Conheça o bairro Jardim Botânico em Porto Alegre

    Saiba todos os benefícios de viver em um dos bairros mais tradicionais da capital gaúcha. Conheça o bairro Jardim Botânico em Porto Alegre.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 mes atrás

    Saiba todos os benefícios de viver em um dos bairros mais tradicionais da capital gaúcha.

    Com mais de 245 anos de existência Porto Alegre é uma das capitais mais tracionais, lindas e hospitaleiras do país.

    A cidade é banhada pelo lago do Guaíba que possui o pôr do sol mais encantador e demorado do mundo.

    A capital dos gaúchos é completa, com diversas opções de lazer e negócios muito bem sucedidos, e conta ainda com uma cultura local muito firmada em suas raízes, que preserva as danças típicas e o bom chimarrão, companheiro inseparável de seu povo.

    Entretanto, a história do município também é feita por seus bairros que, além de charmosos, carregam consigo a história e o desenvolvimento de seu povo pelas ruas.

    E para saber um pouco mais sobre um dos redutos mais especiais de Porto Alegre, preparamos um artigo para contar cada detalhe deste lugar que atrai visitantes, moradores e investidores de todos os cantos do estado e do Brasil, o Jardim Botânico.

    O Mais belo Jardim da capital gaúcha

    A história do Jardim Botânico, tem início no ano de 1959, onde até então estava localizado o bairro da Vila Russa. Na época, o local foi escolhido para receber o Jardim Botânico da cidade, com uma área verde de 39 hectares. Pouco tempo depois, com a execução do projeto do Jardim Botânico que ocupa 34% da área total do lugar, seu nome acabou se popularizando entre os moradores e visitantes e o bairro passou a ser conhecido como Jardim Botânico oficialmente.

    Localização

    Assim como outras grandes capitais do Brasil, Porto Alegre também é repleta de agitação, mas a fuga certa das aglomerações e até mesmo dos ruídos da cidade, certamente encontra sossego no bairro do Jardim Botânico, que é perfeito para quem procura qualidade de vida, sem abrir mão da estrutura da cidade.

    Suas principais vias são a Rua Guilherme Alves e Barão do Amazonas, sem falar da tradicional Avenida Ipiranga, que também está em seu entorno. A apenas 7 quilômetros do Centro Histórico de POA e a 12 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, no Jardim Botânico é possível encontrar ainda algumas das mais famosas churrascarias de Porto Alegre – para se deliciar com um famoso churrasco gaúcho – além de farmácias, padarias, agências bancárias, shoppings, hospitais e universidades de prestígio nacional e internacional.

    Transito

    Por se tratar de um bairro mais afastado da agitação, o Jardim Botânico possui movimentação relativamente tranquila, já que além do pouco tráfego de veículos possui em sua área todos os serviços básicos que seus moradores necessitam.

    Segurança

    A segurança do Jardim Botânico também faz jus à calmaria do lugar. Por ser uma área majoritariamente residencial e com pontos turísticos famosos da capital – como o próprio Jardim Botânico – o bairro oferece uma certa movimentação em suas dependências, mas com proteção.

    Saúde

    Hospital de Clínicas

    O Jardim Botânico está próximo a um dos melhores hospitais do Brasil, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – além do Hospital São Lucas que também oferece residência médica aos alunos de medicina da Pontifícia Universidade Católica do estado, a PUCRS.

    Hospital São Lucas

    Gastronomia

    Churrascaria Roda de Carreta

    As opções gastronômicas do Jardim Botânico trazem variedade para toda a família, começando pela Churrascaria Roda de Carreta, passando pelo Empório Santa Fé e chegando até o Shark Sushi, um restaurante de comida japonesa que também é muito bem frequentado e elogiado por seus pratos na cidade.

    Empório Santa Fé
    Shark Sushi

    Vida noturna no Jardim Botânico

    Boteco do Natalício

    Além da gastronomia que falamos acima, a vida noturna do Jardim Botânico também dispõe de boas opções, como o Boteco do Natalício que é uma ótima pedida para fazer aquele Happy Hour com os amigos do trabalho e o Boteco Vitória que também é uma excelente opção de comes e bebes ao maior estilo barzinho. E para quem gosta do famoso Xis ao estilo gaúcho, também pode aproveitar as delícias do Cavanhas, um dos mais tradicionais de Porto Alegre e do estado.

    Boteco Vitória
    Cavanhas

    Cultura e lazer no Jardim Botânico  

    Parque Ararigbóia
    Museu de Ciências Naturais

    Opções de cultura e lazer é o que não falta no Jardim Botânico, começando pelo próprio local dá nome ao bairro, bem como o Parque Ararigbóia e a Praça Frei Orland, ideais para aproveitar a natureza a céu aberto. O museu de ciências naturais da PUCRS também é uma ótima pedida para a família inteira, assim como o shopping Bourbon Ipiranga, com várias opções de lojas, praça de alimentação e cinema. Os apaixonados por espetáculos teatrais e shows, garantem sua vez com o teatro Bourbon Country, que fica a 10 minutos de distância.

    Shopping Bourbon Ipiranga

    Educação

    Colégio Farroupilha

    Com opções que vão do infantil ao superior, nas proximidades do bairro do Jardim Botânico, é possível encontrar um dos colégios mais tradicionais da capital gaúcha, o Colégio Farroupilha. As instituições de ensino superior, presentes no Jardim Botânico, também possuem renome nacional e internacional, entre elas a PUCRS e o Campus de Ed. Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina.

    UFRGS

    O BEM ESTAR VIVE AQUI: O bairro do Jardim Botânico, em Porto Alegre, reúne o que há de melhor na capital gaúcha, oferecendo não apenas uma infraestrutura completa com farmácias, supermercados, hospitais, shoppings etc., mas um espaço tranquilo e que entrega a seus moradores a segurança necessária para que aproveitem uma vida feliz e tranquila. Relativamente novo, com menos de um século de existência, o Jardim Botânico se desenvolve cada vez mais, sendo uma das regiões da capital mais valorizadas dos últimos anos por conta da ampliação da Avenida Ipiranga, que passa pelo bairro e é uma das mais importantes do município.

    SEU ENDEREÇO EM PORTO ALEGRE: Boa comida, comodidade, tranquilidade, bem-estar, opções de lazer, educação e saúde, tudo isso e mais um pouco está disponível no Bairro do Jardim Botânico em Porto Alegre.

    Se você está pensando em se mudar para a capital dos gaúchos ou até mesmo investir em um negócio próprio, saiba que esta é uma das melhores regiões disponíveis do município e que sua vida, certamente, será mais leve e repleta de natureza. 

    Relacionadas

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.