Anuncie

Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Sabia que a arquitetura e decoração do seu imóvel pode influenciar seus hábitos? Confira estas dicas práticas sobre como organizar a casa.

Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Neste texto, vamos esclarecer alguns importantes segredos não revelados sobre organização de ambientes. Afinal, você sabe de que forma as práticas de como organizar a casa podem influenciar as decoração de interiores? 

Isso mesmo, pensar sobre esta questão é algo que precisa ser feito desde o início da concepção do projeto.

Essa decisão deve alterar a escolha de móveis, revestimentos e até o próprio desenho de layout dos cômodos. Saiba mais a seguir.

Plano de layout

“O que faz uma casa ficar desorganizada?”

Algumas pessoas respondem esta pergunta afirmando que o principal motivo é a própria postura preguiçosa e irresponsável dos moradores?

Contudo, nem sempre é o caso. Sabia que a própria arquitetura pode induzir a comportamentos e ações? 

O planejamento de layout dos ambientes requer um estudo que analisa várias questões não só do imóvel, mas também de seus futuros ocupantes.

O modo como posicionamos os elementos em planta baixa pode fazer melhorar ou piorar as seguintes coisas:

  • A circulação de pessoas entre os espaços;
  • A circulação de ventilação natural e artificial dentro dos cômodos;
  • A incidência dos raios de luz sobre as áreas;
  • A comunicação entre pessoas;
  • O potencial de produção das suas atividades;
  • A alegria, bem pensar, conforto e tranquilidade;
  • E o incentivo para a melhor organização dos objetos dentro e fora dos armários – até mesmo orientando onde é o local para cada um deles.

Algumas decorações inclusive fazem as pessoas terem a impressão de que uma casa é desorganizada quando justamente é o oposto. 

O primeiro motivo é o excesso desnecessário de elementos utilizados para completar o layout.

Outras coisas que também podem influenciar nessa sensação são as cores e texturas utilizadas para o revestimento das superfícies. 

Quanto mais informação visual, pior pode ser a impressão que se tem da casa.

E quanto mais itens são colocados em uma decoração, mais difícil é fazer a limpeza e a manutenção dos interiores. Por isso, mais uma vez, a já tão conhecida frase dos modernistas faz sentido para aqueles que seguem um conceito de vida mais minimalista, “menos é mais”.

Móveis planejados

Também precisamos lembrar quanto faz diferença ter uma decoração composta por móveis planejados. Isso porque essas peças costumam atender muito mais as nossas necessidades. 

Quer dizer que, já na hora de projetar, podemos determinar quanta coisa gostaríamos ou precisamos ter em cada ambiente; além da forma com que será mais adequado guardar esses itens para que eles sejam mais bem preservados.

Hoje em dia, também podemos contar com os móveis prontos conhecidos como multifuncionais. Contudo, a qualidade dos móveis planejados é muito maior. 

Com os mesmos, podemos inclusive fazer um melhor aproveitamento da área livre dentro dos ambientes.

Significa muito mais locais para guardar as coisas, sem que elas precisem ficar espalhadas pelos ambientes, causando aquela impressão de desorganização.

Armários com portas de correr, além de fazer a decoração parecer mais clean, também facilitam a movimentação de tudo na hora de fazer arrumação da casa.

Superfícies lisas e em cores claras neutras também dão uma melhor impressão. De resto, é essencial pensar nas subdivisões internas destes armários.

Subdivisões inteligentes

O maior segredo para uma boa organização é o que encontramos dentro de closet, gaveteiros, baús e armários. As subdivisões internas contam para organização do fechamento com portas.

De nada adianta esconder a bagunça, isso não traz benefício algum, pois compromete não só a nossa rotina como também a nossa saúde e de toda a família.

Geralmente os móveis modulados apresentam medidas de gavetas e nichos que seguem um padrão. Porém, nem sempre esse padrão serve para o que precisamos e gostamos. Mais uma vez, justifica ter móveis planejados dentro de casa.

O mais adequado é que possamos ter alturas variadas de nichos. Vale também divisões fixas e móveis tipo colmeia dentro de algumas gavetas. 

Em certos casos, pode-se considerar fazer as prateleiras móveis ou com rodízios, para facilitar o acesso aos objetos que ficam ao fundo. E também existem soluções variadas – até mesmo em aramados – para aproveitar espaços sob zonas com pias, cooktops e mais.

O mais incrível dos projetos planejados é o quanto a decoração pode nos surpreender. Não é novidade – aliás, é uma prática buscada desde os tempos palacianos – de criar móveis com partes ocultas funcionais. 

Nos dias de hoje, isso resulta em baús sob acentos; nichos sob tampos de escrivaninhas e penteadeiras; pequenos nichos despensas na extensão lateral de geladeiras; e mais.

Acessórios e complementos

Existem outros detalhes ainda mais simples que podemos acrescentar à decoração da casa para que os ambientes permaneçam bem organizados. 

