Cansou da decoração? Saiba como remover o papel de parede

Desenvolvemos este guia sobre como remover o papel de parede, com dicas para fazer o manuseio desse material e evitar prejuízos às paredes do imóvel.

Cansou da decoração? Saiba como remover o papel de parede

Como remover o papel de parede

O papel de parede é uma das invenções mais versáteis da história da decoração! Na hora de decorar, o produto — disponibilizado em inúmeros materiais e acabamentos — garante flexibilidade ao consumidor, que pode escolher entre as mais variadas estampas, valores e tamanhos.

Mas não são apenas os preços e as opções que fazem dele uma boa escolha.

Como a decoração da nossa casa costuma refletir estados temporários de humor, redecorar o imóvel com frequência é possível com esse tipo de elemento.

Quem opta pelo papel conquista versatilidade para redecorar ambientes, podendo mudar drasticamente a estética com a simples substituição de uma estampa.

Pensando nisso, desenvolvemos este guia sobre como remover o papel de parede, com dicas para fazer o manuseio cuidadoso desse material e evitar prejuízos às paredes do imóvel. Acompanhe!

Como remover o papel de parede sem causar danos?

Primeiramente, precisamos ressaltar algo: o papel de parede — independentemente de seu material de fabricação — precisa ser removido com muita cautela.

Portanto, nada de fazer os procedimentos em momentos de estresse! Afinal, a remoção pode resultar tanto em um serviço perfeito quanto em um completo desastre, danificando a pintura e/ou o gesso das paredes.

Outro ponto a se considerar são os diferentes materiais do papel, que possuem algumas distinções nos procedimentos, visando uma retirada mais fácil e menos propensa a danos.

A seguir, mostraremos dicas de remoção específicas para os quatro tipos mais convencionais: antigos, removíveis, destacáveis e laváveis.

É importante frisar que, antes de qualquer procedimento, lembre-se de desligar a rede elétrica da sua casa. Em inúmeros dos processos, você lidará com a parede úmida ou literalmente ensopada, e nada mais perigoso que a relação água-tomadas.

Portanto, desligue a energia e dê início aos procedimentos, ok?

Papéis de paredes antigos e tradicionais

Esses são os modelos de remoção mais difícil. Essencialmente, trata-se de um composto puro de celulose, literalmente uma folha de papel, sem adições de verniz ou quaisquer outras camadas químicas. A textura é lisa, devido à frugalidade do material.

Por isso, a dica primária é: caso esteja removendo para aplicar outro papel de parede, evite comprar do tipo tradicional, pois isso facilita a aplicação e a remoção futuras.

1. Utilize um vaporizador

“Nossa, que trabalho!” — você pode imaginar. Mas, calma, porque, na realidade, o vaporizador só é recomendado para remover papéis sobre paredes de gesso, já que esse material é extremamente sensível à umidade. Se o seu papel de parede só entra em contato com o gesso do teto ou rodapé, você pode borrifar pouquíssima água quente nas regiões.

Com o material amolecido, você deverá fazer pequenas fendas, com uma espátula ou faca, destacando lentamente as seções de papel da parede.

Havendo resíduos, sutilmente encoste uma esponja com água quente sobre a seção, amolecendo o papel sem danificar a parede, descascando o restante.

2. Corte, encharque e descasque o papel

Aqui, as coisas ficam mais “fáceis” — ao menos em relação a gesso ou drywall. Nesse cenário, você possui um papel de parede tradicional sobre uma parede de alvenaria convencional. Primeiro, para facilitar o seu trabalho, será preciso de algum tipo de lâmina que faça cortes na superfície.

Depois, faça vários cortes horizontais no papel. A altura das fendas podem ser entre 20 e 30 centímetros. Dessa forma, a remoção acontecerá com o destaque de longas faixas de papel — desde que o material não rasgue — , deixando resíduos.

Para aplicar sobre o papel, você terá duas opções: água quente com sabão ou produto específico para essa remoção (ambos funcionam de igual maneira).

