Fiat Argo: Vale a Pena Comprar? Confira na Análise
Descubra se vale a pena comprar o Fiat Argo! Avaliação completa com prós, contras, consumo, desempenho, preço, ficha técnica e muito mais!
Lançado em 2017, o Fiat Argo chegou ao mercado brasileiro com a proposta de substituir de uma vez só o antigo Palio e o Punto, dois modelos importantes no portfólio da Fiat.
Desde então, o Argo conquistou seu espaço como um dos hatches compactos mais vendidos do país.
Aliás, sua versatilidade e bom pacote de equipamentos ajudaram o modelo a manter relevância mesmo com o crescimento da categoria dos SUVs compactos.
Para quem está em busca de um carro urbano, prático, com boa lista de itens de série e que entregue um custo de manutenção competitivo, o Argo pode parecer uma excelente escolha.
Mas será que ele realmente vale o investimento?
Ao longo deste artigo, você vai encontrar todas as respostas para tomar uma decisão consciente.
Breve histórico e posicionamento de mercado
O Fiat Argo nasceu para ocupar o espaço deixado pelos antigos hatches da marca.
De fato, ele veio como um projeto moderno, construído sobre a plataforma MP1 (derivada do Punto europeu), com foco em conforto e conectividade.
Desde seu lançamento, o Argo figurou entre os 10 carros mais vendidos do Brasil e, até hoje, é um dos principais modelos da Fiat na categoria de entrada.
Perfil de comprador ideal
O Argo atende bem a um público variado.
Em primeiro lugar, é uma ótima escolha para jovens que estão adquirindo seu primeiro carro.
Além disso, é muito buscado por famílias pequenas que querem economia e praticidade no dia a dia.
Sem contar motoristas de aplicativo e frotistas, que valorizam o baixo custo operacional e a confiabilidade mecânica do modelo.
Principais destaques da geração atual
A geração atual do Argo mantém as linhas lançadas em 2017, mas recebeu um facelift leve em 2022, com para-choques redesenhados e nova identidade visual.
A linha 2024 conta com cinco versões: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Trekking 1.3 e CVT.
Embora não traga tantas inovações, continua sendo uma das opções mais equilibradas do segmento.
Design e acabamento
Visual externo e estilo
O Fiat Argo apresenta um design moderno, com linhas fluidas e um conjunto frontal robusto.
As versões Trekking ganham um visual mais aventureiro, com molduras nas caixas de roda, barras no teto e suspensão elevada, o que agrada bastante quem busca um estilo mais ousado.
Por outro lado, o design não chega a ser revolucionário, mas cumpre bem o papel de agradar um público amplo.
Interior, ergonomia e conforto
Por dentro, o acabamento é simples, mas bem montado.
Ainda que o plástico duro predomine, os encaixes são corretos e há atenção à ergonomia.
O volante com ajuste de altura (e profundidade em versões superiores), comandos acessíveis e bancos com bom apoio lateral garantem uma experiência confortável, especialmente em trajetos urbanos.
Motorização e desempenho
Opções de motor, potência e torque
O Argo oferece duas motorizações principais: 1.0 Firefly de 77 cv e 1.3 Firefly de 107 cv com etanol.
Não há mais opção de motor 1.8, que foi descontinuado.
Embora o 1.0 seja mais voltado ao uso urbano, o 1.3 garante desempenho satisfatório mesmo com o carro carregado ou em rodovias.
Experiência ao dirigir
Na cidade, o Argo é ágil, leve e confortável.
Sua direção elétrica contribui para manobras fáceis e o bom isolamento acústico evita incômodos durante o uso diário.
Na estrada, ele se comporta bem, especialmente com o motor 1.3. Entretanto, o câmbio CVT (nas versões com motor 1.3) pode parecer um pouco lento nas retomadas.
Consumo e autonomia
Consumo urbano e rodoviário
De acordo com o Inmetro, os dados de consumo do Fiat Argo são os seguintes:
Motor 1.0
Gasolina: 13,9 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada)
Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada)
Motor 1.3
Gasolina: 12,4 km/l (cidade) e 14,5 km/l (estrada)
Etanol: 8,5 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada)
Autonomia e tanque
O tanque de combustível tem capacidade para 48 litros, o que, em condições normais de uso com gasolina, garante uma autonomia superior a 600 km com tranquilidade.
Tecnologia e conectividade
O Fiat Argo traz uma central multimídia UConnect de 7 polegadas nas versões mais equipadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Além disso, há comandos no volante, entrada USB traseira e computador de bordo completo.
Embora algumas versões de entrada sejam mais simples, o pacote é coerente com o segmento.
