7 dicas para montar uma biblioteca para as crianças

    Biblioteca para as crianças: O hábito da leitura é benéfico em qualquer idade. Veja dicas para você criar uma em sua casa!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Biblioteca para as crianças

    O hábito da leitura é benéfico em qualquer idade. Livros são fontes de conhecimento enriquecedoras, capazes de ampliar o vocabulário de quem lê e estimular a imaginação.

    E é exatamente por isso que é tão importante incentivar o hábito da leitura desde cedo nas crianças. Quanto mais cedo, melhor!

    E foi pensando nisso que nós, do Portal Chaves na Mão, decidimos listar algumas dicas para que você possa criar um “cantinho da leitura” agradável e funcional para seus filhos.

    Ficou curioso? Então confira:

    Reserve um espaço só pra isso

    Se em sua casa não houver um cômodo totalmente exclusivo para a biblioteca infantil, reserve um cantinho especial do quarto da própria criança, onde você colocará os livros e revistas dela para começar a cultivar o hábito de leitura.

    Basta um pouco de bom gosto e criatividade para que você consiga transformar qualquer área em um ambiente super atrativo aos pequenos, para que vocês possam desfrutar de boas histórias juntos.

    Seja lúdico

    Por se tratar de um ambiente para crianças, a biblioteca deve ter um toque lúdico e capaz de despertar o interesse dos pequenos.

    Aposte em cores, formas e ilustrações, que deixarão tudo muito mais interessante.

    Adesivos de parede, fantoches e fantasias tornam qualquer história mais divertida, e são uma ótima aposta para o cantinho da leitura.

    Invista em prateleiras

    Um dos pontos mais importantes da criação de uma biblioteca infantil é posicionar prateleiras em alturas mais baixas, ao alcance das crianças, para que elas mesmas sejam capazes de pegar os livros nos quais tiverem interesse, de forma independente, sem precisar da ajuda de um adulto para tal.

    Prefira prateleiras e nichos, leves e coloridos, que além de muito práticas e funcionais dão mais organização ao ambiente e aproximam a decoração do universo infantil.

    Conforto em primeiro lugar

    Além de bonita e organizada, não esqueça de tornar a nova biblioteca para as crianças bem confortável.

    Invista em tapetes macios, almofadas fofinhas, pufes coloridos e elementos que deixem seus filhos à vontade para ler e aprender.

    Crie um espaço aconchegante, de modo que os pequenos queiram estar nesse ambiente e façam suas leituras diárias de forma bem confortável.

    Capriche na iluminação do ambiente

    Leitura exige boa iluminação, portanto opte por cortinas fluidas, que não atrapalhem a iluminação do cômodo onde você está montando a biblioteca, além de instalar luminárias fofas pelo local.

    E não esqueça dos protetores de tomada, por se tratar de um ambiente infantil, garantindo a segurança de seus pequenos leitores.

    Equipe e mantenha a biblioteca organizada

    Use nichos, cestos, caixas organizadoras e revisteiros para organizar os livros, revistas e revistinhas que você colocar na biblioteca.

    Lousas, cadernos, lápis de cor e giz de cera também são ótimas ideias, já que a leitura tende a despertar a imaginação das crianças.

    Faça uma decoração temática

    Outra dica é seguir uma decoração conceitual, seguindo temas como universo da leitura, de contos de fadas ou super-heróis, por exemplo.

    Aposte em personagens que as crianças gostem bastante, e monte a decoração em torno desse tema.

    Por exemplo: vale colar adesivos do Pequeno Príncipe, incluindo citações do livro.

    E, depois de montar a biblioteca, basta escolher livros apropriados para a idade das crianças, estipular horários para a leitura, cultivar o momento da historinha e, até mesmo, convidar os amiguinhos ou primos das crianças para o dia do livro em sua casa.

    Acredite, é um investimento que super vale a pena!

    Você gostou do artigo? Agora confira nosso blog de decoração de quarto de bebê.