Fuja do tradicional rosa e azul, mais opções de cores para quarto de bebê

    A velha ideia de que quarto de bebê tinha que ser em rosa ou azul ficou para trás. Veja novas soluções de decoração em cores bem diferentes.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 meses atrás

    Em algum momento, por algum motivo, alguém estabeleceu que o rosa seria cor de menina e azul de menino. E, infelizmente, muitas pessoas concordaram com isto. 

    Então, toda vez que uma mãe estava grávida, logo já se pensava em fazer um enxoval para a criança em uma destas cores. Ainda bem que, passado um tempo, se chegou à conclusão de que roupas, acessórios e decoração de quarto de bebê não precisa ser só em rosa e azul.

    Revista Viva Decora

    Por que azul e rosa para quarto de bebê?

    Certas preferências que uma pessoa tem indicam muito sobre a sua personalidade. A cor é um exemplo. Em determinado momento da história, criou-se uma imagem de como seria o perfil psicológico e emocional das mulheres e dos homens. 

    E, assim, foi atribuída uma cor correspondente para cada sexo – sendo o rosa para as meninas e mulheres e o azul para meninos e homens.

    Revista Viva Decora

    O rosa é uma cor fantástica, que expressa alegria e excitação. Ela acentua o lado frenético, alto astral e vibratório de uma pessoa. Também lembra aqueles que emitem muito amor, que sabem ser afetuosos e carinhosos. É a imagem que a maioria das pessoas fazem das mulheres.

    Já o azul é uma cor mais misteriosa. Ela é mais fria também. Está relacionada às pessoas que são mais sedutoras, calculistas, pensativas e rígidas; que prezam a honra, o respeito e a confiança; que são altamente criativas; e aventureiras. Assim é o que muitos entendem do ser homem.

    Contudo, já se sabe que homens podem ser bastante românticos assim como mulheres podem ser independentes. Então, este pensamento de que todas as pessoas do mesmo sexo poderiam ser representadas por uma só cor é errado. 

    Na verdade, o correto seria pensar que cada pessoa pode manifestar preferência por uma determinada cor. Então, os pais teriam o direito a escolher a cor que quiserem para o quarto do seu bebê.

    César Valenccia

    Quais outras cores usar?

    Como você desejaria que o seu filho fosse? Que tipo de reação ou sentimentos pensa em despertar nele? É este tipo de pergunta que deve guiar a escolha da cor ou das cores para a decoração do quarto das crianças

    Observe as imagens deste texto e verá que as regras agora são outras. Aliás, que talvez, agora, que nem existem mais regras em se tratando de decoração de interiores.

    Enfim, quarto de bebê não precisa ser só rosa ou só azul – isto você já entendeu. Mas, então, que cores utilizar neste tipo de ambiente? 

    A resposta é todas. Para o quarto do seu filho, você pode montar um cenário multicolorido, tão alegre quanto um arco-íris. Toques em vermelho despertariam o intelecto dos pequenos. O verde ajuda no equilíbrio e no aprendizado. E tem o malva, em tese, na questão espiritual.

    Juliana PippiBY Arq&Design

    Também é possível criar quarto de bebê em violeta, estimulando a criança a sempre buscar por novas descobertas. 

    O laranja e o amarelo possuem uma energia muito boa e, dependendo da intensidade, passam segurança e estabilidade para os pequenos, assim como o marrom. O bege também é uma excelente alternativa, bem sereno, ajudando no descanso. E cinza, preto e branco já são cores neutras, deixando livre a expressão infantil.

    Vanja Maia Revista Viva Decora

    No decorrer do tempo, assim que a criança for amadurecendo mais as suas ideias e ir formando a sua identidade, os pais podem pensar em alterar a cor do seu quarto. Esta tentativa pode estar relacionada a dois fatores. 

    De agradar o filho, tornando este seu ambiente privativo mais a seu gosto. E controlar certos problemas de comportamento – por exemplo, pessoas muito agitadas tendem a ficarem mais calmas em quartos azuis.

    Ideais de decoração para quarto de bebê

    As decorações contemporâneas de quarto de bebê fogem do tradicional. Isto não quer dizer que elas não possam apresentar uma estética mais clássica. 

    Na verdade, elas podem ser montadas em estilo vintage, retrô, minimalista moderno, hippie, praiano, campestre, lúdico, futurista e muito mais. Ou seja, as novas propostas usam e abusam da criatividade e não seguem qualquer cartilha ou regras pré-determinadas.

    Jéssica Amaral Cordeiro Revista Viva Decora

    O que ocorre é que os pais, provavelmente, tentarão colocar no quarto de seu futuro filho um pouco de si e da vida que sonham em ter em família. 

    Por isso, escolha a cor que achar mais bonita para o quarto de seu filho!

    Morar Mais por Menos Goiânia 2017

    Essas dicas de cores para decorar quarto de bebê foram criadas pela equipe Viva Decora.