Avaliação do Volkswagen Crossfox

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    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 meses atrás

    O CrossFox, um dos primeiros compactos a chegar no mercado brasileiro com uma proposta aventureira, se diferencia do hatch por ser 53 mm mais alto que o Fox.

    Outros itens também o tornam diferente do irmão, como: estepe externo, o quebra-mato integrado ao para-choque, o rack de teto, os faróis de longo alcance, os estribos e as molduras laterais. 

    Além disso, toda a plataforma do CrossFox foi calibrada para suportar rodagem em pisos irregulares.

    Ele mede 4,05 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,60 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 280 litros.

    O desempenho do motor responde muito bem ao pedal do acelerador fazendo com que as arrancadas sejam eficientes, indo de zero a 100 km/h em apenas 11,1 segundos.

    Outra característica do propulsor é encher rápido o que permite desenvoltura ao veículo em subidas ou em momentos de ultrapassagem, sem precisar reduzir drasticamente as marchas.

    O porta-malas do modelo tem capacidade para 280 litros.

    O CrossFox, da fabricante alemã Volkswagen, é conhecido como uma versão esportiva do modelo compacto Fox, que carrega o estilo “aventureiro”.

    O modelo foi apresentado originalmente em outubro de 2003, como carro-conceito durante o lançamento do Fox duas portas, mas só estreou no mercado nacional em 2005.

    Como seu principal diferencial, o CrossFox possui uma suspensão elevada em 31 mm, além de 22 mm a mais de pneus e,  portanto, o modelo é 53 mm mais alto do que o compacto Fox.

    Outros pontos que distinguem os dois veículos é que o CrossFox possui estepe externo, rack de teto, estribos, quebra-mato integrado ao para-choque e molduras laterais.

    No Brasil, a família do Fox foi projetada para substituir o Gol, porém, os dois modelos acabaram ficando juntos no mercado nacional.

    O Crossfox, versão off-road do Fox, foi totalmente desenvolvido no Brasil e é produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Atualmente, o modelo está posicionado como o segundo carro mais vendido da Volkswagen no país.

    Com o conceito high roof, que significa teto alto, o modelo é bem mais espaçoso, o que proporciona mais conforto e segurança para o consumidor.

    Ele passou por reestilizações em 2009 e em 2014, quando também ganhou o motor 1.6 16V flex – mais potente que o anterior 8V – e câmbio manual de seis marchas.

    Na linha 2015, o modelo ganhou câmbio manual de seis marchas, faróis redesenhados, lanternas com novo formato e para-choques remodelados, além de uma estética que reforça a imagem aventureira com a moldura plástica nas caixas de roda, retrovisores com pintura prateada, rack de teto e o já famoso estepe no porta-malas.

    Desde o modelo 2013, o Crossfox pode ser equipado com o câmbio automatizado I-Motion de cinco velocidades.

    Ficha técnica

    Motor

    • Cilindrada 1599 cm³
    • Potência máxima (G) 101,0cv – (A) 103,0cv / 5.750rpm
    • Torque máximo (G) 14,3kgfm – (A) 14,5kgfm / 3.250rpm

    Desempenho

    • Aceleração de 0 a 100 km/h (G) 11,1s – (A) 10,9s
    • Velocidade máxima (G) 175km/h – (A) 177km/h
    • Transmissão Manual de 5 marchas

    Dimensões principais

    • Comprimento 4.082 mm
    • Distância entre eixos 2.469 mm
    • Largura 1.689 mm
    • Altura 1.639 mm
    • Reservatório de combustível: 50 litros

