Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Sabia que a arquitetura e decoração do seu imóvel pode influenciar seus hábitos? Confira estas dicas práticas sobre como organizar a casa.

Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Neste texto, vamos esclarecer alguns importantes segredos não revelados sobre organização de ambientes. Afinal, você sabe de que forma as práticas de como organizar a casa podem influenciar as decoração de interiores? 

Isso mesmo, pensar sobre esta questão é algo que precisa ser feito desde o início da concepção do projeto.

Essa decisão deve alterar a escolha de móveis, revestimentos e até o próprio desenho de layout dos cômodos. Saiba mais a seguir.

Plano de layout

“O que faz uma casa ficar desorganizada?”

Algumas pessoas respondem esta pergunta afirmando que o principal motivo é a própria postura preguiçosa e irresponsável dos moradores?

Contudo, nem sempre é o caso. Sabia que a própria arquitetura pode induzir a comportamentos e ações? 

O planejamento de layout dos ambientes requer um estudo que analisa várias questões não só do imóvel, mas também de seus futuros ocupantes.

O modo como posicionamos os elementos em planta baixa pode fazer melhorar ou piorar as seguintes coisas:

  • A circulação de pessoas entre os espaços;
  • A circulação de ventilação natural e artificial dentro dos cômodos;
  • A incidência dos raios de luz sobre as áreas;
  • A comunicação entre pessoas;
  • O potencial de produção das suas atividades;
  • A alegria, bem pensar, conforto e tranquilidade;
  • E o incentivo para a melhor organização dos objetos dentro e fora dos armários – até mesmo orientando onde é o local para cada um deles.

Algumas decorações inclusive fazem as pessoas terem a impressão de que uma casa é desorganizada quando justamente é o oposto. 

O primeiro motivo é o excesso desnecessário de elementos utilizados para completar o layout.

Outras coisas que também podem influenciar nessa sensação são as cores e texturas utilizadas para o revestimento das superfícies. 

Quanto mais informação visual, pior pode ser a impressão que se tem da casa.

E quanto mais itens são colocados em uma decoração, mais difícil é fazer a limpeza e a manutenção dos interiores. Por isso, mais uma vez, a já tão conhecida frase dos modernistas faz sentido para aqueles que seguem um conceito de vida mais minimalista, “menos é mais”.

Móveis planejados

Também precisamos lembrar quanto faz diferença ter uma decoração composta por móveis planejados. Isso porque essas peças costumam atender muito mais as nossas necessidades. 

Quer dizer que, já na hora de projetar, podemos determinar quanta coisa gostaríamos ou precisamos ter em cada ambiente; além da forma com que será mais adequado guardar esses itens para que eles sejam mais bem preservados.

Hoje em dia, também podemos contar com os móveis prontos conhecidos como multifuncionais. Contudo, a qualidade dos móveis planejados é muito maior. 

Com os mesmos, podemos inclusive fazer um melhor aproveitamento da área livre dentro dos ambientes.

Significa muito mais locais para guardar as coisas, sem que elas precisem ficar espalhadas pelos ambientes, causando aquela impressão de desorganização.

Armários com portas de correr, além de fazer a decoração parecer mais clean, também facilitam a movimentação de tudo na hora de fazer arrumação da casa.

Superfícies lisas e em cores claras neutras também dão uma melhor impressão. De resto, é essencial pensar nas subdivisões internas destes armários.

Subdivisões inteligentes

O maior segredo para uma boa organização é o que encontramos dentro de closet, gaveteiros, baús e armários. As subdivisões internas contam para organização do fechamento com portas.

De nada adianta esconder a bagunça, isso não traz benefício algum, pois compromete não só a nossa rotina como também a nossa saúde e de toda a família.

Geralmente os móveis modulados apresentam medidas de gavetas e nichos que seguem um padrão. Porém, nem sempre esse padrão serve para o que precisamos e gostamos. Mais uma vez, justifica ter móveis planejados dentro de casa.

O mais adequado é que possamos ter alturas variadas de nichos. Vale também divisões fixas e móveis tipo colmeia dentro de algumas gavetas. 

Em certos casos, pode-se considerar fazer as prateleiras móveis ou com rodízios, para facilitar o acesso aos objetos que ficam ao fundo. E também existem soluções variadas – até mesmo em aramados – para aproveitar espaços sob zonas com pias, cooktops e mais.

O mais incrível dos projetos planejados é o quanto a decoração pode nos surpreender. Não é novidade – aliás, é uma prática buscada desde os tempos palacianos – de criar móveis com partes ocultas funcionais. 

Nos dias de hoje, isso resulta em baús sob acentos; nichos sob tampos de escrivaninhas e penteadeiras; pequenos nichos despensas na extensão lateral de geladeiras; e mais.

Acessórios e complementos

Existem outros detalhes ainda mais simples que podemos acrescentar à decoração da casa para que os ambientes permaneçam bem organizados. 

  • Para começar, caixas organizadoras de diversos materiais, tamanhos e cores. 
  • Também tem os cabideiros e ganchos de paredes. 
  • Nichos e prateleiras. 
  • Sapateiras simples. 
  • Fruteiras e estantes pequenas com rodízios. 
  • Cestas de diversos tamanhos – que podem virar suporte para controles, um local para colocar mantas ou toalhas, e até suporte para plantas.
  • Porta-trecos ou canecas para colocar material de escritório, de higiene e maquiagem.
  • Murais para recados, fotos, utensílios e ferramentas.
  • Suportes de parede de todos os tipos.
  • Faixas de ímã para parede – onde é possível colocar facas, tesouras, prendedores de cabelo e mais.
  • E prateleira suporte para quadros.

Pronto, agora é sua vez, siga essas sugestões e deixe sua casa linda e organizada!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.