Por onde devo começar na reforma do meu imóvel?

    Apesar de toda mão de obra envolvida na reforma de um imóvel, no final o esforço sempre vale. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Reforma do imóvel

    Apesar de toda mão de obra envolvida na reforma de um imóvel, no final o esforço sempre vale a pena. Afinal, não existe nada mais gratificante que planejar a planta e a decoração de cada cantinho da sua casa e, no final, vê-la renovada e bonita do jeito que imaginamos. Mas independente do cômodo que você vai reformar e do número de ideias e referências que você possui, se elas forem mal empregadas serão garantia de transtornos futuros. Por isso você precisa saber de alguns procedimentos importantes que deverão ser tomados em qualquer reforma, para que tudo seja muito econômico e que resulte em conforto e segurança aos moradores.

    Ter que lidar com pedreiros, eletricistas, pintores, lista de materiais de construção e muita poeira, durante dias – e até meses – é muito desgastante. Por isso, antes de iniciar sua obra ou reforma, confira as dicas que nós, do Portal Chaves na Mão preparamos para você, para que tudo fuja o menos possível do previsto:

    Planeje e defina o projeto

    Como em qualquer projeto, o planejamento é fundamental para o sucesso. Saber o que você deseja mudar, avaliar quais são as prioridades e o quanto tem para investir é o primeiro passo. Pense no que quer mudar em cada cômodo, assim você vai conseguir rascunhar a decoração e saber como vai aproveitar cada espaço do seu imóvel. Não esqueça de contratar profissionais especializados em cada etapa da reforma, afinal, você não pode fazer tudo sozinho. E não esqueça de fazer uma projeção do orçamento e ainda definir uma verba extra para possíveis imprevistos.

    Tenha a planta original do imóvel

    Antes de começar qualquer reforma é fundamental ter a planta original do imóvel em questão. Nela constam todas as informações sobre a estrutura, elétrica e hidráulica, e tê-la em mãos vai te poupar muito tempo e dinheiro.

    Legalize a reforma

    Caso a sua reforma inclua mudar a planta original do imóvel, rebaixar calçadas ou remover árvores, você precisará de autorização da prefeitura de sua cidade. E, no caso de apartamentos, além de não ser permitido descaracterizar a fachada do edifício, é preciso comunicar o síndico com antecedência, a fim de obter autorização para a obra.

    Siga regras

    Em condomínios, ainda, é necessário conhecer e respeitar as regras de dias e horários de trabalho, assim como organizar estoque do material e eliminação de entulhos. Se não for esse o caso, use seu bom senso e siga as regras de convivência.

    Contrate mão de obra especializada

    Você pode contratar profissionais autônomos de sua confiança, ou contratar uma empresa especializada que vai cuidar de todas as etapas. Independente do profissional que escolha, é importante ter referências de sua experiência. Defina um cronograma e metas das tarefas junto com o responsável.

    Compre materiais

    Antes de comprar os materiais, faça orçamentos em pelo menos três fornecedores diferentes. Os preços variam muito e você pode economizar uma boa grana. Se comprar em grande quantidade tente conseguir um bom desconto.

    E agora que você já conhece todas as dicas, mãos à obra!

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.