Jeep Commander: luxo americano com alma brasileira
Conheça os motivos que fazem do Jeep Commander um dos SUVs mais completos, espaçosos e sofisticados à venda no mercado brasileiro atual.
O Jeep Commander é o primeiro SUV de sete lugares desenvolvido e produzido no Brasil pela marca.
Posicionado acima do Compass, ele busca conquistar quem deseja espaço, sofisticação e capacidade off-road em um só veículo.
Lançado em um momento de crescente demanda por SUVs espaçosos, o Commander se destaca como uma alternativa nacional aos modelos importados que dominavam essa faixa de mercado.
Ele combina o DNA off-road da Jeep com uma proposta mais refinada, voltada ao público familiar.
Além disso, seu projeto foi pensado para oferecer conforto sem abrir mão da performance em diversos tipos de terreno, um equilíbrio que poucos concorrentes conseguem atingir.
Mas será que ele entrega o que promete? Neste artigo, vamos analisar todos os aspectos relevantes para você decidir se vale a pena investir no Commander.
Breve histórico do do Jeep Commander e seu posicionamento no mercado
Lançado em 2021, o Jeep Commander chegou com a missão de preencher a lacuna entre o Compass e modelos mais caros como o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer.
Derivado da mesma plataforma do Compass e do Renegade (a Small Wide), o Commander se diferencia pelo porte maior, acabamento mais refinado e possibilidade de transportar até sete ocupantes com conforto.
Desde o lançamento, o modelo conquistou um bom público e passou a rivalizar também com SUVs como o Volkswagen Tiguan Allspace e o Caoa Chery Tiggo 8, entregando um pacote completo que combina design, tecnologia e desempenho.
A quem o Jeep Commander se destina
O Jeep Commander é ideal para famílias grandes que não abrem mão do conforto e da segurança, mas também atende a quem busca um SUV com presença marcante para uso urbano e viagens.
Além disso, é uma excelente opção para quem precisa de espaço de carga sem migrar para modelos utilitários maiores e menos sofisticados.
Perfis que mais se beneficiam do Commander:
Famílias com dois ou mais filhos
Pessoas que viajam com frequência
Quem valoriza um visual imponente e tecnologia embarcada
Clientes que cogitam sair de sedãs grandes ou SUVs médios
Principais destaques da geração atual
A atual geração do Commander traz melhorias constantes desde seu lançamento. Entre os destaques:
Motorização turbo flex e turbo diesel
Versão Overland com teto solar panorâmico, bancos em suede e sistema de som premium
Conectividade com central multimídia de até 10,1″
ADAS (sistemas avançados de assistência à condução)
Espaço interno de referência na categoria
Design e acabamento do Jeep Commander
Avaliação do visual externo e estilo
Com linhas musculosas e elegantes, o Jeep Commander transmite sofisticação sem abrir mão da robustez típica da marca.
A dianteira ostenta a clássica grade de sete fendas, faróis full LED e acabamento cromado, principalmente nas versões topo de linha.
Na lateral, o porte imponente (são mais de 4,7 metros de comprimento) é reforçado pelo uso de rodas grandes (18” ou 19”), molduras nas caixas de roda e teto reto, típico dos SUVs voltados ao conforto de 7 ocupantes.
Qualidade dos materiais no interior, ergonomia e conforto
Por dentro, o Commander impressiona.
Os materiais utilizados nas versões Limited e Overland incluem couro com costuras aparentes, superfícies macias ao toque e apliques em metal escovado ou suede.
A ergonomia é bem resolvida, com ajustes elétricos dos bancos, ar-condicionado digital dual zone e diversos porta-objetos.
A terceira fileira acomoda adultos em trajetos curtos, mas é ideal para crianças.
Já o espaço na segunda fileira é generoso e o acesso ao banco traseiro é facilitado por um sistema prático de rebatimento.
Motorização e desempenho do Jeep Commander
Tipos de motores disponíveis, potência e torque
O Commander conta com duas opções de motorização:
1.3 Turbo Flex T270 (gasolina e etanol): 185 cv com etanol e 27,5 kgfm de torque. Câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira.
2.0 Turbo Diesel Multijet TD380: 170 cv e 38,7 kgfm de torque. Câmbio automático de 9 marchas com tração 4×4.
Essa diversidade atende tanto quem deseja desempenho na estrada quanto quem precisa de mais torque para terrenos difíceis ou uso com carga.
Experiência ao dirigir: cidade, estrada, carga. Câmbio e comportamento dinâmico
Na cidade, a versão flex é mais suave e silenciosa, com bom desempenho em acelerações e retomadas.
Já na estrada ou em situações de subida com ocupação total, o diesel se destaca por sua força extra e melhor resposta em baixas rotações.
