Chevrolet Spin: avaliação completa para quem está em dúvida sobre a compra

Chevrolet Spin é o carro ideal para quem precisa de espaço sem abrir mão do conforto e da confiabilidade. Descubra o porquê!

Chevrolet Spin: avaliação completa para quem está em dúvida sobre a compra

Lançada em 2012 para substituir de uma vez só os modelos Meriva e Zafira, a Chevrolet Spin assumiu o papel de minivan da marca com foco em famílias, motoristas de aplicativo e frotistas.

Com espaço generoso e bom custo-benefício, a Spin sempre foi conhecida por ser prática, funcional e discreta, qualidades que a colocam como uma opção racional para quem precisa de muito espaço por um preço justo.

Atualmente, ela disputa mercado com modelos como Renault Duster, Fiat Doblò e até SUVs como o Citroën C3 Aircross.

Embora não seja a mais moderna do segmento, a Spin tem seus méritos e segue evoluindo.

A linha 2025 chegou com importantes atualizações, mantendo sua essência de carro familiar espaçoso e confiável, com algumas versões com 7 lugares

Neste artigo, vamos avaliar todos os aspectos da Chevrolet Spin para ajudar você a decidir se vale ou não investir nesse modelo.

A quem o Chevrolet Spin se destina

O Chevrolet Spin é ideal para quem precisa de espaço sem pagar o preço de um SUV médio.

Isso inclui famílias grandes (principalmente as que precisam de sete lugares), motoristas de aplicativos que trabalham com corridas em grupo, além de frotistas que valorizam a versatilidade.

Por isso, ela também aparece em frotas escolares, de hotéis e clínicas.

Principais destaques da geração atual

A Spin 2025 traz como destaques:

Novo visual frontal, mais alinhado com a linguagem global da Chevrolet;

Interior modernizado com central multimídia atualizada;

Pacote de segurança ampliado;

Versões com seis ou sete lugares;

Boa modularidade interna.

Design e acabamento do Chevrolet Spin

Visual externo e estilo

A reestilização mais recente deu à Spin um ar mais contemporâneo. 

O novo conjunto óptico em LED (nas versões topo de linha), a grade frontal mais moderna e os para-choques redesenhados melhoraram bastante o visual. 

Ainda assim, não há como negar: seu design continua voltado para a funcionalidade, e não para impressionar.

Qualidade dos materiais no interior

Por dentro, a Spin surpreende.

Os materiais continuam sendo majoritariamente plásticos rígidos, mas o acabamento está mais bem resolvido, com texturas agradáveis e encaixes bem feitos.

O painel digital nas versões LTZ e Premier dá um ar de sofisticação, enquanto o volante multifuncional facilita o uso diário.

A ergonomia, por sua vez, é um ponto forte, com comandos intuitivos e boa visibilidade.

Motorização e desempenho do Chevrolet Spin

Tipos de motores disponíveis, potência e torque

A Spin é oferecida com motor 1.8 flex de 111 cv e 17,7 kgfm de torque com etanol, já conhecido e confiável.

Embora não seja um destaque em desempenho, o conjunto é robusto e oferece manutenção acessível, algo importante para quem roda bastante.

Não há, no entanto, opções com turbo ou motorização mais moderna como no Fiat Fastback ou no VW T-Cross.

Experiência ao dirigir

Na cidade, a Spin se comporta bem. 

O motor 1.8 dá conta do recado, embora as retomadas sejam lentas quando carregada.

Na estrada, é preciso pisar fundo nas ultrapassagens. Se estiver com todos os sete lugares ocupados, o desempenho fica ainda mais limitado, o que é esperado em um carro desse porte.

Câmbio e comportamento dinâmico

O câmbio automático de seis marchas (presente nas versões LTZ e Premier) é suave e contribui para o conforto.

Já o câmbio manual, presente na versão de entrada, tem engates precisos. 

A suspensão é voltada para o conforto, absorvendo bem os buracos.

O comportamento em curvas, embora estável, mostra rolagem da carroceria típica de minivans.

Consumo e autonomia

Consumo médio com gasolina e etanol

A Spin 2025 tem consumo razoável para seu porte:

Gasolina: 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.

Etanol: 5,7 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada.

Capacidade do tanque e autonomia estimada

Com tanque de 53 litros, a autonomia urbana com gasolina chega a cerca de 540 km, o que é aceitável, embora fique atrás de concorrentes como o Toyota Corolla Cross Hybrid, que é mais eficiente.

Tecnologia e conectividade

A central multimídia MyLink da Chevrolet continua como destaque, com tela de 8″ sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio. 

Além disso, há carregador por indução, USB nas três fileiras de bancos (nas versões mais completas) e câmera de ré de boa qualidade.

Entre os itens de série e opcionais, destacam-se:

Controle de cruzeiro;

Ar-condicionado digital;

Alerta de cinto de segurança em todas as fileiras;

Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.

Segurança

A Chevrolet reforçou o pacote de segurança da Spin:

6 airbags (frontais, laterais e de cortina) nas versões topo;

Controle eletrônico de estabilidade e tração;

Assistente de partida em rampa;

Isofix para cadeirinhas;

Freios ABS com EBD.

