Fiat Argo: Vale a Pena Comprar? Confira na Análise

Descubra se vale a pena comprar o Fiat Argo! Avaliação completa com prós, contras, consumo, desempenho, preço, ficha técnica e muito mais!

Fiat Argo: Vale a Pena Comprar? Confira na Análise

Lançado em 2017, o Fiat Argo chegou ao mercado brasileiro com a proposta de substituir de uma vez só o antigo Palio e o Punto, dois modelos importantes no portfólio da Fiat.

Desde então, o Argo conquistou seu espaço como um dos hatches compactos mais vendidos do país.

Aliás, sua versatilidade e bom pacote de equipamentos ajudaram o modelo a manter relevância mesmo com o crescimento da categoria dos SUVs compactos.

Para quem está em busca de um carro urbano, prático, com boa lista de itens de série e que entregue um custo de manutenção competitivo, o Argo pode parecer uma excelente escolha. 

Mas será que ele realmente vale o investimento?

Ao longo deste artigo, você vai encontrar todas as respostas para tomar uma decisão consciente.

Breve histórico e posicionamento de mercado

O Fiat Argo nasceu para ocupar o espaço deixado pelos antigos hatches da marca.

De fato, ele veio como um projeto moderno, construído sobre a plataforma MP1 (derivada do Punto europeu), com foco em conforto e conectividade.

Desde seu lançamento, o Argo figurou entre os 10 carros mais vendidos do Brasil e, até hoje, é um dos principais modelos da Fiat na categoria de entrada.

Perfil de comprador ideal

O Argo atende bem a um público variado. 

Em primeiro lugar, é uma ótima escolha para jovens que estão adquirindo seu primeiro carro.

Além disso, é muito buscado por famílias pequenas que querem economia e praticidade no dia a dia.

Sem contar motoristas de aplicativo e frotistas, que valorizam o baixo custo operacional e a confiabilidade mecânica do modelo.

Principais destaques da geração atual

A geração atual do Argo mantém as linhas lançadas em 2017, mas recebeu um facelift leve em 2022, com para-choques redesenhados e nova identidade visual.

A linha 2024 conta com cinco versões: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Trekking 1.3 e CVT. 

Embora não traga tantas inovações, continua sendo uma das opções mais equilibradas do segmento.

Design e acabamento

Visual externo e estilo

O Fiat Argo apresenta um design moderno, com linhas fluidas e um conjunto frontal robusto. 

As versões Trekking ganham um visual mais aventureiro, com molduras nas caixas de roda, barras no teto e suspensão elevada, o que agrada bastante quem busca um estilo mais ousado.

Por outro lado, o design não chega a ser revolucionário, mas cumpre bem o papel de agradar um público amplo.

Interior, ergonomia e conforto

Por dentro, o acabamento é simples, mas bem montado.

Ainda que o plástico duro predomine, os encaixes são corretos e há atenção à ergonomia. 

O volante com ajuste de altura (e profundidade em versões superiores), comandos acessíveis e bancos com bom apoio lateral garantem uma experiência confortável, especialmente em trajetos urbanos.

Motorização e desempenho

Opções de motor, potência e torque

O Argo oferece duas motorizações principais: 1.0 Firefly de 77 cv e 1.3 Firefly de 107 cv com etanol.

Não há mais opção de motor 1.8, que foi descontinuado. 

Embora o 1.0 seja mais voltado ao uso urbano, o 1.3 garante desempenho satisfatório mesmo com o carro carregado ou em rodovias.

Experiência ao dirigir

Na cidade, o Argo é ágil, leve e confortável. 

Sua direção elétrica contribui para manobras fáceis e o bom isolamento acústico evita incômodos durante o uso diário.

Na estrada, ele se comporta bem, especialmente com o motor 1.3. Entretanto, o câmbio CVT (nas versões com motor 1.3) pode parecer um pouco lento nas retomadas.

Consumo e autonomia

Consumo urbano e rodoviário

De acordo com o Inmetro, os dados de consumo do Fiat Argo são os seguintes:

Motor 1.0

Gasolina: 13,9 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada)


Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada)

Motor 1.3


Gasolina: 12,4 km/l (cidade) e 14,5 km/l (estrada)


Etanol: 8,5 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada)

Autonomia e tanque

O tanque de combustível tem capacidade para 48 litros, o que, em condições normais de uso com gasolina, garante uma autonomia superior a 600 km com tranquilidade.

Tecnologia e conectividade

O Fiat Argo traz uma central multimídia UConnect de 7 polegadas nas versões mais equipadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Além disso, há comandos no volante, entrada USB traseira e computador de bordo completo.

Embora algumas versões de entrada sejam mais simples, o pacote é coerente com o segmento.

Segurança

Itens de segurança ativa e passiva

O Argo vem equipado com freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e até quatro airbags em algumas versões.

Entretanto, não há recursos mais sofisticados, como frenagem automática de emergência ou alerta de ponto cego, o que já é encontrado em concorrentes como o Hyundai HB20 e o Toyota Yaris.

