Chevrolet Spin: avaliação completa para quem está em dúvida sobre a compra
Chevrolet Spin é o carro ideal para quem precisa de espaço sem abrir mão do conforto e da confiabilidade. Descubra o porquê!
Lançada em 2012 para substituir de uma vez só os modelos Meriva e Zafira, a Chevrolet Spin assumiu o papel de minivan da marca com foco em famílias, motoristas de aplicativo e frotistas.
Com espaço generoso e bom custo-benefício, a Spin sempre foi conhecida por ser prática, funcional e discreta, qualidades que a colocam como uma opção racional para quem precisa de muito espaço por um preço justo.
Atualmente, ela disputa mercado com modelos como Renault Duster, Fiat Doblò e até SUVs como o Citroën C3 Aircross.
Embora não seja a mais moderna do segmento, a Spin tem seus méritos e segue evoluindo.
A linha 2025 chegou com importantes atualizações, mantendo sua essência de carro familiar espaçoso e confiável, com algumas versões com 7 lugares
Neste artigo, vamos avaliar todos os aspectos da Chevrolet Spin para ajudar você a decidir se vale ou não investir nesse modelo.
A quem o Chevrolet Spin se destina
O Chevrolet Spin é ideal para quem precisa de espaço sem pagar o preço de um SUV médio.
Isso inclui famílias grandes (principalmente as que precisam de sete lugares), motoristas de aplicativos que trabalham com corridas em grupo, além de frotistas que valorizam a versatilidade.
Por isso, ela também aparece em frotas escolares, de hotéis e clínicas.
Principais destaques da geração atual
A Spin 2025 traz como destaques:
Novo visual frontal, mais alinhado com a linguagem global da Chevrolet;
Interior modernizado com central multimídia atualizada;
Pacote de segurança ampliado;
Versões com seis ou sete lugares;
Boa modularidade interna.
Design e acabamento do Chevrolet Spin
Visual externo e estilo
A reestilização mais recente deu à Spin um ar mais contemporâneo.
O novo conjunto óptico em LED (nas versões topo de linha), a grade frontal mais moderna e os para-choques redesenhados melhoraram bastante o visual.
Ainda assim, não há como negar: seu design continua voltado para a funcionalidade, e não para impressionar.
Qualidade dos materiais no interior
Por dentro, a Spin surpreende.
Os materiais continuam sendo majoritariamente plásticos rígidos, mas o acabamento está mais bem resolvido, com texturas agradáveis e encaixes bem feitos.
O painel digital nas versões LTZ e Premier dá um ar de sofisticação, enquanto o volante multifuncional facilita o uso diário.
A ergonomia, por sua vez, é um ponto forte, com comandos intuitivos e boa visibilidade.
Motorização e desempenho do Chevrolet Spin
Tipos de motores disponíveis, potência e torque
A Spin é oferecida com motor 1.8 flex de 111 cv e 17,7 kgfm de torque com etanol, já conhecido e confiável.
Embora não seja um destaque em desempenho, o conjunto é robusto e oferece manutenção acessível, algo importante para quem roda bastante.
Não há, no entanto, opções com turbo ou motorização mais moderna como no Fiat Fastback ou no VW T-Cross.
Experiência ao dirigir
Na cidade, a Spin se comporta bem.
O motor 1.8 dá conta do recado, embora as retomadas sejam lentas quando carregada.
Na estrada, é preciso pisar fundo nas ultrapassagens. Se estiver com todos os sete lugares ocupados, o desempenho fica ainda mais limitado, o que é esperado em um carro desse porte.
Câmbio e comportamento dinâmico
O câmbio automático de seis marchas (presente nas versões LTZ e Premier) é suave e contribui para o conforto.
Já o câmbio manual, presente na versão de entrada, tem engates precisos.
A suspensão é voltada para o conforto, absorvendo bem os buracos.
O comportamento em curvas, embora estável, mostra rolagem da carroceria típica de minivans.
Consumo e autonomia
Consumo médio com gasolina e etanol
A Spin 2025 tem consumo razoável para seu porte:
Gasolina: 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.
Etanol: 5,7 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada.
Capacidade do tanque e autonomia estimada
Com tanque de 53 litros, a autonomia urbana com gasolina chega a cerca de 540 km, o que é aceitável, embora fique atrás de concorrentes como o Toyota Corolla Cross Hybrid, que é mais eficiente.