Aplique preferencialmente com uma esponja, pois, nesse caso, você pode encharcar a parede e facilitar todo o processo. Umedeça as faixas de baixo para cima.

Faixas úmidas e cola amolecida? Inicie a remoção utilizando uma espátula de paredes — facilmente encontrada em lojas de materiais de construção ou decoração.

Respeite o movimento de baixo para cima. Fazendo todo o processo com calma e sem afobação, você conseguirá retirar as faixas por inteiro.

Qualquer deslize ou movimento apressado causará rasgos. Caso isso aconteça, repita o processo na parte residual: umedeça com a esponja de água quente e sabão/produto específico, espere amolecer e, cuidadosamente, retire e descole o papel com ajuda da espátula.

Papéis de parede removíveis

Essa é a opção de mais fácil manutenção. Como o nome sugere, sua grande qualidade é a conveniência ao remover. Evidentemente, por ter maior funcionalidade, seu preço é elevado.

Geralmente, é a opção mais cara a ser comercializada. Entretanto, a facilidade vale a pena.

1. Puxe as tiras

E pronto! Essa opção possui pequenas “orelhas” na extremidade do material, que permitem que ele seja removido, deixando a parede nua e limpa sem a menor cerimônia. Apenas pela versatilidade já faz valer o preço!

2. Molhe e retire

“Opa! Mas ele não possui a tira?”. Calma, pois essa dica é apenas para o segundo tipo de removível, o que demanda água na remoção. Basicamente, você precisará fazer o mesmo procedimento do tradicional, mas a retirada é muito mais rápida e sem riscos de rasgos.

Papéis de parede destacáveis

Outro papel de fácil manuseio, pois é composto por duas camadas. A primeira, que estabelece contato com a parede, possui cola. A segunda, que traz a estampa, está sobre a primeira camada. Portanto, a sua remoção ocorre em duas etapas.

Na primeira, você apenas destaca a extremidade da camada estampada, descolando-a por completo da camada inferior. Depois, repita o procedimento dos papéis de parede removíveis com água: umedeça o papel, espere a cola amolecer e, então, retire tudo com uma espátula.

Papéis de parede laváveis

Essa opção é um tanto complicada de lidar. A versatilidade do papel lavável é exatamente a resistência à umidade, e isso permite higienizá-lo ao longo de sua utilização.

No entanto, quando chegar a hora de remover, você precisará lidar com algumas etapas extras. Entenda!

1. Lixe o papel de parede

Você precisará remover a camada impermeabilizante que o papel possui para, então, aplicar a água e fazer a remoção. Aqui, vai um adendo importante ao lixar: utilize apenas lixas, preferencialmente as grossas. Se você utilizar palhas de aço ou escovas metálicas, poderá deixar resíduos metálicos na parede.

Em uma futura aplicação, isso ocasionará a oxidação do próximo papel de parede.

2. Remoção com água

Aqui, entra o procedimento comum aos outros papéis. Removida a camada química, faça os procedimentos anteriores: cortar seções em faixas, umedecer, esperar a cola amolecer e retirar tudo com ajuda de uma espátula. 

Sobretudo, lembre-se: caso a insegurança bata no momento da remoção, você sempre pode optar por terceirizar o serviço. Afinal de contas, existem profissionais dispostos e capacitados a fazer a remoção, sem causar nenhum dano ao imóvel. Mas, como sempre, a comodidade tem seu preço.

E aí, o que achou dessas dicas sobre como remover o papel de parede? Úteis? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais.

Dessa maneira, você ajudará os seus amigos a não passarem sufoco na hora de remover a decoração!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe!

Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Para termos uma boa noite de sono é sempre importante que nosso colchão esteja limpo, mas você sabe como limpar o colchão a seco? Além de eliminar, bactérias e ácaros, fazer uma limpeza a seco no colchão te ajuda a economizar tempo e trabalho. Aliás, existem várias formas de fazer isso, que vão desde a […]

Continuar lendo
Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Com toda a certeza, um dos piores problemas que pode acontecer em casa é ter uma pia que não funciona, mas você sabe como desentupir a pia da cozinha ? Além de impedir o fluxo da água, uma pia entupida pode trazer outros problemas, como o mau cheiro, inundações e até mesmo problemas no encanamento. […]

Continuar lendo
Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Se você está pensando em construir, vender ou apenas saber o tamanho da propriedade, é necessário calcular a área do terreno. Além de ter uma noção do espaço total, você também pode ter uma noção do preço que o seu imóvel vale. E não para por aí: é essencial saber o tamanho do seu imóvel […]

Continuar lendo
Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Definitivamente o cupim é um dos grandes vilões da casa, pois eles destroem diversos móveis de madeira e outros objetos do lar. Apesar de serem pequenos, eles causam muito estrago e dores de cabeça e por isso é necessário saber como evitá-los. O ideal é sempre prevenir a entrada do cupim na sua casa, porém, […]

Continuar lendo
Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

Se você vive em uma região mais úmida, com toda a certeza, é essencial saber como tirar o mofo da parede. Além de deixar a casa feia e manchar as paredes de casa, o mofo também é prejudicial à saúde, e por isso, ele deve ser retirado com rapidez. Apesar de muitas pessoas não saberem […]

Continuar lendo
Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Você sabe o que é compostagem? Essa ação é uma prática sustentável que transforma resíduos orgânicos em um valioso recurso para o solo. Além de reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários, a compostagem enriquece o solo com nutrientes essenciais. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando esse artigo! Aqui, vamos […]

Continuar lendo
O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

No mundo moderno, cada vez mais pessoas buscam maneiras de viver de forma mais sustentável, saudável e consciente, e uma das formas de alcançar esses objetivos é através das hortas urbanas. Elas permitem a qualquer pessoa cultivar seus próprios vegetais em casa, mesmo que viva em um apartamento na cidade. portanto, neste artigo, exploraremos o […]

Continuar lendo
Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Fazer uma reforma pode ser algo bem trabalhoso e caro, porém, uma manutenção preventiva pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Sem dúvida, a empolgação de concluir uma reforma em sua casa pode ser irresistível, afinal, quem não gosta de ver um espaço renovado e mais aconchegante, não é mesmo? Porém, após todo esse […]

Continuar lendo
Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Com toda a certeza, os aromas desempenham um papel significativo em nossas vidas, afetando nosso humor, relaxamento e até mesmo nossa produtividade e uma maneira eficaz de incorporar fragrâncias agradáveis em sua casa é através do uso de incensos. Cada cômodo da casa tem suas próprias características e propósitos, portanto, escolher o incenso certo pode […]

Continuar lendo
Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Apesar de ser uma técnica milenar, a aromaterapia está muito em alta nos dias de hoje e, com isso, é interessante saber quais são os melhores óleos essenciais para usar em casa. Lembrando que esses óleos possuem qualidades que podem auxiliar em terapias e, além disso, cada uma possui um efeito diferente. Por isso, é […]

Continuar lendo
Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

Sem dúvidas, fazer uma mudança residencial é algo emocionante e empolgante, mas também pode ser um momento de muito estresse e ansiedade. Afinal, há uma tonelada de coisas a serem feitas e organizadas antes, durante e depois da mudança. Desde encaixotar os itens até levar os móveis para a nova residência, quase todas as etapas […]

Continuar lendo
Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes de uma casa ou apartamento, portanto, manter esse ambiente aconchegante é essencial para qualquer pessoa. Como a sala é uma área onde passamos grande parte do tempo relaxando, assistindo televisão, recebendo visitas e até mesmo trabalhando, a bagunça pode atrapalhar muito os nossos momentos de […]

Continuar lendo
10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!

Sem dúvida, a Páscoa é uma época muito especial para as crianças, e uma das tradições mais populares nesta época é a busca pelos ovos de Páscoa. Além de ser uma data religiosa, é um momento de renovação e celebração, onde a família se reúne para compartilhar momentos de alegria e diversão. Esconder os ovos […]

Continuar lendo
6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!
Mais notícias de Dicas e Reformas