Anuncie

As Projeções para o Mercado Imobiliário em 2023

O mercado imobiliário em 2023 deve bater novos recordes de vendas e lançamentos, apesar da alta inflação e da lenta recuperação econômica do país.

As Projeções para o Mercado Imobiliário em 2023

Com o final do ano, cresce a expectativa para saber como vão se comportar as tendências de vendas e lançamentos do mercado imobiliário em 2023.

O segmento brasileiro, que se mostrou sólido nos últimos anos, apresentando recordes de crescimento mesmo durante a pandemia, tende a repetir os ganhos dos anos anteriores.

No entanto, as projeções para o mercado imobiliário em 2023 precisam considerar as particularidades do ano que está ficando para trás, como o resultado das eleições em 2022 e o cenário de recuperação econômica que o país ainda enfrenta no pós-pandemia.

Se você quer entender mais sobre o que esperar do mercado imobiliário brasileiro em 2023, continue a leitura e acompanhe nosso artigo.

Recapitulando: o mercado imobiliário nos últimos anos

As tendências que estarão em alta em 2023 são resultados do comportamento do mercado imobiliário nos últimos anos. A seguir, confira uma retrospectiva de alguns dos principais dados sobre o mercado imobiliário brasileiro em 2020 e 2021.

Recorde de vendas e lançamentos na pandemia

Ao contrário do que aconteceu em outros segmentos, a crise provocada pela pandemia da COVID 19 em 2020 não trouxe prejuízos para o mercado imobiliário.

As métricas do período registraram um recorde no número de vendas e lançamentos de unidades.

De acordo com dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), houve uma alta de 1,1% nos lançamentos e de 23,6% nas vendas. Os resultados do mercado imobiliário no período foram os maiores registrados desde 2014.

Queda e aumento da Taxa Selic

Em agosto de 2020, durante a pandemia da COVID 19, a Taxa Selic alcançou o patamar mais baixo da sua história: 2% ao ano.

Assim, aquele se tornou um excelente período para o crescimento do mercado imobiliário, que registrou recordes de vendas.

Mas a tendência de crescimento começou a se inverter a partir de abril de 2021, quando começou a sequência de aumentos da Taxa Selic. O ano fechou com um aumento da Selic para 9,25% ao ano, até então o maior patamar desde 2017.

Como consequência, o custo do financiamento imobiliário passou a ficar mais caro, mas isso não impediu que o mercado na totalidade batesse recorde de vendas e lançamentos.

A estimativa é de que os lançamentos de imóveis cresceram 27% em 2021 na comparação com 2020, totalizando 153,7 mil unidades, segundo levantamento da Abrainc. Já as vendas líquidas subiram 4,5%, chegando à soma de 126,7 mil unidades.

Sucesso dos imóveis de alto padrão

O mercado de imóveis de luxo não sofreu com a pandemia. Ao contrário, o setor bateu recordes de vendas em 2021. Segundo dados da Abrainc, as vendas de imóveis de alto padrão registraram um crescimento de 32% no período em comparação a 2020.

A venda de imóveis populares não ficou atrás. Em 2021, os lançamentos de imóveis residenciais cresceram 27%, totalizando 153.726 novas unidades, de acordo com levantamento da Abrainc/Fip.

Cenário atual: o mercado imobiliário brasileiro em 2022

Apesar das consecutivas altas da Taxa Selic, o mercado imobiliário brasileiro se mostrou aquecido durante o ano de 2022.

O número de novos imóveis vendidos no Brasil aumentou em 18% durante o primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. No total, a soma foi de 87.655 unidades vendidas nos primeiros 6 meses do ano.

Quando o assunto são os imóveis residenciais de alto e médio padrão, as vendas registraram um aumento de 103% entre janeiro e junho de 2020, em comparação ao primeiro semestre de 2021 (os dados são do Indicador Abrainc-Fipe).

No período verificado, foram vendidas 87.655 unidades residenciais por meio das 18 empresas vinculadas à Abrainc.

Além disso, 62.414 unidades foram lançadas no mercado, o que representa um aumento de 3% em comparação com o ano passado. É um cenário que aponta na direção de uma tendência em que as vendas das unidades superam o número de lançamentos.

Projeções para o mercado imobiliário em 2023

Agora que você sabe como se construiu o cenário do mercado imobiliário nos últimos anos, confira as projeções para o ano que está por vir. 

