Saiba usar o Funil de Vendas para melhorar a gestão da sua equipe comercial

Com o processo estratégico do funil de vendas, você pode aumentar as vendas de qualquer produto ou serviço de forma recorrente e dinâmica...

Saiba usar o Funil de Vendas para melhorar a gestão da sua equipe comercial

Você já deve ter ouvido falar sobre o funil de vendas e como esse processo estratégico pode aumentar as vendas de qualquer produto ou serviço de forma recorrente e dinâmica.

Também conhecido como pipeline de vendas, essa metodologia consiste no desmembramento do processo de negociação em vários estágios até a concretização da venda.

No artigo de hoje vamos abordar a importância dessa metodologia para que você saiba como conduzir e melhorar a gestão comercial da sua equipe e assim obter melhores resultados.

Entenda os estágios do funil de vendas

Para poder gerenciar e saber exatamente onde melhorar no seu processo de vendas é preciso antes entender como o consumidor se comporta em relação ao seu produto.

Em nosso portal, temos isso muito bem mapeado e por isso apresentamos o nosso funil de vendas para facilitar a sua gestão comercial. Acompanhe abaixo:

Pesquisa

A primeira etapa de toda jornada ocorre com a pesquisa no portal onde o cliente escolhe o tipo e as características do imóvel ou do veículo, sendo ele uma casa, um apartamento, uma sala comercial, um carro, uma moto, etc.

Visualização do anúncio

Depois da pesquisa, o prospect demonstra interesse no seu imóvel ou veículo, avaliando as características técnicas, localização, estado do imóvel ou veículo e principalmente o seu valor.

Cliques

Depois do seu anúncio despertar interesse, o usuário clica no mesmo e preenche o formulário de contato para tirar dúvidas ou agendar uma visita para saber mais sobre a oferta.

Fazendo contato

Depois de analisar as condições do produto anunciado, (imóvel ou veículo) o prospect parte para a ação desejada, podendo enviar uma mensagem para sanar as dúvidas mais pontuais, simular um financiamento ou agendar uma visita para conhecer o produto de perto e negociar.

Leads na mão

Com o lead na mão você tem praticamente 50% da venda concretizada, pois após analisar todas as características do produto em questão e as necessidades do prospect, fica mais fácil concretizar a venda.

Agendamento de visitas

Na etapa de agendamento da visita é onde que começa de fato a concretização da venda, pois o lead já demonstrou real interesse no produto.

Elaboração e envio de propostas

Depois da visita, é hora de elaborar e formalizar a proposta comercial que previamente foi negociada na visita. Essa etapa é o momento certo de mostrar os benefícios e as condições comerciais que mais se adéquam ao possível cliente.

Venda concretizada

Após a negociação e a aceitação da proposta, a venda em si é concretizada e o lead de fato é convertido em um cliente, podendo inclusive gerar novas vendas.

Vendo assim, todo o processo parece longo, mas ocorre rapidamente e quase que de forma automática. Por isso é importante entender esse ciclo de vendas: para saber como melhorá-lo!

No entanto, vale lembrar que as etapas podem ser “puladas” ou até mesmo não se concretizarem por diversos fatores. E é aí que entra o papel do profissional de vendas.

Entendendo como o lead e o futuro cliente se comporta, fica mais fácil entender como acompanhar e auxiliar os corretores em diversas etapas até a concretização da venda.

Como acompanhar e mensurar a performance de cada corretor

Uma das dificuldades de qualquer gestor comercial é saber exatamente como mensurar e acompanhar a performance de cada profissional de vendas.

Seria muito fácil mensurar o desempenho apenas pelas vendas geradas por determinado profissional. Quanto mais venda, melhor? Não é bem assim!

Quando falamos de performance, estamos nos referindo ao conjunto de habilidades que precedem a venda, o relacionamento e também o pós-venda. Vamos saber mais

Como o corretor se comporta com as adversidades

Nem sempre o cenário econômico está propício para a geração de negócios. Crise econômica, juros altos, políticas econômicas desestimulantes e desemprego são alguns dos fatores que contribuem para uma fase ruim em termos de vendas.

No entanto, são nesses momentos que podemos analisar o comportamento e mensurar de fato o desempenho de cada profissional. Essas adversidades podem mostrar como o corretor se comporta e quais suas atitudes para contornar tais situações.

Como lida com as objeções

Saber lidar com objeções é um dos grandes segredos de vendas. No entanto, nem todos os corretores (principalmente os iniciantes) possuem essa habilidade.