Desempenho em testes de colisão

O Argo ainda não foi testado pelo Latin NCAP na configuração atual, mas em avaliações passadas o modelo recebeu notas baixas, o que é uma preocupação para muitos motoristas, principalmente os com filhos pequenos.

Espaço interno e conforto

Dimensões e espaço para passageiros

Com 2,52 m de entre-eixos, o Argo oferece bom espaço interno para um compacto.

Há conforto para quatro adultos e o porta-malas tem 300 litros, uma média respeitável para a categoria.

Isso o torna prático tanto para uso urbano quanto para pequenas viagens.

Dirigibilidade e experiência ao volante

A direção elétrica é leve e precisa, enquanto a suspensão é bem ajustada para absorver as irregularidades do piso.

O Argo transmite segurança nas curvas e passa boa estabilidade mesmo em velocidades mais altas.

Contudo, o isolamento acústico em altas rotações poderia ser melhor.

Pontos positivos e negativos

Pontos positivos:

Design moderno e agradável

Boa dirigibilidade urbana

Conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio

Baixo custo de manutenção

Consumo eficiente

Pontos negativos:

Falta de recursos de segurança avançados

Câmbio CVT com respostas lentas

Interior simples nas versões de entrada

Desvalorização mais acentuada que alguns concorrentes

Preço e custo-benefício

Valores médios

Segundo a Tabela Fipe (julho/2025):

Argo 1.0: R$ 72.831

Argo Drive 1.3: R$ 90.788

Argo Trekking 1.3: R$ 91.771

Argo Pulse Tributo 1.0: R$ 115.139

Comparação com concorrentes

Frente a rivais como o Renault Sandero, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, o Argo se posiciona de forma competitiva.

Ainda que não seja o mais barato, oferece um pacote interessante em relação ao que entrega. 

Para quem busca conectividade e estilo, pode ser uma alternativa até mais interessante que o Onix.

Curiosidades e diferenciais do Fiat Argo

O Argo já ultrapassou a marca de 400 mil unidades vendidas no Brasil.

A versão Trekking é uma das poucas no segmento a oferecer um visual aventureiro de fábrica.

O modelo serviu como base para o sedã Fiat Cronos, vendido em outros países da América do Sul.

Ficha Técnica – Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2025

ItemEspecificação
Motorização1.3 Firefly Flex
Tipo de motor4 cilindros em linha
Potência (E/G)107 cv (etanol) / 98 cv (gasolina)
Torque (E/G)13,7 kgfm (E) / 13,2 kgfm (G)
TransmissãoAutomática do tipo CVT
TraçãoDianteira
DireçãoElétrica
Suspensão dianteiraMcPherson independente com molas helicoidais
Suspensão traseiraEixo de torção
FreiosDisco ventilado (dianteira) / tambor (traseira)
Pneus185/60 R15
RodasLiga leve 15″
Comprimento4.000 mm
Largura1.724 mm
Altura1.505 mm
Entre-eixos2.521 mm
Altura do solo174 mm
Peso1.149 kg
Porta-malas300 litros
Tanque de combustível48 litros
Consumo cidade (G/E)12,4 km/l (G) / 8,5 km/l (E)
Consumo estrada (G/E)14,5 km/l (G) / 10,1 km/l (E)
0 a 100 km/h11,8 segundos
Velocidade máxima172 km/h (etanol)
Airbags2 frontais (obrigatórios)
Central multimídiaUConnect 7″ com Android Auto/Apple CarPlay sem fio
Controle de tração/estabilidadeSim
Assistente de partida em rampaSim

Conclusão: Vale a pena comprar o Fiat Argo?

Comprar um Fiat Argo é uma escolha sólida para quem busca um carro compacto confiável, com bom consumo, visual agradável e recursos tecnológicos adequados à faixa de preço. 

Ele não é o mais barato, tampouco o mais sofisticado, mas entrega equilíbrio, e isso, muitas vezes, é o que mais importa.

Portanto, se você quer um carro urbano para o dia a dia, que ofereça conforto, dirigibilidade e não pese tanto no bolso com manutenção, o Argo pode ser uma compra certeira.

Por outro lado, se segurança de ponta e desempenho esportivo são prioridades, talvez seja melhor considerar outras opções.

Fiat Argo: Vale a Pena Comprar? Confira na Análise

Lançado em 2017, o Fiat Argo chegou ao mercado brasileiro com a proposta de substituir de uma vez só o antigo Palio e o Punto, dois modelos importantes no portfólio da Fiat. Desde então, o Argo conquistou seu espaço como um dos hatches compactos mais vendidos do país. Aliás, sua versatilidade e bom pacote de […]

Continuar lendo
Fiat Argo: Vale a Pena Comprar? Confira na Análise

Volkswagen Polo: Vale a Pena Comprar um dos Carros Mais Vendidos do País?

O Volkswagen Polo 2025 chega ao mercado brasileiro com uma proposta refinada, reforçando seu apelo entre os hatches premium. Compacto, moderno e versátil, esse automóvel certamente é uma ótima opção para quem busca qualidade, dirigibilidade e tecnologia num pacote equilibrado. Utilizando a plataforma MQB-A0 e novas tecnologias, ele mantém seu histórico de sucesso, somando versões […]

Continuar lendo
Volkswagen Polo: Vale a Pena Comprar um dos Carros Mais Vendidos do País?