Ela ainda não foi reavaliada nos testes de colisão do Latin NCAP após a reestilização, mas os reforços estruturais indicam foco na segurança passiva.

Espaço interno e conforto

A Spin tem como principal virtude o espaço interno.

Mesmo na versão de sete lugares, há espaço razoável para todos os ocupantes. 

O entre-eixos de 2,62 m contribui para o bom conforto traseiro. 

O porta-malas, quando com 5 lugares, chega a impressionantes 710 litros, bem superior ao de SUVs como o Jeep Renegade. 

Com sete lugares abertos, o volume cai para cerca de 160 litros, mas ainda é útil para o dia a dia.

Dirigibilidade e experiência ao volante

Dirigir a Spin é fácil, especialmente com o câmbio automático.

A direção com assistência elétrica é leve em manobras e firme em velocidades mais altas.

A suspensão, mais voltada ao conforto, faz bem seu papel, embora o carro inclua curvas fechadas.

A visibilidade ampla é outro ponto forte, facilitando manobras e reduzindo pontos cegos.

Pontos positivos e negativos

Pontos positivos:

Excelente espaço interno;

Configuração com sete lugares;

Bom custo-benefício;

Conjunto mecânico robusto e confiável;

Ideal para famílias e frotas.

Pontos negativos:

Motorização ultrapassada;

Consumo elevado para o padrão atual;

Visual ainda conservador;

Faltam recursos mais avançados de assistência à condução.

Preço e custo-benefício

Na Tabela Fipe (julho de 2025), os preços são:

LT 5 lugares manual: R$ 119.245

LTZ automática 7 lugares: R$ 134.614

Premier automática: R$ 143.441

Frente a modelos como o Citroën C3 Aircross e o Renault Duster, a Spin oferece mais espaço, embora perca em tecnologia e eficiência. 

Ainda assim, o custo por litro de porta-malas e número de lugares é bastante competitivo.

Curiosidades e diferenciais

A Spin já foi líder entre os carros de sete lugares no Brasil por anos consecutivos.

É um dos poucos modelos ainda produzidos no Brasil com proposta de minivan.

Versões adaptadas são comuns em frotas de ambulâncias, clínicas e transporte executivo.

A Spin foi o primeiro carro da GM a usar o motor 1.8 SPE/4 com etanol de forma otimizada.

Ficha técnica – Chevrolet Spin Premier 1.8 AT (2025)

EspecificaçãoDetalhe
Motor1.8 Flex, 4 cilindros
Potência (etanol/gasolina)111 cv / 106 cv
Torque (etanol/gasolina)17,7 kgfm / 16,8 kgfm
CâmbioAutomático de 6 marchas
TraçãoDianteira
Comprimento4.416 mm
Entre-eixos2.620 mm
Porta-malas710 L (5 lugares) / 162 L (7 lugares)
Tanque de combustível53 litros
Consumo (etanol)5,7 km/l (urbano) / 7,3 km/l (estrada)
Consumo (gasolina)8,3 km/l (urbano) / 10,1 km/l (estrada)

Conclusão: vale a pena comprar o Chevrolet Spin?

Se você busca um carro com espaço interno de sobra, que seja confiável, confortável e com manutenção simples, a Chevrolet Spin continua sendo uma excelente escolha. 

Embora sua motorização esteja defasada em relação a concorrentes mais modernos, o carro compensa com robustez, praticidade e custo-benefício.

Para quem tem família grande ou atua com transporte de passageiros, vale, e muito, considerar a compra.

Volvo XC90: luxo, tecnologia e segurança em um SUV premium

O Volvo XC90 é o SUV topo de linha da marca sueca e um dos modelos mais emblemáticos do segmento premium de sete lugares. Reconhecido por seu design elegante, foco em segurança e soluções tecnológicas avançadas, o modelo combina conforto refinado e desempenho eficiente, sem abrir mão da versatilidade. Desde seu lançamento, tornou-se referência para […]

Continuar lendo
Volvo XC90: luxo, tecnologia e segurança em um SUV premium

Saiba tudo sobre o BMW X1: ficha técnica, consumo, itens de série e se é a opção ideal para você

A BMW X1 é um SUV compacto premium que, ao longo dos anos, conquistou um público fiel ao unir a tradição da marca alemã com a praticidade exigida pelo dia a dia moderno. Lançado para ser a porta de entrada no universo dos utilitários esportivos da BMW, o modelo oferece um equilíbrio raro entre performance, […]

Continuar lendo
Saiba tudo sobre o BMW X1: ficha técnica, consumo, itens de série e se é a opção ideal para você

Lexus UX: um SUV premium compacto que combina luxo e eficiência

O Lexus UX é a porta de entrada para a linha de SUVs da marca japonesa, reunindo design sofisticado, pacote tecnológico avançado e dirigibilidade refinada em um formato compacto, perfeito para o uso urbano. Criado para competir diretamente com modelos como BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Audi Q3, o UX entrega a experiência premium característica […]