  • Para começar, caixas organizadoras de diversos materiais, tamanhos e cores. 
  • Também tem os cabideiros e ganchos de paredes. 
  • Nichos e prateleiras. 
  • Sapateiras simples. 
  • Fruteiras e estantes pequenas com rodízios. 
  • Cestas de diversos tamanhos – que podem virar suporte para controles, um local para colocar mantas ou toalhas, e até suporte para plantas.
  • Porta-trecos ou canecas para colocar material de escritório, de higiene e maquiagem.
  • Murais para recados, fotos, utensílios e ferramentas.
  • Suportes de parede de todos os tipos.
  • Faixas de ímã para parede – onde é possível colocar facas, tesouras, prendedores de cabelo e mais.
  • E prateleira suporte para quadros.

Pronto, agora é sua vez, siga essas sugestões e deixe sua casa linda e organizada!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

É fácil se empolgar em comprar flores, quadros, velas e tantos outros itens menores para casa. Mas são os elementos maiores, como os móveis, que importam para a composição de uma decoração de interiores.  O resto seria mesmo complemento – em alguns casos até supérfluo. Numa sala de jantar, por exemplo, não pode faltar mesa […]

Continuar lendo
Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

Como montar uma mesa de jantar perfeita?

Quem nunca quis montar uma mesa de jantar perfeita um dia, seja para mostrar para as visitas de sua casa ou para postar uma foto em seu instagram, não é mesmo? Neste artigo, traremos algumas dicas de como montar uma mesa de jantar perfeita para impressionar a todos na hora da refeição. Utensílios e toalhas […]

Continuar lendo
Como montar uma mesa de jantar perfeita?

Quarto Montessoriano para bebê: + de 65 modelos

No quarto montessoriano para bebê a decoração e a funcionalidade dos móveis são pensados para o desenvolvimento da criança . O quarto Montessoriano tem como principal foco a criança, e não o adulto como em casos de decoração de quartos tradicionais. Nestes, o principal objetivo é trazer mais funcionalidade para o adulto ao cuidar de […]

Continuar lendo
Quarto Montessoriano para bebê: + de 65 modelos

Charme e praticidade da bandeja no lavabo

Bandeja no lavabo A bandeja pode ser o item que faltava para dar um up na decoração de lavabo da sua casa. Confira dicas e se inspire para ter a sua! Como um sinônimo de praticidade e organização, a bandeja pode ser a peça que faltava à decoração de lavabo da sua casa! Para facilitar […]

Continuar lendo
Charme e praticidade da bandeja no lavabo

Banheiro pequeno com banheira: saiba como adaptar a sua

Banheiro pequeno com banheira Com alguns truques, é possível ter um banheiro com banheira mesmo sendo um espaço pequeno. Confira algumas dicas simples! Existe coisa melhor que chegar em casa depois de um dia super cansativo, preparar uma banheira com sais de banho e relaxar? Parece até coisa de filme, não é? Com alguns truques, é […]

Continuar lendo
Banheiro pequeno com banheira: saiba como adaptar a sua

Azulejo português no banheiro: o charme no revestimento!

O charme do azulejo português Entenda um pouco mais das referências do azulejo português no banheiro antes de usar no seu ambiente e inspire-se para ter no seu! O azulejo português tem como característica desenhos e formas geométricas, com detalhes florais ou arabescos que são um toque mais leve e refinado ao revestimento para banheiro. […]

Continuar lendo
Azulejo português no banheiro: o charme no revestimento!

Banheiro com decoração Feng Shui: confira algumas dicas!

Feng Shui no banheiro Ter um cômodo com boas energias é o que você precisa depois de um dia cansativo. Confira dicas para ter um banheiro com decoração Feng Shui Para ter uma casa confortável e aconchegante é preciso fazer algumas pequenas mudanças na decoração e, para isso, existem algumas técnicas! Uma delas é a Feng […]

Continuar lendo
Banheiro com decoração Feng Shui: confira algumas dicas!

Como fazer uma cozinha planejada perfeita para sua casa

Designer, orçamento, iluminação… Entenda o que mais considerar para fazer um projeto perfeito de cozinha planejada!

Continuar lendo
Como fazer uma cozinha planejada perfeita para sua casa

Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Confira as melhores ideias de decoração de cozinha para uma reforma rápida e fácil! Decorar sua cozinha é muito importante, afinal o cômodo é o coração da casa. No entanto, a cozinha não é apenas um espaço para as rotinas diárias, mas também um espaço inspirador e aconchegante para se reunir com amigos e familiares. […]

Continuar lendo
Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Como Decorar Quarto De Bebê Masculino —  Modelos De Inspiração

Está procurando inspirações para decorar quarto de bebe masculino? Veja algumas ideias neste artigo!

Continuar lendo
Como Decorar Quarto De Bebê Masculino —  Modelos De Inspiração

Como Decorar Uma Sala De Jantar Pequena: 5 Dicas Essenciais

Quer algumas dicas para decorar a sua sala de jantar pequena de um jeito elegante e confortável? Leia este artigo e tenha ideias!

Continuar lendo
Como Decorar Uma Sala De Jantar Pequena: 5 Dicas Essenciais

Torneiras pretas no banheiro: você experimentaria esta tendência?

Há dois anos, temos presenciado uma grande transformação em todos os setores do mercado global. Podemos citar, por exemplo, as mudanças de design e fabricação de produtos voltados à decoração de interiores.  O lançamento de novas tendências é uma consequência natural disso; uma resposta direta às novas necessidades expressas pelas pessoas, assim como sua nova […]

Continuar lendo
Torneiras pretas no banheiro: você experimentaria esta tendência?
Mais notícias de Sala