Ambas as versões têm comportamento dinâmico elogiável, com direção elétrica precisa, suspensão confortável e bom controle de carroceria, ainda que o tamanho do veículo exija atenção em manobras apertadas.
Consumo e autonomia do Jeep Commander
Consumo médio com gasolina e etanol, tanto urbano quanto rodoviário
1.3 Turbo Flex:
Cidade: 6,9 km/l (etanol) | 9,8 km/l (gasolina)
Estrada: 8,6 km/l (etanol) | 11,8 km/l (gasolina)
2.0 Turbo Diesel:
Cidade: 10,3 km/l
Estrada: 12,9 km/l
Capacidade do tanque e autonomia estimada
O tanque de combustível tem 61 litros, o que resulta em autonomia superior a 700 km na versão diesel, um excelente resultado para longas viagens.
Tecnologia e conectividade do Jeep Commander
Central multimídia, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay
A central multimídia varia entre 8,4″ e 10,1″, dependendo da versão.
O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, possui Bluetooth, GPS nativo e comandos por voz.
Equipamentos de série e opcionais relevantes
Dentre os itens oferecidos, destacam-se:
Painel digital de 10,25”
Teto solar panorâmico
Sistema de som premium Harman Kardon
Carregador de celular por indução
Câmera 360º e sensor de ponto cego
Segurança
Quantidade de airbags, freios, controle de tração/estabilidade
O Commander conta com até 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista), freios a disco nas quatro rodas com ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus.
Recursos de assistência ao condutor
Nas versões topo de linha, o modelo oferece:
Frenagem automática de emergência
Assistente de permanência em faixa
Piloto automático adaptativo
Reconhecimento de placas
Notas em testes de colisão
Apesar de ainda não ter sido testado pelo Latin NCAP em sua geração atual, o Jeep Commander é baseado em uma plataforma que obteve boas notas em modelos semelhantes.
Espaço interno e conforto do Jeep Commander
Medidas de entre-eixos, espaço para passageiros, porta-malas
Com 2,79 m de entre-eixos, o Commander oferece espaço generoso para pernas na segunda fileira e razoável na terceira.
O porta-malas é de:
233 litros com 7 lugares ativos
661 litros com a terceira fileira rebatida
Esses números superam boa parte dos concorrentes diretos.
Dirigibilidade e experiência ao volante do Jeep Commander
Impressões sobre direção, estabilidade, suspensão e visibilidade
A visibilidade elevada e o bom isolamento acústico tornam o Commander confortável e seguro para o dia a dia.
A suspensão independente nas quatro rodas proporciona um rodar macio, mesmo em vias esburacadas.
Na estrada, a estabilidade agrada, ainda que a carroceria alta cause alguma rolagem em curvas fechadas.
Pontos positivos e negativos
Pontos positivos:
Excelente espaço interno e conforto
Acabamento superior à média do segmento
Versões bem equipadas em segurança e tecnologia
Boa capacidade de carga e autonomia na versão diesel
Pontos negativos:
Preço elevado em comparação a concorrentes
Desempenho modesto na versão flex com carga total
Terceira fileira mais indicada para crianças
Preço e custo-benefício
Conforme a Tabela Fipe de julho de 2025:
Limited T270 (Flex): R$ 221.000
Overland TD380 (Diesel): R$ 272.000
Avaliação:
Entrega muita tecnologia, sofisticação e espaço, mas cobra caro por isso.
O custo-benefício é melhor na versão diesel topo de linha, se você realmente precisa de sete lugares com desempenho robusto.
Concorrentes como o Tiggo 8 Pro oferecem mais por menos, mas não com o mesmo prestígio de marca ou pacote off-road.
Curiosidades e diferenciais do Jeep Commander
É o primeiro Jeep de sete lugares produzido no Brasil
Foi lançado simultaneamente em seis países da América Latina
Teve fila de espera de até 4 meses após o lançamento
Ficha técnica (Commander Overland TD380 2025)
Especificação | Detalhe |
Motor | 2.0 Turbo Diesel |
Potência | 170 cv |
Torque | 38,7 kgfm |
Câmbio | Automático de 9 marchas |
Tração | 4×4 com seletor de terreno |
Comprimento | 4.769 mm |
Largura | 1.859 mm |
Altura | 1.682 mm |
Entre-eixos | 2.794 mm |
Porta-malas | 233 a 661 litros |
Tanque de combustível | 61 litros |
Rodas | 19″ |
Airbags | 7 |
Conclusão
O Jeep Commander à venda hoje representa uma opção refinada, versátil e segura para famílias grandes ou motoristas exigentes.
Embora o preço esteja acima da média do segmento, o conjunto entregue justifica o investimento, especialmente se você prioriza conforto, acabamento e tecnologia de ponta.
Para quem busca um SUV de 7 lugares nacional com credenciais premium, o Commander é uma escolha sólida.