5 principais cuidados com animais em condomínio

Nesta leitura você saberá as espécies adequadas para convívio condominial e, por fim, as principais regras dos condomínios em relação aos animais. Confira!

5 principais cuidados com animais em condomínio

Animais em condomínio: Poucas coisas trazem tanto aconchego a um lar quanto a companhia amigável de um animal de estimação.

O Brasil é um dos países mais frutíferos aos empreendimentos para pets, em virtude do grande apego que todos têm pelos seus bichinhos.

No entanto, por muito tempo uma dúvida pairava sobre os guardiões e os síndicos: como lidar com animais em condomínio?

Há muito tempo que esse é um tema fértil para discussões ferrenhas nas reuniões de condomínio.

Por isso, pensando em você, no seu animal de estimação e no seu futuro imóvel, elaboramos este post!

Nesta leitura você terá a oportunidade de conhecer alguns cuidados para o seu animal de estimação, as espécies mais habituadas ao convívio condominial e, por fim, as principais regras dos condomínios em relação aos animais. Confira!

As 5 principais dicas para conviver com animais em condomínio

Em realidade, os condomínios não podem impedi-lo de ter um animal de estimação. Bichos como cães e gatos até têm passe livre para trafegar em elevadores e demais áreas comuns.

A única restrição considera a agressividade do animal que, se comprovada, torna o uso de focinheira obrigatório.

Por esse motivo, dentre inúmeros outros, o debate “animalesco” costuma ser repleto de tensão nas reuniões de condomínio. Mas aqui precisamos ressaltar que todo esse caos é gerado por dois grupos:

O segundo grupo é formado principalmente pelas pessoas que agem com má conduta em relação ao seu animal, deixando de recolher fezes e abandonando o animal por longos períodos, ocasionando latidos, uivos e destruição.

No fim das contas, quem sofre com isso? Os moradores, que simplesmente querem tocar a vida tranquilamente, com ou sem animal.

É bastante lógico considerar que você, leitor deste texto, faz parte da porção responsável da sociedade, preocupado não somente com o bem-estar do seu bichinho, mas também em respeitar o próximo.

1. Tenha atenção às regras do condomínio

É um fato judicial que eles não podem barrar o seu animal, no entanto, algumas regras acordadas em assembleia podem existir.

Por exemplo, algumas restrições de circulação de animais em áreas comuns podem ter justificativas sanitárias, como um salão de festas, cozinhas ou lavanderias coletivas.

Além disso, observe que, apesar da legislação, alguns condomínios podem apresentar a restrição aos animais.

Você estará amparado pela lei caso queira comprar essa briga, no entanto, ainda não tendo adquirido o imóvel: você implicaria em uma disputa judicial apenas para fazer o seu direito valer?

Demandar justiça pode ser um pouco complicado, mesmo que ela esteja ao seu lado.

Às vezes — esmagadora maioria — não vale a pena o incômodo, sendo mais sensato procurar outro imóvel que atenda às suas especificações de convivência e orçamento.

2. Priorize imóveis com uma área privativa

Privativa ou de serviço: essas dependências podem ser conjugadas com as lavanderias, podendo representar um bom cantinho para o seu pet.

Em realidade, ter um espaço somente do animal é fundamental para que ele se sinta seguro, principalmente durante a sua ausência.

Além do espaço exclusivo, é bacana preencher o ambiente com objetos para a distração do animal.

Quanto mais alternativas para ele se divertir, menos carente ele estará na sua ausência, diminuindo a probabilidade de uivos e inconvenientes com os seus vizinhos.

3. Habitue o seu pet a fazer as necessidades em um local específico

Quanto antes você domesticar o seu amigo animal, menos incomodação terá.

Não falamos de ensiná-lo 10 mil truques ou condutas comportamentais, apenas faça ele se habituar a fazer as necessidades em um local específico.

A grande dificuldade de criar um pet em um apartamento é essa, pois higienizar pisos, tapetes, paredes e sofás em um imóvel menor e mais restrito dá um baita trabalho!