Saber lidar com objeções é apresentar alternativas praticamente irrefutáveis do ponto de vista do cliente. No entanto, essa habilidade deve ser amplamente treinada e praticada.

A criatividade para prospectar

Como o corretor prospecta novos clientes? Ele só utiliza métodos convencionais ou procura inovações? Ele sabe usar a tecnologia ao seu favor ou ainda está preso em ferramentas ultrapassadas?

Na maioria das vezes a criatividade é mais importante do que todos os métodos já criados. Por isso, a criatividade do corretor para conseguir mais oportunidades de negócios vale mais do que qualquer funil de vendas e deve ser considerada em sua performance.

O que abordar numa reunião com sua equipe comercial sobre funil de vendas

Para reforçar o conceito dessa metodologia do funil de vendas você pode acompanhar o desempenho da sua equipe comercial por meio de reuniões semanais ou em períodos que sejam convenientes para o seu negócio.

Focando no funil de vendas

Sem esse conhecimento os corretores não poderão entender a importância de se trabalhar com a jornada do consumidor (buyer journey).

Entender o funil de vendas dentro do seu segmento é a pauta mais importante de qualquer reunião, pois compreendendo como é o comportamento do consumidor é mais fácil concretizar uma venda.

Recebi um lead, e daí?

A qualidade no atendimento é uma habilidade e um dever que todo corretor deve priorizar. Embora o funil de vendas possua diversas etapas, toda a venda começa a partir do primeiro contato.

Sendo assim, o atendimento deve ser uma das principais abordagens em uma reunião, pois nada adianta ter a melhor solução do mercado se o profissional de vendas não sabe como lidar com o cliente.

Estratégias contra as principais objeções dos clientes

Saber as principais objeções dos clientes é uma das formas de aprimorar os serviços e melhorar a abordagem comercial de qualquer negócio.

As objeções na Internet acontecem por diversos motivos e compreendê-las é uma questão vital para ajustar as estratégias de vendas. Por isso, esse é um assunto extremamente importante para ser tratado numa reunião comercial sobre o funil de vendas.

Conclusão

Compreender o funil de vendas é importante para identificar como a tudo acontece antes de toda a jornada do consumidor, pois conhecer essa metodologia pode mudar a sua visão comercial para melhor.

Para finalizar, a equipe do Chaves na Mão elaborou uma planilha para que você saiba exatamente como mensurar o desempenho dos seus corretores e comprovar a eficácia do nosso portal.

Essa simples planilha tem como objetivo facilitar a sua visão e mensurar os esforços da sua equipe no que se refere à conversão de vendas e gestão comercial. Aproveite o material!

Baixar planilha Funil de Vendas

Intenção de compra de imóveis cai ao menor nível desde 2019 em meio à escassez de crédito

Apesar do bom momento dos últimos anos, a intenção de compra de imóveis é a menor do Brasil desde 2025. De acordo com a pesquisa Raio X FipeZAP referente ao segundo trimestre, apenas 33% dos entrevistados manifestaram intenção de comprar uma casa ou apartamento nos próximos três meses. Esse índice já havia sido de 35% […]

Continuar lendo
Intenção de compra de imóveis cai ao menor nível desde 2019 em meio à escassez de crédito

Mercado imobiliário têm recorde de lançamentos no 1º semestre de 2025, mas estoques diminuem e vendas se estabilizam

O mercado imobiliário brasileiro registrou um marco histórico no primeiro semestre de 2025. De acordo com a pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais, divulgada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o volume de lançamentos cresceu 6,8% em comparação com o mesmo período de 2024, totalizando 186,5 mil novas unidades, o melhor resultado desde o início […]

Continuar lendo
Mercado imobiliário têm recorde de lançamentos no 1º semestre de 2025, mas estoques diminuem e vendas se estabilizam

Tokenização imobiliária no Brasil é regulamentada com nova norma do COFECI

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) publicou no dia 14 de agosto de 2025 a Resolução nº 1.551, estabelecendo pela primeira vez um marco regulatório completo para a tokenização imobiliária no Brasil. A normativa institui o Sistema de Transações Imobiliárias Digitais (STID) como reguladora integral dos chamados Tokens Imobiliários Digitais (TIDs) e suas plataformas […]

Continuar lendo
Tokenização imobiliária no Brasil é regulamentada com nova norma do COFECI