O impacto da eleição de 2022

As eleições de 2022, principalmente a disputa para o Governo Federal, possui um grande impacto no mercado imobiliário. 

Ainda assim, não há como prever de forma exata como o mercado reagirá ao resultado do pleito, que deu a Luiz Inácio Lula da Silva a conquista do cargo de Presidente da República.

Tudo dependerá das propostas, dos planos e das ações iniciais do novo Governo Federal a partir de 1 de janeiro de 2023.

Por outro lado, independentemente das novas políticas, a expectativa é a de que o mercado imobiliário brasileiro continue sólido e, muito provavelmente, mantenha o ritmo de crescimento visto nos anos anteriores.

Cresce a intenção de compra de imóveis

Mesmo com a lenta recuperação da crise econômica no país, 31% dos brasileiros de classes média e alta estão buscando um novo imóvel, seja para investimento, seja para aumentar o patrimônio ou apenas para sair do aluguel.

Os dados são do levantamento da Brain Inteligência Estratégica em parceria com a ABRAINC sobre o comportamento do consumidor do mercado imobiliário, que ouviu os consumidores sobre a intenção de compra de imóveis e da relação deles com o imóvel.

Entre as razões utilizadas pelos entrevistados da pesquisa sobre a compra de um imóvel, aparecem as pretensões de:

Os dados projetam resultados otimistas para o mercado mobiliário em 2023. Na contramão da lenta recuperação econômica do mais e alta inflação para o ano, cada vez mais imóveis tendem a ser lançados e vendidos nos próximos semestres.

Agora que você está por dentro das principais projeções para o mercado imobiliário em 2023, aproveite para aprender mais sobre o segmento com nosso glossário do mercado imobiliário.

É sua chance de se atualizar no universo da compra e venda de imóveis!

Datacenters e mercado imobiliário: o novo eixo da infraestrutura global

Os datacenters deixaram de ser apenas um tema de tecnologia e passaram a ocupar lugar central no mercado imobiliário global. À medida que o volume de dados cresce exponencialmente, empresas e governos precisam de estruturas físicas robustas para armazenar, processar e distribuir informações, e é justamente aí que entra a sinergia entre tecnologia e setor […]

Continuar lendo
Datacenters e mercado imobiliário: o novo eixo da infraestrutura global

Selic a 15% desacelera compra e venda de escritórios no 1º semestre

Com a Selic estabilizada no entorno de 15% ao ano, o mercado de compra e venda de escritórios perdeu tração no primeiro semestre, favorecendo movimentos mais seletivos e um olhar cirúrgico para preço, vacância e renda futura. Ao mesmo tempo, a alta do custo de capital empurra investidores para ativos financeiros e alonga decisões de […]

Continuar lendo
Selic a 15% desacelera compra e venda de escritórios no 1º semestre

Supremo analisa disputa sobre ITBI que afeta holdings e mercado imobiliário

O ITBI é um daqueles tributos que parecem simples, mas escondem decisões com forte impacto na compra e venda de imóveis, na organização de holdings patrimoniais e no planejamento sucessório. Em 2025, o Supremo Tribunal Federal pautou um novo capítulo dessa história: o Tema 1.348, que discute os limites da imunidade do ITBI na integralização […]

Continuar lendo
Supremo analisa disputa sobre ITBI que afeta holdings e mercado imobiliário

Nova lei amplia prazo de regularização de imóveis em fronteiras

A regularização de imóveis em fronteiras ganhou novo fôlego com norma federal aprovada em 2025, que prorrogou o prazo para ratificação de registros de áreas rurais localizadas na faixa de fronteira. A mudança beneficia milhares de proprietários e conduz a uma etapa importante de segurança jurídica, financiamento e transmissão de bens. Antes de avançar, vale […]

Continuar lendo
Nova lei amplia prazo de regularização de imóveis em fronteiras

Com média de 39 por dia, região de Campinas vende mais imóveis novos que RMSP no 1º semestre

Se você pesquisa imóveis em Campinas, vale saber que a região acaba de registrar um dos melhores semestres da sua história. Entre janeiro e junho de 2025, foram 7.141 unidades novas comercializadas, o que dá uma média de 39 negócios por dia e desempenho acima da Região Metropolitana de São Paulo. O avanço não surgiu […]