É fato que pode ser um pouco difícil balancear as necessidades do pet com a manutenção do comportamento dele, evitando incômodos com a administração do condomínio.

Gatos se habituam rapidamente ao treinamento da caixa de areia, enquanto os cães demandam mais paciência, precisando de inúmeras tentativas — e erros! — para domesticá-los. A dica é utilizar tapetes específicos ou jornais.

4. Invista em acessórios de segurança

Além da preocupação de prover segurança ao seu animalzinho, você precisa considerar algumas práticas e condições fundamentais ao bem-estar do animal.

Não negligencie esse fator! Gatos, cães e animais de toda espécie são dotados de uma curiosidade tão infinita quanto ingênua.

Verifique se o imóvel tem telas de proteção nas janelas e sacadas, impedindo que uma fatalidade aconteça.

5. Pratique exercícios físicos com o seu pet diariamente

Outro ponto de muita importância: verifique se o condomínio tem dependências propícias à soltura do animal, como gramados, jardins ou parques cercados.

Independentemente da sua rotina, você precisa manter o hábito diário de exercícios com o seu animal de estimação, preservando tanto a saúde dele como a sua.

Vocês podem brincar correndo, usando brinquedos, galhos, pinhas, enfim, o que for necessário para a manutenção do bem-estar dele.

Os três animais mais amigáveis ao cotidiano do condomínio

As três espécies mais adequadas são também as mais populares. Confira!

Cachorros

Os mais adequados são os de pequeno e médio porte. Afinal de contas, quanto maior o cão, maior o espaço necessário e a demanda por exercícios.

Gatos

São animais bastante silenciosos, mas são muito curiosos. Ainda mais do que os cães, precisam de um espacinho só deles, repleto de brinquedos e objetos para distração.

Também é fundamental a instalação de telas de segurança em todas as saídas.

Roedores

São pequenos, silenciosos e comumente engaiolados. Por esse motivo, são os animais mais seguros à vida em apartamento.

As principais regras dos condomínios em relação aos animais

Como mencionamos, os condomínios não podem lhe impedir de ter um animalzinho de estimação, ainda mais no interior do seu imóvel.

Entretanto, as áreas comuns podem ter restrições, pois o uso delas é coletivo.

Portanto, alguns condomínios podem definir algumas regrinhas específicas para o convívio entre moradores e animais de estimação.

Geralmente, as condições são:

A adoção de um pet abraça muitas responsabilidades, portanto, é importante que você esteja apto a lidar com todas elas, em especial com as regras para animais em condomínio.

Se você gostou das dicas, acesse o nosso catálogo para conferir os principais destaques entre as casas de condomínios na sua região!

Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Para termos uma boa noite de sono é sempre importante que nosso colchão esteja limpo, mas você sabe como limpar o colchão a seco? Além de eliminar, bactérias e ácaros, fazer uma limpeza a seco no colchão te ajuda a economizar tempo e trabalho. Aliás, existem várias formas de fazer isso, que vão desde a […]

Continuar lendo
Aprenda Como Limpar Colchão a Seco de Forma Eficiente!

Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Com toda a certeza, um dos piores problemas que pode acontecer em casa é ter uma pia que não funciona, mas você sabe como desentupir a pia da cozinha ? Além de impedir o fluxo da água, uma pia entupida pode trazer outros problemas, como o mau cheiro, inundações e até mesmo problemas no encanamento. […]

Continuar lendo
Como Desentupir a Pia da Cozinha com Soluções Caseiras

Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Se você está pensando em construir, vender ou apenas saber o tamanho da propriedade, é necessário calcular a área do terreno. Além de ter uma noção do espaço total, você também pode ter uma noção do preço que o seu imóvel vale. E não para por aí: é essencial saber o tamanho do seu imóvel […]

Continuar lendo
Como Calcular a Área do Terreno do seu Imóvel

Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Definitivamente o cupim é um dos grandes vilões da casa, pois eles destroem diversos móveis de madeira e outros objetos do lar. Apesar de serem pequenos, eles causam muito estrago e dores de cabeça e por isso é necessário saber como evitá-los. O ideal é sempre prevenir a entrada do cupim na sua casa, porém, […]

