Avaliação do Toyota Etios

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    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão9 meses atrás

    O Etios oferece um ótimo conjunto mecânico, mesmo no motor com menor cilindrada.

    O design do carro não chega a ser impressionante, mas as linhas externas harmonizam entre si, tanto no hatch quanto no sedã.

    Seu câmbio manual de cinco marchas oferece engates que compensam e deixam a dirigibilidade mais prazerosa.

    A suspensão é ajustada sob medida, sendo um dos pontos positivos do carro. O espaço interno do Etios é surpreendente.

    O condutor encontra posição perfeita para dirigir sem muita dificuldade.

    O Etios é o primeiro modelo compacto da marca japonesa no mercado brasileiro.

    No Brasil, foi lançado em setembro de 2012. Atualmente fabricado na planta da Toyota em Sorocaba – SP, o Etios foi criado para servir países emergentes, como Índia e Brasil, e gerar volume de venda para a fabricante.

    No modelo 2015, ele recebeu uma pequena repaginada no painel.

    Etios Versão 2016

    Em 2016, o novo modelo do Etios trouxe uma nova central multimídia, com tela de sete polegadas sensível ao toque, entradas para cabo HDMI, cartão SD, USB e conexão Bluetooth, além de contar com o sistema Mirror Link, que permite fazer o espelhamento da tela do smartphone na central multimídia.

    Os itens são oferecidos nas configurações mais caras do Etios Hatch e do Etios Sedã e é de série no Etios Cross, a versão “aventureira”.

    Na versão hatch, o Etios mede 3,7 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos.

    No bagageiro, ele carrega 270 litros. O hatch é oferecido em cinco versões, incluindo a Cross, que exibe visual com apelo mais aventureiro, que se diferencia pela grade frontal estilo quebra-mato, pelo para-choque mais largo, pelos faróis com máscara negra, pelos retrovisores com luzes de seta integradas, pelas rodas de liga leve com acabamento preto e pelas barras no teto – que levam até 50 kg de carga.

    Os motores são 1.3 (única para o hatch) e 1.5 (opção para o sedã e a única do Cross), ambos flex.

    O primeiro desenvolve 90 cavalos (com etanol) e tem 12,8 kgfm de torque a 3.100 rotações por minuto. O 1.5 tem 96,5 cv e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.

    Ambos são combinados com transmissão manual de 5 marchas.

    Ficha técnica

    • Motor 1.3 – 90 cv (etanol) e 84 (gasolina)
    • Motor 1.5 – 96,5 cv (etanol) e 92 cv (gasolina)
    • Comprimento – 3777 mm (hatch) 4265 mm (sedan)
    • Largura – 1695 mm
    • Altura – 1510 mm
    • Capacidade do porta-malas – 270 litros (hatch) e 562 litros (sedan)
    • Capacidade do tanque de combustível – 45 litros

    Itens de série

    • Airbags 2.
    • Porta traseira abertura vertical.
    • Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
    • Consumo de combustível secundário: 12,5 e 13,0.
    • Distribuição eletrônica de frenagem EBD.
    • Estepe em ferro e normal.
    • Rodas dianteiras e traseiras em ferro 14 com 5,0pol de largura.
    • Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque, vidros elétricos na traseira.
    • Limpador do para-brisa com intermitência fixa.
    • Vidros verdes.
    • Vidro traseiro fixo com antiembaçante e limpadores do para-brisa com ciclo constante.
    • Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado.
    • Retrovisor interno.
    • Ar condicionado.
    • Transmissão manual com cinco velocidades no assoalho, C550 e manual.
    • Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
    • Direção Assistida proporcional à velocidade e tipo.

    • Volante de direção com ajuste de altura.
    • Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e voltado para frente.
    • Bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista, manual, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual.
    • Revestimento dos bancos em tecido.
    • Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central estático.
    • Cintos de segurança no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador.
    • Com ajuste na altura nos bancos dianteiros.
    • Airbag dianteiro para motorista e passageiro.
    • Pintura metálica.
    • Alarme.
    • Travamento central remoto.
    • Cobertura do porta-malas rígida.
    • Pneus: dianteiros, traseiros, 175 x 65 T e 82.
    • Faróis de superfície complexa e lâmpada halógena.
    • Acabamento de luxo com imitação de alumínio na alavanca de câmbio e piano preto no painel nenhum.
    • Conta-giros.

    • Um hodômetro parcial.
    • Painel instrumentos.
    • Tração dianteira.
    • Capacidade de carga: banco traseiro normal – até altura dos vidros (litros): 270 e medida do fabricante.
    • Espelho de cortesia para motorista e passageiro.
    • Imobilizador.
    • Para-choques na pintado, dianteiros e traseiros.
    • ABS.
    • Dois freios à disco com dois discos ventilados.
    • Aerofólio na cor do veículo e no teto.
    • Tomada com saída 12v dianteira.
    • 5 assentos com configuração 2+3.
    • Carroceria com cinco portas tipo hatchback entre eixos curto.

    O Toyota Etios possui motor 1.3 na versão de entrada, capaz de render 90 cv quando abastecido com etanol e 84 cv com gasolina. Já as demais configurações trazem o propulsor 1.5 flex de 96 cv com etanol e 92 cv com gasolina. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Conforme avaliação do Inmetro, as médias de consumo de combustível do Toyota Etios, rodando na cidade e na estrada, são:
    • Motor 1.3 – 8,7 Km/l com álcool e 12,7 Km/l com gasolina (média entre cidade e estrada).
    • Motor 1.5 – 8,9 Km/l com álcool e 12,9 Km/l com gasolina (média entre cidade e estrada).

    Etios 1.5 é o mais econômico.

    O Toyota Etios também está muito bem posicionado quando se trata de manutenção.

    O modelo Etios sedã apresentou o menor custo sugerido de manutenção mecânica, de acordo com o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e segurança Viária).

    Em uma avaliação com outros 45 veículos, o Etios sedã conquistou o primeiro lugar em um empate múltiplo e é considerado o veículo que, atualmente, possui a manutenção mais barata do mercado

    A versão Etios hatch 1.5 também participou da avaliação e ficou em segundo, com um dos menores custos de manutenção. 

    Atualmente vendido no mercado brasileiro nas versões X 1.3, XS 1.5, XLS 1.5, sedan X 1.5, sedan XS 1.5, sedan XLS 1.5, sedan Platinum 1.5 e Cross 1.5, o modelo tem preço básico de R$ 41.890 na versão de entrada e, R$ 56.490 na versão mais completa top de linha.

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