Galpões logísticos: o novo queridinho do mercado imobiliário

Os galpões logísticos vêm ganhando espaço e protagonismo no cenário imobiliário do Brasil, impulsionados principalmente pela transformação do varejo e a crescente digitalização do consumo. Nos últimos três anos, o segmento apresentou um crescimento de 25% na região, segundo relatório da JLL, destacando-se como um dos ativos mais promissores para investidores e empresas. A pandemia […]

Continuar lendo
Galpões logísticos: o novo queridinho do mercado imobiliário

Setor imobiliário lidera a reabilitação de áreas contaminadas em São Paulo

A reabilitação de áreas contaminadas tem ganhado protagonismo no setor imobiliário de São Paulo, impulsionada pelo uso de ciência, tecnologia e soluções sustentáveis. O mercado tem assumido papel estratégico na recuperação de terrenos degradados, transformando passivos ambientais em ativos urbanos com valor social, ambiental e econômico. Essa atuação não apenas contribui para a revitalização da […]

Continuar lendo
Setor imobiliário lidera a reabilitação de áreas contaminadas em São Paulo

Onde o mercado imobiliário está em alta? Confira o ranking das cidades com maior demanda segundo o novo IDI Brasil

O ranking mercado imobiliário Brasil, divulgado em julho de 2025, revela quais cidades brasileiras estão com a maior procura por imóveis residenciais, segundo a 4ª edição do IDI (Índice de Demanda Imobiliária). Com um cenário de estabilização da Selic e otimismo no setor da construção civil, o estudo analisa 77 municípios com forte potencial para […]

Continuar lendo
Onde o mercado imobiliário está em alta? Confira o ranking das cidades com maior demanda segundo o novo IDI Brasil

Chaves na Mão Chega a Marca de 1 Milhão de Anúncios em SP!

O Chaves na Mão alcançou uma nova marca histórica: agora, nosso portal conta com mais de 1 milhão de anúncios de imóveis na cidade de São Paulo! Mesmo sabendo que este número é uma grande conquista, sabemos que ela ainda é só o começo e nosso objetivo é chegar até o topo! Outras conquistas do […]

Continuar lendo
Chaves na Mão Chega a Marca de 1 Milhão de Anúncios em SP!

Como Evitar Enchentes nas Grandes Cidades

Saber como evitar enchentes nas grandes cidades é algo essencial e este trabalho pode ser feito tanto pelo governo quanto pela população. Em maio de 2024, fortes chuvas inundaram diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul. Além de destruir estruturas urbanas, casas, comércios e carros, a tragédia deixou mais de meio milhão de […]

Continuar lendo
Como Evitar Enchentes nas Grandes Cidades

Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

As inteligências artificiais já são uma realidade e estão bombando e automatizando vários processos no dia a dia das empresas de todo o mundo. Apesar de ser uma tendência, nós do Chaves na Mão estamos nadando contra a correnteza e ao invés da automatização, oferecemos um dos melhores atendimentos humanizados do Brasil! Apesar de terem […]

Continuar lendo
Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Imagina que você está vendo o anúncio de um produto caro e que fará total diferença na sua vida, porém, a página não oferece muitos dados, ou pior: possui informações erradas. Com toda a certeza, isso é bem frustrante, certo? Mas você já parou para pensar que isso é ruim tanto para quem compra quanto […]

Continuar lendo
Como Montar um Anúncio Perfeito de Imóveis no Chaves na Mão e Potencializar suas Vendas!

Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Se você mora de aluguel ou é um locatário, é importantíssimo entender o que é e como funciona uma quebra do contrato de aluguel. Afinal, é neste documento que estarão especificadas todas as regras, tempos de locação, direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do locatário. Caso alguma das regras sejam descumpridas, é necessário fazer […]

Continuar lendo
Entenda Tudo Sobre a Quebra do Contrato de Aluguel

Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Com toda a certeza, o Minha Casa Minha Vida é um dos projetos de habitação mais importantes já implementados no Brasil. O seu principal objetivo é garantir o acesso a compra de imóveis para famílias de baixa e média renda. Com isso, ganha o consumidor, que realizará o sonho da casa própria, e ganha o […]

Continuar lendo
Construindo Futuros: Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda

Com o início do segundo trimestre do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o temido leão do IR, mas afinal, você sabe como declarar o aluguel no seu imposto de renda? Pode até não parecer, mas muitos não sabem que o aluguel deve sim ser declarado no imposto de renda, e, além disso, […]

Continuar lendo
Como Declarar o Aluguel no Imposto de Renda
Mais notícias de Mercado Imobiliário