Continuar lendo
Como Tirar o Cupim dos Móveis de Forma Simples

Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

Se você vive em uma região mais úmida, com toda a certeza, é essencial saber como tirar o mofo da parede. Além de deixar a casa feia e manchar as paredes de casa, o mofo também é prejudicial à saúde, e por isso, ele deve ser retirado com rapidez. Apesar de muitas pessoas não saberem […]

Continuar lendo
Guia Completo: Como Tirar Mofo da Parede

O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Você sabe o que é compostagem? Essa ação é uma prática sustentável que transforma resíduos orgânicos em um valioso recurso para o solo. Além de reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários, a compostagem enriquece o solo com nutrientes essenciais. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando esse artigo! Aqui, vamos […]

Continuar lendo
O Que é Compostagem e Como Fazê-la?

Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

No mundo moderno, cada vez mais pessoas buscam maneiras de viver de forma mais sustentável, saudável e consciente, e uma das formas de alcançar esses objetivos é através das hortas urbanas. Elas permitem a qualquer pessoa cultivar seus próprios vegetais em casa, mesmo que viva em um apartamento na cidade. portanto, neste artigo, exploraremos o […]

Continuar lendo
Hortas Urbanas: Como Cultivar seus Próprios Vegetais

Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Fazer uma reforma pode ser algo bem trabalhoso e caro, porém, uma manutenção preventiva pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Sem dúvida, a empolgação de concluir uma reforma em sua casa pode ser irresistível, afinal, quem não gosta de ver um espaço renovado e mais aconchegante, não é mesmo? Porém, após todo esse […]

Continuar lendo
Manutenção Preventiva: Dicas para Preservar sua Reforma

Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Com toda a certeza, os aromas desempenham um papel significativo em nossas vidas, afetando nosso humor, relaxamento e até mesmo nossa produtividade e uma maneira eficaz de incorporar fragrâncias agradáveis em sua casa é através do uso de incensos. Cada cômodo da casa tem suas próprias características e propósitos, portanto, escolher o incenso certo pode […]

Continuar lendo
Os Melhores Incensos para Cada Cômodo da Casa

Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Apesar de ser uma técnica milenar, a aromaterapia está muito em alta nos dias de hoje e, com isso, é interessante saber quais são os melhores óleos essenciais para usar em casa. Lembrando que esses óleos possuem qualidades que podem auxiliar em terapias e, além disso, cada uma possui um efeito diferente. Por isso, é […]

Continuar lendo
Quais Óleos Essenciais Usar em Cada Cômodo da Casa

Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

Sem dúvidas, fazer uma mudança residencial é algo emocionante e empolgante, mas também pode ser um momento de muito estresse e ansiedade. Afinal, há uma tonelada de coisas a serem feitas e organizadas antes, durante e depois da mudança. Desde encaixotar os itens até levar os móveis para a nova residência, quase todas as etapas […]

Continuar lendo
Dicas para Fazer uma Mudança Residencial sem Estresse

10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes de uma casa ou apartamento, portanto, manter esse ambiente aconchegante é essencial para qualquer pessoa. Como a sala é uma área onde passamos grande parte do tempo relaxando, assistindo televisão, recebendo visitas e até mesmo trabalhando, a bagunça pode atrapalhar muito os nossos momentos de […]

Continuar lendo
10 Dicas Indispensáveis Para Deixar a Sala Aconchegante

6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!

Sem dúvida, a Páscoa é uma época muito especial para as crianças, e uma das tradições mais populares nesta época é a busca pelos ovos de Páscoa. Além de ser uma data religiosa, é um momento de renovação e celebração, onde a família se reúne para compartilhar momentos de alegria e diversão. Esconder os ovos […]

Continuar lendo
6 Lugares Para Esconder os Ovos de Páscoa na Sua Casa!
Mais notícias de Dicas e Reformas