    Itens de série

    • Airbags 2.
    • Conexão externa para entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar e inclui conexão USB.
    • Porta traseira abertura vertical.
    • Bluetooth inclui telefone e inclui transmissão de música.
    • Luz de emergência automática.
    • Portas: motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
    • Freio auxiliar em rampas.
    • Ativação por voz.
    • Consumo de combustível secundário: 10,6 e 11,7.
    • Distribuição eletrônica de frenagem EBD.
    • Estepe em liga leve, localizado em suporte específico traseiro e normal.
    • Rodas dianteiras e traseiras em liga leve aro 15 com 6,0pol de largura.
    • Vidros elétricos na dianteira com acionamento em dois toques e vidros elétricos na traseira.
    • Limpador do para-brisa com intermitência fixa.
    • Vidros verdes.
    • Vidro traseiro fixo com anti-embaçante e limpadores do para-brisa de ciclo intermitente.
    • Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado e luzes indicadoras.
    • Retrovisor interno.
    • Ar condicionado.
    • Transmissão manual com seis velocidades no assoalho, MQ200 e manual.
    • Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
    • Compartimento abaixo do banco do motorista.
    • Volante de direção com ajuste de altura e ajuste na distância multifuncional.
    • Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço, voltado para frente e manual.
    • Bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista e passageiro, modo manual.
    • Revestimento dos bancos em tecido.
    • Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central estático.
    • Cintos de segurança no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador e ajuste na altura.
    • Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, três apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos traseiros.
    • Airbag dianteiro para motorista e passageiro.
    • Bagageiro.
    • Pintura normal.
    • Alarme.
    • Travamento central remoto e sensível à velocidade.
    • Cobertura do porta-malas rígida.
    • Pneus: dianteiros, traseiros, 205 x 60 H e 91.
    • Luzes de neblina traseira.
    • Faróis de neblina dianteiros.
    • Faróis de superfície complexa e lâmpada halógena.
    • Acabamento de luxo com piano preto na alavanca de câmbio.
    • Computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível, consumo instantâneo e autonomia.
    • Conta-giros.
    • Dois hodômetros parciais.
    • Painel de instrumentos.
    • Controle eletrônico de tração.
    • Tração dianteira.

    • Capacidade de carga: banco traseiro normal até altura dos vidros: 270 litros, banco traseiro rebatido até o teto: 1.016 litros.
    • Sensor de estacionamento dianteiro, traseiro e tipo sensores.
    • Espelho de cortesia iluminado para motorista e passageiro.
    • Luz no porta malas.
    • Luz de leitura dianteira e traseira.
    • Imobilizador.
    • Para-choques dianteiros e traseiros na cor do veículo.
    • ABS.
    • Dois freios à disco com dois discos ventilados.
    • Aerofólio na cor do veículo e no teto.
    • Tomada com saída 12v dianteira.
    • Friso lateral na cor do veículo.
    • Controle de áudio montado no volante.
    • Equipamento de som AM / FM com CD no painel sendo leitor de MP3 e cartão de mídia digital.
    • Seis alto-falantes.
    • 5 assentos com configuração 2+3.
    • Carroceria com cinco portas tipo hatchback entre eixos curto e PQ24.

    O novo motor 1.6 MSI 16V do CrossFox é capaz de render 120 CV quando abastecido com etanol e 110 CV com gasolina.

    Utilizando álcool, o veículo chega a 100 km/h em 10,2 segundos e com gasolina, em 10,7 segundos. A velocidade máxima é de 180 km/h (álcool) ou 177 km/h (gasolina).

    O consumo se mostra dentro do cotidiano dos motores flex, com a média de 7.1 kml com puro etanol, com uso 2/3 na cidade.

    A manutenção do CrossFox é relativamente barata. No entanto, o modelo exige manutenções constantes em caso de viagens ou passeios mais longos, especialmente para garantir a segurança dos passageiros e condutor.

    O preço do CrossFox 2015 parte dos R$ 57.990,00 na versão mais barata, com câmbio manual e motor 1.6 flex MSI. A linha completa, com câmbio automático i-motion, está custando em torno de R$ 61.180,00.

    Atualmente, os preços da tabela de revenda do CrossFox, segundo pesquisas realizadas por especialistas do setor automotivo, são os seguintes:
     

    2005 Gasolina: R$ 22.638,00

    2006 Gasolina: R$ 23.361,00

    2007 Gasolina: R$ 24.850,00

    2008 Gasolina: R$ 25.877,00

    2009 Gasolina: R$ 27.182,00

    2010 Gasolina: R$ 29.088,00

    2011 Gasolina: R$ 33.322,00

    2012 Gasolina: R$ 35.751,00

    2013 Gasolina: R$ 38.379,00

    2014 Gasolina: R$ 41.926,00

    2015 Gasolina: R$ 51.964,00

    Zero KM a gasolina: R$ 56.704,00

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