Avaliação do Nissan Leaf: Revolucionando a Mobilidade Elétrica

Nos últimos anos, a indústria automotiva tem passado por uma revolução silenciosa, mas impactante: a ascensão dos veículos elétricos, e um ótimo modelo dessa categoria é o Nissan Leaf. Este carro tem se destacado como um dos pioneiros e líderes dessa mudança, e seu desempenho e design moderno são grandes atrativos. Neste artigo, vamos explorar […]

Continuar lendo
Avaliação do Nissan Leaf: Revolucionando a Mobilidade Elétrica

Mitsubishi Mirage: O Carro Compacto Que Surpreende Com Seu Design e Economia

Se você está procurando por um carro compacto e econômico, sem dúvida, o Mitsubishi Mirage pode ser uma excelente opção. Este carro tem se destacado no mercado por oferecer uma série de benefícios para seus usuários, desde um design elegante até um bom desempenho na estrada. Além disso, a segurança e a tecnologia do veículo […]

Continuar lendo
Mitsubishi Mirage: O Carro Compacto Que Surpreende Com Seu Design e Economia

Renault Kwid: O carro popular que conquistou o Brasil

O Kwid é um dos modelos mais populares da Renault aqui no Brasil, lançado em 2017 para competir no segmento de carros compactos. Desde então, o veículo tem conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, principalmente por seu preço acessível e baixo consumo de combustível. Mas será que esse carro é a opção perfeita […]

Continuar lendo
Renault Kwid: O carro popular que conquistou o Brasil

Citroën C3: O Hatchback Elegante, Moderno e Seguro

O Citroën C3 é um carro compacto que se destaca por seu design moderno e suas muitas funcionalidades. Com linhas elegantes e modernas, o carro chama a atenção por onde passa. O modelo tem diversos detalhes que o tornam ainda mais especial, como os faróis em LED e as rodas de liga leve. Além disso, […]

Continuar lendo
Citroën C3: O Hatchback Elegante, Moderno e Seguro

Avaliação do Volkswagen Crossfox

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Crossfox! O CrossFox, um dos primeiros compactos a chegar eventualmente no mercado brasileiro com uma proposta aventureira, se diferencia do hatch por ser 53 mm mais alto que o Fox. Além disso, outros itens também o tornam diferente do irmão, como: estepe externo, o quebra-mato integrado ao para-choque, […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen Crossfox

Avaliação do Renault Sandero

Neste artigo, vamos fazer uma avaliação do Sandero. Fruto da interação entre Renault e sua subsidiária Dacia, da Romênia, o Sandero é um hatchback compacto montado sobre a mesma plataforma do Logan e do Clio III europeu. Embora derivado do Logan, o Sandero se destaca de sua inspiração por se colocar num segmento mais equipado […]

Continuar lendo
Avaliação do Renault Sandero

Avaliação do Fiat Uno

Bem vindo a nossa avaliação do Fiat Uno. Um dos veículos de historia mais longa da linha Fiat, o Uno foi lançado no Brasil em 1984 para substituir o 147. Em um primeiro momento a família de veículos baseados no modelo – que também contava com a station wagon Elba, o sedã Prêmio e o […]

Continuar lendo
Avaliação do Fiat Uno

Avaliação do Fiat Palio

Bem vindo a nossa avaliação do FIat Palio. Ocupando o nicho dos carros populares compactos desde 1996, o Palio é um dos principais veículos da italiana Fiat. Desenvolvido especificamente para mercados emergentes , o Palio deu origem a toda uma família de veículos que inclui o sedã Siena (1997), a station wagon Palio Weekend (1997) […]

Continuar lendo
Avaliação do Fiat Palio

Avaliação do Chevrolet Celta

Bem vindo a nossa avaliação do Celta. Projetado como o carro acessível a todos, mesmo as camadas da população com menor poder aquisitivo, o Celta apareceu no mercado no ano 2000 prometendo economia, baixo custo de manutenção e linhas atraentes. Sucesso de vendas desde seu lançamento, o modelo de entrada da Chevrolet competia diretamente com […]

Continuar lendo
Avaliação do Chevrolet Celta

Avaliação do Volkswagen Fox

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen Fox. Desenvolvido e fabricado no Brasil desde a sua origem, em 2003, o Fox foi pensado inicialmente para substituir o Gol na linha hatchback da Volkswagen. Todavia projetado sobre a plataforma do Polo, o custo de produção do carro impediu que ele alcançasse o preço de um automóvel […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen Fox

Avaliação do Volkswagen UP!

Bem vindo a nossa avaliação do Volkswagen UP! À medida que o tempo passou, a Volkswagen, antes líder indiscutível do segmento de carros populares com o Gol, se viu competindo com carros mais baratos e menos requintados que o modelo histórico. Sem o Fusca, que antes ocupava a posição de carro de entrada da marca […]

Continuar lendo
Avaliação do Volkswagen UP!
Mais notícias de Hatchbacks