Continuar lendo
Com média de 39 por dia, região de Campinas vende mais imóveis novos que RMSP no 1º semestre

Fusões e aquisições despencam no mercado imobiliário, mas shoppings centers resistem

Os shoppings centers no mercado imobiliário atravessam 2025 com desempenho acima da média do setor, mesmo em um cenário de retração nas fusões e aquisições. Enquanto as operações de fusões e aquisições perderam fôlego no primeiro semestre, indicadores como ocupação e faturamento dos centros de compras se mantiveram sólidos, sustentados por combinação de lojas mais […]

Continuar lendo
Fusões e aquisições despencam no mercado imobiliário, mas shoppings centers resistem

Mercado imobiliário dos EUA cresce 57% em 5 anos enquanto casas encarecem

O mercado imobiliário dos EUA passou por uma transformação expressiva nos últimos cinco anos. Desde 2020, o valor agregado ao setor aumentou cerca de 57%, o que equivale a US$ 20 trilhões, chegando ao patamar recorde de US$ 55 trilhões. Esse crescimento impressiona pela magnitude, mas também revela um desafio para milhões de famílias: comprar […]

Continuar lendo
Mercado imobiliário dos EUA cresce 57% em 5 anos enquanto casas encarecem

Mercado imobiliário em SP troca ostentação por exclusividade

O mercado imobiliário em São Paulo sempre foi visto como palco da ostentação. Fachadas chamativas, apartamentos decorados com materiais raros e endereços que soavam quase como sobrenomes de prestígio eram os grandes atrativos. Mas esse cenário começou a mudar. Nos últimos anos, pesquisas apontam para um movimento de valorização do que especialistas chamam de “luxo […]

Continuar lendo
Mercado imobiliário em SP troca ostentação por exclusividade

Plaenge by Pininfarina: conheça o mais novo projeto de luxo em Curitba

Quando se fala em inovação e luxo no mercado imobiliário, poucos nomes conseguem traduzir essa essência tão bem quanto o Plaenge by Pininfarina. O novo empreendimento em Curitiba combina arquitetura autoral, sofisticação internacional e soluções que olham para o futuro. Além de oferecer um heliponto funcional e integração harmônica com a natureza, o Plaenge by […]

Continuar lendo
Plaenge by Pininfarina: conheça o mais novo projeto de luxo em Curitba

Por que o aluguel conquistou os milionários nos EUA e pode virar tendência aqui

Durante décadas, ser dono da casa própria era sinônimo de sucesso, especialmente entre quem tinha muito dinheiro, no entanto, o aluguel vem ganhando espaço nos últimos anos como uma alternativa cada vez mais estratégica, até mesmo entre milionários. Nos Estados Unidos, o número de pessoas com alto patrimônio que optam por viver de aluguel mais […]

Continuar lendo
Por que o aluguel conquistou os milionários nos EUA e pode virar tendência aqui

Mercado imobiliário: novo tributo pode pegar muitos de surpresa

A aprovação da reforma tributária no Brasil inaugurou uma nova era para o sistema de arrecadação do país e pode trazer impactos para o mercado imobiliário daqui. Entre os principais destaques está a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que promete unificar e simplificar a cobrança de tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e […]

Continuar lendo
Mercado imobiliário: novo tributo pode pegar muitos de surpresa

Preço dos imóveis residenciais sobe 0,50% e supera inflação

Apesar de o mercado imobiliário viver um cenário desafiador, com juros altos e inflação oscilante, os imóveis residenciais seguem mostrando força no mercado brasileiro. Em agosto, o preço médio de venda avançou 0,50%, superando os principais índices inflacionários do período. Para quem busca segurança patrimonial ou pensa em investir em imóveis, esse dado é um […]

Continuar lendo
Preço dos imóveis residenciais sobe 0,50% e supera inflação

Cadastro imobiliário: Nova Regra da Receita Federal Pode te Afetar

Prepare-se para uma mudança que pode mexer diretamente no valor que você paga de imposto sobre o seu imóvel: o novo Cadastro Imobiliário A Receita Federal oficializou a adoção do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) e do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), criando uma nova realidade na forma como o governo acompanha e […]

Continuar lendo
Cadastro imobiliário: Nova Regra da Receita Federal Pode te Afetar
Mais notícias de Mercado Imobiliário