Abril

    Você pode comprar um suporte específico para hortas internas e plantar hortelã, alecrim, coentro e até tomates. Se preferir, crie seu próprio equipamento com paletes ou tábuas.

    A horta, além de facilitar na hora de colocar a mão na massa, ainda vai deixar seu ambiente mais bonito e cheio de vida. Você pode mesclar as ervas com algumas flores para criar um visual mais colorido.

    Viu como é fácil e prático construir um espaço gourmet no seu lar? Monte a sua e chame os amigos para inaugurar o espaço!

    Está mais animado para criar o melhor ambiente da sua casa e arrasar na decoração? Aproveite a visita e leia também o nosso post sobre instalação de piscinas na área gourmet!

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.