Tecnologia e conectividade
A central multimídia MyLink da Chevrolet continua como destaque, com tela de 8″ sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio.
Além disso, há carregador por indução, USB nas três fileiras de bancos (nas versões mais completas) e câmera de ré de boa qualidade.
Entre os itens de série e opcionais, destacam-se:
Controle de cruzeiro;
Ar-condicionado digital;
Alerta de cinto de segurança em todas as fileiras;
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.
Segurança
A Chevrolet reforçou o pacote de segurança da Spin:
6 airbags (frontais, laterais e de cortina) nas versões topo;
Controle eletrônico de estabilidade e tração;
Assistente de partida em rampa;
Isofix para cadeirinhas;
Freios ABS com EBD.
Ela ainda não foi reavaliada nos testes de colisão do Latin NCAP após a reestilização, mas os reforços estruturais indicam foco na segurança passiva.
Espaço interno e conforto
A Spin tem como principal virtude o espaço interno.
Mesmo na versão de sete lugares, há espaço razoável para todos os ocupantes.
O entre-eixos de 2,62 m contribui para o bom conforto traseiro.
O porta-malas, quando com 5 lugares, chega a impressionantes 710 litros, bem superior ao de SUVs como o Jeep Renegade.
Com sete lugares abertos, o volume cai para cerca de 160 litros, mas ainda é útil para o dia a dia.
Dirigibilidade e experiência ao volante
Dirigir a Spin é fácil, especialmente com o câmbio automático.
A direção com assistência elétrica é leve em manobras e firme em velocidades mais altas.
A suspensão, mais voltada ao conforto, faz bem seu papel, embora o carro inclua curvas fechadas.
A visibilidade ampla é outro ponto forte, facilitando manobras e reduzindo pontos cegos.
Pontos positivos e negativos
Pontos positivos:
Excelente espaço interno;
Configuração com sete lugares;
Bom custo-benefício;
Conjunto mecânico robusto e confiável;
Ideal para famílias e frotas.
Pontos negativos:
Motorização ultrapassada;
Consumo elevado para o padrão atual;
Visual ainda conservador;
Faltam recursos mais avançados de assistência à condução.
Preço e custo-benefício
Na Tabela Fipe (julho de 2025), os preços são:
LT 5 lugares manual: R$ 119.245
LTZ automática 7 lugares: R$ 134.614
Premier automática: R$ 143.441
Frente a modelos como o Citroën C3 Aircross e o Renault Duster, a Spin oferece mais espaço, embora perca em tecnologia e eficiência.
Ainda assim, o custo por litro de porta-malas e número de lugares é bastante competitivo.
Curiosidades e diferenciais
A Spin já foi líder entre os carros de sete lugares no Brasil por anos consecutivos.
É um dos poucos modelos ainda produzidos no Brasil com proposta de minivan.
Versões adaptadas são comuns em frotas de ambulâncias, clínicas e transporte executivo.
A Spin foi o primeiro carro da GM a usar o motor 1.8 SPE/4 com etanol de forma otimizada.
Ficha técnica – Chevrolet Spin Premier 1.8 AT (2025)
Especificação | Detalhe |
Motor | 1.8 Flex, 4 cilindros |
Potência (etanol/gasolina) | 111 cv / 106 cv |
Torque (etanol/gasolina) | 17,7 kgfm / 16,8 kgfm |
Câmbio | Automático de 6 marchas |
Tração | Dianteira |
Comprimento | 4.416 mm |
Entre-eixos | 2.620 mm |
Porta-malas | 710 L (5 lugares) / 162 L (7 lugares) |
Tanque de combustível | 53 litros |
Consumo (etanol) | 5,7 km/l (urbano) / 7,3 km/l (estrada) |
Consumo (gasolina) | 8,3 km/l (urbano) / 10,1 km/l (estrada) |
Conclusão: vale a pena comprar o Chevrolet Spin?
Se você busca um carro com espaço interno de sobra, que seja confiável, confortável e com manutenção simples, a Chevrolet Spin continua sendo uma excelente escolha.
Embora sua motorização esteja defasada em relação a concorrentes mais modernos, o carro compensa com robustez, praticidade e custo-benefício.
Para quem tem família grande ou atua com transporte de passageiros, vale, e muito, considerar a compra.