Conheça o bairro Auxiliadora em Porto Alegre

    Conheça o bairro Auxiliadora em Porto Alegre, confira o que tem para fazer no quesito gastronimia, comércio, vida noturna, cultura, lazer e muito mais!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 meses atrás

    A procura pelo lugar ideal para morar nem sempre pode ser considerada uma tarefa fácil. Com isso, muitas famílias buscam orientações em nosso portal, comparando alternativas e identificando as melhores regiões para viver. Sendo assim, continuamos nossa série apresentando o bairro Auxiliadora, que é considerado uma das melhores opções em Porto Alegre.

    Nesta leitura você encontrará um guia completo sobre a região, com os principais detalhes históricos, econômicos e urbanos. Dessa maneira, acreditamos que estará mais bem preparado para decidir, colhendo os benefícios que a escolha correta trará ao seu cotidiano. Sem mais demoras, acompanhe!

    O bairro Auxiliadora em Porto Alegre

    Como era de se esperar, esse é uma região com um longo percurso histórico, que teve o tempo necessário para o desenvolvimento de uma infraestrutura sólida, contando, inclusive, com boas soluções para o escoamento do trânsito. Sendo assim, não perca tempo e conheça mais sobre o bairro arborizado!

    História

    Fundado em dezembro de 1959, o Auxiliadora se desenvolveu por conta da então Estrada da Aldeia, atualmente reconhecida como uma artéria fundamental do bairro, atual avenida 24 de Outubro. Como toda rota importante, essa estrada conectava a capital à outra comunidade gaúcha, hoje o município de Gravataí.

    Nesse cenário, existem dois pontos que os historiadores utilizam para justificar a evolução local. Inicialmente, houve a construção de grandes moinhos de vento na região, aumentando o tráfego na famosa rota, que então passou a se chamar Estrada dos Moinhos de Vento.

    Em um segundo momento, a prefeitura determina a instalação de linhas de bonde para, assim, estimular a migração ao bairro, que, desde então, ganhou força no imaginário popular pela enorme integração urbana com o restante da capital.

    Localização

    Por conta da sua proximidade com o Centro, o Auxiliadora é definitivamente um dos bairros mais bem localizados em toda Porto Alegre, fazendo divisa com regiões igualmente nobres e bem posicionadas, como Mont’Serrat e Moinhos de Vento.

    Sua infraestrutura impecável anda na contramão do que se espera da região central de Porto Alegre. Com aproximadamente dez mil habitantes, o Auxiliadora se destaca na paisagem gaúcha pela predominância de árvores e residências com arquitetura clássica, remontando ao século XX e, assim, contrastando com o aglomerado cinza e frenético do centro histórico.

    Essencialmente, existem duas vias principais no bairro, que garantem a circulação e deslocamento para as demais regiões paralelas: as avenidas 24 de Outubro e Cristóvão Colombo.

    Trânsito

    De maneira geral, o Auxiliadora apresenta um trânsito fluido. Ainda assim, o fluxo de veículos aumenta consideravelmente nos horários de pico, quando logo cedo muitas pessoas se deslocam ao trabalho ou para a escola dos filhos. O inverso também acontece no fim da tarde. Os principais trechos de congestionamento são as ruas Marquês de Pombal e 24 de Outubro.

    Segurança

    Felizmente, esse é um bairro com baixos índices de violência, sendo considerado uma das regiões mais seguras em toda a capital. Para conquistar essa estatística, existem alguns fatores importantes, como uma população de bom poder aquisitivo, demografia majoritariamente residencial, bom policiamento e baixa desigualdade socioeconômica.

    Cultura e lazer

    Especificamente em cultura, as alternativas podem ser limitadas. Isso ocorre justamente pela sua localização, uma vez que o Auxiliadora compõe a região central de Porto Alegre, que já sedia uma extensa variedade de teatros, museus, clubes, parques e praças. Ainda assim, não poderíamos deixar de destacar o Instituto NT de Cinema e Cultura.

    Vida noturna

    Apesar da composição residencial, o Auxiliadora sedia algumas boas opções para quem busca “agito”. Assim, a vida noturna no bairro é relevante por conta de estabelecimentos como o badalado 72 New York, o roqueiro Art&Bar e o sofisticado Rosário Resto Lounge.

    Gastronomia

    Definitivamente, o ponto alto do Auxiliadora. Para os empreendimentos gastronômicos, essa região é perfeita, unindo acessibilidade, proximidade com o público-alvo e bons valores imobiliários na locação e/ou aquisição de prédios ou salas comerciais. Para um tour culinário, nossas recomendações são:

    Educação

    Nesse quesito, o Auxiliadora torna a se afirmar como uma das melhores alternativas familiares em Porto Alegre. Afinal de contas, esse é um bairro repleto de soluções estudantis como:

    • creches;
    • escolas de idiomas, música e teatro;
    • escolas com ensino fundamental, médio e preparatório.

    Com todas essas opções, ainda se pode escolher entre escolas públicas e particulares, atendendo as condições financeiras de uma ampla gama de famílias. Para além disso, vale lembrar a privilegiada localização do Auxiliadora que, sendo “colado” ao centro, ainda possibilita um rápido acesso aos colégios mais tradicionais da capital gaúcha.

    Saúde

    Esse é um quesito fundamental, tratando-se de um bairro familiar. Nesse sentido, o Auxiliadora não falha, já que oferece um número razoável de hospitais, clínicas e prontos-socorros em sua região. Aqui, vale destacar o Hospital Militar de Área de Porto Alegre e o São Pietro.

    Economia e Comércio

    O Auxiliadora conta com boa configuração demográfica e econômica, possibilitando uma comunidade saudável, familiar e estável financeiramente. Assim, destacamos que 56% dos habitantes do bairro são mulheres e que 17% da população é formada por idosos.

    Além disso, os quase dez mil habitantes são equilibrados em uma renda per capita de aproximadamente R$ 3.800, garantindo uma boa massa consumidora. Nesse aspecto, ressaltamos o comércio do Auxiliadora, que apresenta uma grande oferta de serviços e um leque ainda maior de opções gastronômicas.

    Com isso, o motor econômico do bairro está nas famílias que lá habitam, as principais responsáveis pelo fomento do comércio local. O Auxiliadora tem características especialmente residenciais e, dessa forma, não pode ser considerado um polo universitário, financeiro ou empresarial.

    Assim, o Auxiliadora se apresenta como uma excelente opção para aqueles que buscam estabelecer uma vida tranquila na capital gaúcha. Afinal de contas, o bairro consolida excelentes indicadores fundamentais à manutenção da qualidade de vida dos seus habitantes, com ampla oferta gastronômica, comercial e estudantil.

    E aí, gostou de saber como é morar no bairro Auxiliadora? Então, não perca a oportunidade de conferir as melhores ofertas de imóveis em Porto Alegre.

    Relacionadas

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.