Avaliação do Fiat Siena, antes de comprar veja a opinião dos donos, vídeos, consumo de combustível, manutenção, preço de revenda e muito mais!
O Siena é a versão sedã do Fiat Palio. É fabricado pela Fiat no Brasil, Argentina, Índia, Turquia, México, África do Sul, China e Vietnã, além de ser produzido sob licença em Nampo, Coreia do Norte, com o nome de Pyonghwa Hwiparam.
Com o aumento da demanda por pequenos sedãs equipados com motor 1.0 no Brasil, no início de 1998 a Fiat apresentou o Siena com o motor Fiasa 1.0 8V de 61 CV e o câmbio de 6 marchas, com escalonamento das marchas mais curto que a versão de cinco velocidades que equipava o hatch.
O acabamento era simples, os para-choques não recebiam pintura e as rodas eram aro 13. Em junho do mesmo ano, o motor 1.6 8V recebia injeção multi-ponto, elevando sua potência para 92 CV.
No ano 2000 chegava a versão ELX, com a mesma plataforma antiga só que equipada com o motor fire 1.3 16v, e já possuía acelerador eletrônico, os chamados drive by wire.
A primeira reestilização do Siena foi feita no ano 2001. Três anos depois, nova identidade visual.
A quarta geração do modelo chegou ao Brasil em 2008 e foi concebida pelo Centro Stile Fiat, na Itália, em parceria com o Centro Estilo Fiat Brasil.
A versão sedã do Palio, que continua à venda mesmo com o lançamento do Grand Siena, em 2012, é composta por uma versão apenas, a EL. Nesta configuração, vem equipado de fábrica com airbag duplo, computador de bordo e rádio com conectividade bluetooth e entrada USB.
Com 4,15 metros de comprimento e 1,63 metro de largura, o Siena EL ainda oferece 500 litros de capacidade no porta-malas.
Siena 2015 EL e linha Grand Siena, duas versões diferentes lançadas pela Fiat em 2015.
Apresentaram poucas mudanças na parte estética do veículo, apenas alguns retoques, mas incluiu outros itens de série para conforto e segurança dos passageiros.
O Novo Siena na linha clássica mais barata EL vem com motores 1.0 e 1.4 flex. Já o modelo maior Grand Siena traz motores 1.4 Evo e também o 1.6 flex e-torQ de 16 válvulas.
A linha Grand traz ainda uma versão tetrafuel, equipado com motor 1.4 Evo.
O Siena EL chega em 2016 mantendo o mesmo visual e mecânica, mas com algumas novidades na lista de itens e atualização discreta no acabamento interno.
Tanto na versão 1.0 como na 1.4, tem como única novidade no acabamento: os novos painéis de portas dianteiros e traseiros.
Entre os opcionais, agora estão disponíveis porta-óculos, painéis de portas em tecido e minissaias laterais pintadas na cor do veículo.
Com duas motorizações disponíveis, a 1.0 Fire com potência máxima de 75 CV e a 1.4 Fire com 86 CV (álcool), sendo ambas bicombustíveis, o Siena EL possui câmbio manual de cinco velocidades.
No Siena, através do computador de bordo, é possível medir o consumo médio, instantâneo e autonomia do carro.
A média de consumo do veículo com motor 1.0 na linha EL com gasolina, rodando dentro da cidade é de 11.9 km/l, em circuito rodoviário ele pode chegar até 14.4 km/l na estrada.
O motor 1.0 quando abastecido com etanol rodando dentro da cidade pode fazer uma média de 8.0 km/l e na estrada chega até 9.7 km/l também com etanol.
Um carro bastante econômico, pelo menos na versão EL com motor 1.0 flex. De acordo com o Inmetro ele recebeu 3 estrelas e classificação “A”, em comparação com outros modelos da mesma categoria automotiva.
O Siena está entre um dos carros com menor Índice de Manutenção Veicular (IMV), segundo avaliação do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi).
Atualmente, ele é um dos 25 carros de manutenção mecânica mais baratos do Brasil e a revisão pode ser feita de maneira rápida e fácil, devido ao fato de se tratar de um modelo bastante conhecido.
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