Segurança
Itens de segurança ativa e passiva
O Argo vem equipado com freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e até quatro airbags em algumas versões.
Entretanto, não há recursos mais sofisticados, como frenagem automática de emergência ou alerta de ponto cego, o que já é encontrado em concorrentes como o Hyundai HB20 e o Toyota Yaris.
Desempenho em testes de colisão
O Argo ainda não foi testado pelo Latin NCAP na configuração atual, mas em avaliações passadas o modelo recebeu notas baixas, o que é uma preocupação para muitos motoristas, principalmente os com filhos pequenos.
Espaço interno e conforto
Dimensões e espaço para passageiros
Com 2,52 m de entre-eixos, o Argo oferece bom espaço interno para um compacto.
Há conforto para quatro adultos e o porta-malas tem 300 litros, uma média respeitável para a categoria.
Isso o torna prático tanto para uso urbano quanto para pequenas viagens.
Dirigibilidade e experiência ao volante
A direção elétrica é leve e precisa, enquanto a suspensão é bem ajustada para absorver as irregularidades do piso.
O Argo transmite segurança nas curvas e passa boa estabilidade mesmo em velocidades mais altas.
Contudo, o isolamento acústico em altas rotações poderia ser melhor.
Pontos positivos e negativos
Pontos positivos:
Design moderno e agradável
Boa dirigibilidade urbana
Conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Baixo custo de manutenção
Consumo eficiente
Pontos negativos:
Falta de recursos de segurança avançados
Câmbio CVT com respostas lentas
Interior simples nas versões de entrada
Desvalorização mais acentuada que alguns concorrentes
Preço e custo-benefício
Valores médios
Segundo a Tabela Fipe (julho/2025):
Argo 1.0: R$ 72.831
Argo Drive 1.3: R$ 90.788
Argo Trekking 1.3: R$ 91.771
Argo Pulse Tributo 1.0: R$ 115.139
Comparação com concorrentes
Frente a rivais como o Renault Sandero, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, o Argo se posiciona de forma competitiva.
Ainda que não seja o mais barato, oferece um pacote interessante em relação ao que entrega.
Para quem busca conectividade e estilo, pode ser uma alternativa até mais interessante que o Onix.
Curiosidades e diferenciais do Fiat Argo
O Argo já ultrapassou a marca de 400 mil unidades vendidas no Brasil.
A versão Trekking é uma das poucas no segmento a oferecer um visual aventureiro de fábrica.
O modelo serviu como base para o sedã Fiat Cronos, vendido em outros países da América do Sul.
Ficha Técnica – Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2025
Item | Especificação |
Motorização | 1.3 Firefly Flex |
Tipo de motor | 4 cilindros em linha |
Potência (E/G) | 107 cv (etanol) / 98 cv (gasolina) |
Torque (E/G) | 13,7 kgfm (E) / 13,2 kgfm (G) |
Transmissão | Automática do tipo CVT |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | McPherson independente com molas helicoidais |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Freios | Disco ventilado (dianteira) / tambor (traseira) |
Pneus | 185/60 R15 |
Rodas | Liga leve 15″ |
Comprimento | 4.000 mm |
Largura | 1.724 mm |
Altura | 1.505 mm |
Entre-eixos | 2.521 mm |
Altura do solo | 174 mm |
Peso | 1.149 kg |
Porta-malas | 300 litros |
Tanque de combustível | 48 litros |
Consumo cidade (G/E) | 12,4 km/l (G) / 8,5 km/l (E) |
Consumo estrada (G/E) | 14,5 km/l (G) / 10,1 km/l (E) |
0 a 100 km/h | 11,8 segundos |
Velocidade máxima | 172 km/h (etanol) |
Airbags | 2 frontais (obrigatórios) |
Central multimídia | UConnect 7″ com Android Auto/Apple CarPlay sem fio |
Controle de tração/estabilidade | Sim |
Assistente de partida em rampa | Sim |
Conclusão: Vale a pena comprar o Fiat Argo?
Comprar um Fiat Argo é uma escolha sólida para quem busca um carro compacto confiável, com bom consumo, visual agradável e recursos tecnológicos adequados à faixa de preço.
Ele não é o mais barato, tampouco o mais sofisticado, mas entrega equilíbrio, e isso, muitas vezes, é o que mais importa.
Portanto, se você quer um carro urbano para o dia a dia, que ofereça conforto, dirigibilidade e não pese tanto no bolso com manutenção, o Argo pode ser uma compra certeira.
Por outro lado, se segurança de ponta e desempenho esportivo são prioridades, talvez seja melhor considerar outras opções.