Organize a área de estudos dos seus filhos

    Confira algumas dicas que vão te ajudar a organizar o ambiente de estudos das crianças e tornar o local o mais aconchegante e organizado o possível.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Área de estudos dos seus filhos

    A área de estudos do seu filho é um local muito importante para que ele possa se concentrar em sua lição de casa e estudar para aquelas provas que o deixam tão nervoso na véspera.

    Pensando nisso, nós, do Portal Chaves na Mão, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar o ambiente de estudos das crianças e tornar o local o mais aconchegante e organizado o possível, para ajudar o seu filho a aparecer com um boletim lindo em casa.

    Comece comprando uma escrivaninha ou bancada só para a criança, tornando o momento da lição de casa muito mais prazeroso. Tudo deve permanecer ao alcance dele, para que seja possível que ele realize suas tarefas sem a sua presença e ajuda obrigatória.

    Em seguida, parta para a organização dos objetos que estarão no ambiente, começando pelo descarte de materiais e brinquedos inúteis e/ou antigos e lembrando que os itens novos precisam caber no espaço que você dedicar à área de estudos. Portanto, o ideal é guardar ou doar os brinquedos que estiverem sobrando, dessa forma o ambiente não ficará sobrecarregado.

    Com o espaço limpo e disponível, o próximo passo é planejar a organização do mesmo. O principal quesito a ser observado é a praticidade, especialmente em se tratando dos itens do dia-a-dia. Nichos, caixas organizadoras, containers de plástico e cabideiros podem auxiliar nessa hora, o essencial é apenas que eles permitam boa visualização de tudo o que está guardado neles e que sejam de fácil acesso para a criança. Estantes também são uma ótima aposta na hora de melhorar a organização do ambiente, porém com a controvérsia de ocupar muito espaço. Independente da escolha, guarde na parte superior da estante os itens que não serão utilizados com tanta frequência, como coleções de livros, DVDs e jogos de tabuleiro.

    Outra grande dica na hora de organizar o material das crianças é separar cada um deles da maneira correta, para facilitar na hora de encontrá-los quando necessário. Uma das formas de separá-los é por tipo ou dia da semana em que cada um deles será utilizado. Deixar sobre a mesa de estudos somente o que for necessário, como porta-canetas e blocos de notas, é outra forma simples e eficiente de acabar com a bagunça.

    Um dos erros mais comuns da maioria das organizações do ambiente de estudos das crianças é guardar todos os materiais em caixas e caixinhas. Na maioria das vezes as pessoas, tentando esconder a bagunça ou impedir o acúmulo de sujeira, recorrem a gavetas e armários, mas não percebem que isso só vai dificultar o acesso à tais objetos, criando mais bagunça na hora de pegá-los ou deixando os mesmos em esquecimento.

    E, por fim, aposte em painéis magnéticos próximos ao ambiente de estudos das crianças, facilitando os estudos e aumentando a ordem do local. Quanto aos moveis, nada melhor do que posicionar a bancada ou mesa de estudos próxima de janelas, preservando a iluminação natural do ambiente e preferindo cadeiras com rodízios e regulagem de altura.

    E depois que o ambiente de estudo do seu pequeno estiver pronto, não esqueça de mostrar pra gente!

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.