Continuar lendo
Lexus UX: um SUV premium compacto que combina luxo e eficiência

Citroën Aircross: Design que Encanta, Conforto que Convence

O Citroën Aircross é um SUV-compacto que vem conquistando espaço no mercado brasileiro por unir visual diferenciado, conforto e uma proposta versátil para uso urbano e viagens. Desde sua primeira aparição, ele se destacou pelo estilo aventureiro, que combina elementos de um utilitário esportivo com a praticidade de um hatch alto, atraindo consumidores que desejam […]

Continuar lendo
Citroën Aircross: Design que Encanta, Conforto que Convence

BMW X3: Elegância e força reunidas em um SUV premium

BMW X3 é uma das opções mais completas para quem busca um SUV médio premium que une elegância, desempenho e tecnologia de ponta. Lançado originalmente para atender um público exigente, o modelo vem se reinventando ao longo das gerações, acompanhando as transformações do mercado e o avanço das soluções de mobilidade. Na versão mais recente, […]

Continuar lendo
BMW X3: Elegância e força reunidas em um SUV premium

Audi Q5: elegância e desempenho em um SUV premium

O Audi Q5 é um SUV premium que une design sofisticado, recursos tecnológicos de ponta e desempenho equilibrado, posicionando-se como uma das opções mais desejadas do segmento. Pensado para atender motoristas que valorizam conforto, segurança e versatilidade, ele se destaca tanto no uso diário urbano quanto em viagens longas, oferecendo uma experiência refinada ao volante. […]

Continuar lendo
Audi Q5: elegância e desempenho em um SUV premium

Volvo XC40: como ele conquistou o público premium

O Volvo XC40 é a porta de entrada para o universo premium da marca sueca. Compacto por fora, mas surpreendentemente espaçoso por dentro, esse SUV entrega uma combinação rara de estilo, tecnologia e segurança. Seja para quem circula nas grandes cidades ou para quem precisa de versatilidade em viagens, ele é uma das opções mais […]

Continuar lendo
Volvo XC40: como ele conquistou o público premium

Jeep Commander: luxo americano com alma brasileira

O Jeep Commander é o primeiro SUV de sete lugares desenvolvido e produzido no Brasil pela marca. Posicionado acima do Compass, ele busca conquistar quem deseja espaço, sofisticação e capacidade off-road em um só veículo. Lançado em um momento de crescente demanda por SUVs espaçosos, o Commander se destaca como uma alternativa nacional aos modelos […]

Continuar lendo
Jeep Commander: luxo americano com alma brasileira

Lexus RX: mais do que um carro, um símbolo de sofisticação

O Lexus RX é um SUV de luxo que combina design refinado, motorização híbrida e um pacote tecnológico completo. Para quem está em dúvida se deve ou não comprá-lo, vale conhecer seus diferenciais em relação a rivais como Volvo XC60, Audi Q5 e BMW X3. Com foco no conforto, na eficiência e na confiabilidade mecânica, […]

Continuar lendo
Lexus RX: mais do que um carro, um símbolo de sofisticação

Volvo XC60: por que ele virou o queridinho dos executivos

O Volvo XC60 é um SUV de luxo que combina design sofisticado, tecnologia avançada e um compromisso notável com a segurança. Desde seu lançamento, o modelo tem sido uma escolha sólida entre os utilitários premium de médio porte, conquistando espaço entre consumidores que buscam uma experiência de condução refinada, sem abrir mão do desempenho e […]

Continuar lendo
Volvo XC60: por que ele virou o queridinho dos executivos

Toyota SW4: como ela virou referência entre produtores rurais

A Toyota SW4 sem dúvida é uma das escolhas mais sólidas no segmento de SUVs grandes. Com estrutura derivada da Hilux, ela combina robustez, espaço e confiabilidade mecânica. Ideal para quem busca um veículo versátil para cidade, estrada ou terrenos mais exigentes, a SW4 se destaca também pelo alto valor de revenda e pela tradição […]

Continuar lendo
Toyota SW4: como ela virou referência entre produtores rurais

Subaru Crosstrek entrega robustez, bom consumo e confiabilidade

O Subaru Crosstrek é um SUV compacto com tração integral de série, bom nível de segurança e proposta voltada para quem busca robustez e confiabilidade no dia a dia. Diferente de muitos rivais urbanos, ele se destaca por sua aptidão para terrenos variados, mantendo conforto e tecnologia no uso cotidiano. Com visual aventureiro e motor […]

Continuar lendo
Subaru Crosstrek entrega robustez, bom consumo e confiabilidade

Subaru Forester: o SUV que não tem medo de sair do asfalto

O Subaru Forester é uma escolha certeira para quem busca um SUV robusto, confiável e com tração integral de verdade. Em um mercado repleto de modelos urbanos com apelo visual, o Forester segue um caminho mais técnico: prioriza estabilidade, segurança e desempenho em qualquer tipo de terreno. Concorrentes como Jeep Compass, Honda CR-V e Toyota […]

Continuar lendo
Subaru Forester: o SUV que não tem medo de sair do asfalto
Mais notícias de SUVs