3 tipos de coisas que devem fazer parte da decoração de todo quarto de casal

    Entre um casal é preciso amor. Mas, em seu quarto é necessário mais - móveis e complementos. O que não pode faltar na decoração? Saiba tudo!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 mes atrás

    O que não pode faltar entre casais? A resposta mais provável, o amor. Agora, e no seu quarto? Quais os itens indispensáveis para a ambientação e personalização da decoração desse tipo de ambiente? Bem, esta questão é bem mais complexa. 

    Se quiser algumas sugestões, basta continuar acompanhando este texto! A seguir, algumas dicas de tudo que precisará comprar caso esteja montando pela primeira vez um quarto de casal.

    #1 Quanto aos itens mobiliários obrigatórios

    Cama

    As pessoas podem muito bem dormir em colchões diretos no chão. Agora, não há saúde – muito menos romance – que aguente tanto tempo numa situação assim. Todo quarto de casal precisa de uma cama. 

    E não pode ser qualquer cama, mas uma resistente para todos os movimentos dos parceiros; grande o suficiente para os seus corpos; e com a melhor densidade possível – compatível com a soma de seu peso.

    INÁ Arquitetura

    Roupeiro

    Se uma pessoa já guarda muitos pertences ao longo da vida, imagina duas. É possível que o casal necessite de um roupeiro bem amplo, com mais de duas postas. Talvez seja preciso que o móvel tenha lados com subdivisões internas distintas. 

    Afinal, cada pessoa pode ter itens diferentes a serem guardados no armário. Homens e mulheres costumam somar as mais variadas peças de vestuário.

    É interessante ter duas áreas de cabideiro no armário – uma mais curta, com cerca de 80 cm de altura; e uma mais comprida, para peças longas, com 1,10 m ou mais de altura. 

    Também será preciso uma área de gaveteiro e de prateleiras. Nichos superiores, onde ficarão as malas e roupas de cama, com uns 30 cm de altura – no mínimo. E inferiores, onde pode-se colocar os sapatos, talvez entre 12 e 18 cm de altura.

    Amaury Junior

    #2 Quanto aos itens mobiliários não obrigatórios

    Cabeceira e criados-mudos

    Existem pessoas que não sentem a menor falta de certas peças nas decorações de quartos, como cabeceira ou criado-mudo. Acontece que estes móveis são capazes de oferecer certa proteção e conforto muito válidos. 

    Tudo bem que são itens caros. Mas, isso não quer dizer que devam ser cortados da lista de comprar. Há formas bem simples e baratas de contornar este problema.

    Renata Cáfaro

    Uma ideia é substituir o modelo tradicional de cabeceira por uma placa comum, em MDF, revestida com espuma e tecido. Quanto aos criados, tudo é possível! Uma simples mesinha já seria a solução perfeita nesse caso. 

    Uma ideia é substituir o modelo tradicional de cabeceira por uma placa comum, em MDF, revestida com espuma e tecido. Quanto aos criados, tudo é possível! Uma simples mesinha já seria a solução perfeita nesse caso. 

    Agora, é preciso lembrar que numa relação à dois, cada membro pode ter suas preferências e necessidades. Quer dizer que os criados de cada um pode ter características distintas.

    Esther Zanquetta

    Cômoda e sapateira

    Bem, se o casal possuir muitos objetos que precisem ser guardados, é provável que haja, portanto, a necessidade de mais móveis no quarto. 

    Muitos itens pessoais, poderiam ser remanejados, sem problemas, de um guarda-roupa para uma cômoda – dependendo da situação, seria bom ter até duas cômodas. Entram na lista blusas, shorts, lingeries e mais.

    Outras peças não só poderiam como deveriam sair do armário – sobretudo por questões de higiene -, como os sapatos. Para isso, existe um móvel especial para guardá-los, este chamado de sapateira. 

    A única desvantagem disso é que muitas sapateiras não são adequadas para certos modelos de sapatos, como os de saltos e as botas. Daí abre-se uma exceção e eles acabam ficando jogados por aí ou em caixas.

    Dado Castello Branco e CASAon CASAon

    Poltrona, escrivaninha e penteadeira

    Outros móveis que até são dispensáveis, mas que deveriam estar na lista de itens para quarto de casal são estes três do título. 

    Pode-se ter, em algum canto vago e sem utilidade, uma pequena mesa – servindo ora de escrivaninha ou bancada para notebook e ora de penteadeira, para montagem de maquiagens e penteados. 

    Tatiana Coutinho + Roberta Vilela

    Quem gosta de ler no quarto também deve querer ter uma poltrona e mesinha auxiliar.

    Karen Pisacane

    Painel para TV

    Existem casais que não só descansam e namoram no quarto, mas – assim como suposto antes – também leem, trabalham e desempenham muitas outras atividades. 

    Algumas pessoas não abrem mão, por exemplo, de ter no ambiente uma TV – pensando em assistir, da cama, os seus filmes prediletos. Por um lado, isso pode comprometer a relação do casal; por outro, pode estimular o romance.

    Marília Veiga

    #3 Quanto aos itens de decoração

    Luminárias, espelhos, arranjos e bibelôs

    Agora, o toque final! Para deixar um quarto de casal mais convidativo e charmoso, seria preciso acrescentar algumas peças a mais na decoração. Uma coisa que se deve observar sempre é a iluminação. 

    Nesse caso, um sistema de luz misto é o ideal – ter a fonte de luz no centro do teto mais as complementares. Não esquecendo do abajures nos criados, luminária articulada no canto de leitura e direcionais frente ao roupeiro.

    Renata Basques eTrès Arquitetura

    Seria muito bom ter no quarto também alguns espelhos. Existem muitas boas razões para isso – para melhorar a iluminação do cômodo, refletir pontos estratégicos do ambiente, entre outras. 

    Acontece que a principal delas seria mesmo permitir que o casal possa ter sempre onde conferir seus looks diários.

    E por fim, os bibelôs, responsáveis pela personalização do cômodo. Eles teriam poder de deixar o ambiente mais atraente, estimulando os bons sentimentos e a paixão entre os parceiros. 

    Ana Yoshida

    São exemplos vasos de flores, porta-retratos, quadros, e mais.  

    Todas essas coisas até podem ser dispensáveis, mas, por certo, é melhor que façam parte da decoração do quarto do casal.

    Já decidiu o que vai colocar no seu?

    Estas dicas de decoração de quarto de casal foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Gostou do artigo? Continue com a gente e confira nosso blog de quartos decorados.