TOP 10: Dicas para melhorar o desempenho do seu carro

    Para melhorar o desempenho do seu carro é preciso tomar alguns cuidados básicos que podem melhorar o rendimento e a eficiência do veículo.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Dicas para melhorar o desempenho do seu carro

    Para melhorar o desempenho do seu carro e deixá-lo com aparência de um 0km, não basta lavar e polir a lataria.

    É preciso tomar alguns cuidados básicos que podem melhorar o rendimento e a eficiência do veículo, os quais esquecemos com a correria do dia a dia.

    Confira, abaixo, algumas atitudes simples que vão te ajudar a melhorar e conservar não apenas o desempenho do seu carro, mas outros aspectos, evitando assim custos de manutenção posteriores.

    Foto: Shutterstock

    1. Abastecimento: nem muito, nem pouco

    Encher o tanque aumenta, no mínimo, 30kg da carga total do veículo, o que causa aumento nos gastos de energia cinética e de 1 a 2% do consumo do combustível.

    dirigir com o tanque vazio pode danificar a bomba de combustível.

    2. Atenção ao combustível batizado

    O sistema dos carros é bastante sensível com combustíveis usados ou adulterados, portanto, essa é uma medida preventiva essencial.

    Gasolinas misturadas com querosene ou álcool misturado com água comprometem as peças do sistema de injeção, portanto, busque sempre por postos de abastecimento credenciados.

    3. Não ignore as luzes do painel

    Carros com sistema de injeção eletrônica exigem verificação frequente do sistema de emissão de gases, e a luz de manutenção do motor, no painel do veículo, costuma indicar problemas com tal sistema.

    Danos a estas peças podem diminuir o desempenho do carro em 20%, então não ignore os alertas.

    4. Não se esqueça das trocas de óleo

    Óleo velho pode danificar o motor e diminuir a eficiência do carro. portanto, não se esqueça de fazer a troca no período recomendado.

    5. Verifique o filtro de ar

    Trocar os filtros do veículo regularmente é essencial para melhorar o desempenho e o funcionamento do motor.

    Quando vencidos, os filtros interferem diretamente na mistura de ar e combustível, aumentando o consumo.

    6. Fique de olho nas velas

    As velas são responsáveis pela introdução da energia de ignição na câmara de combustão do carro, o que inicia a queima de ar e combustível.

    Elas devem ser trocadas no prazo indicado pela montadora, que pode variar de acordo com o modelo – de 15 a 100 mil quilômetros rodados.

    Quando uma das velas estraga é preciso trocar o jogo – geralmente quatro.

    7. Controle o pé na hora de acelerar

    Acelerar de forma suave e dirigir na velocidade indicada na via é o ideal para manter o bom funcionamento do motor.

    Dirigir acima de 100Km/h, com frequência, pode reduzir o rendimento do carro em 33%, pois, nesse caso, o motor precisará trabalhar mais para mover o carro conta o vento.

    8. Pneus calibrados sempre

    Verifique no manual do seu veículo qual é a pressão ideal para os pneus dianteiros e traseiros do seu carro, conforme a lotação.

    Verificar o nível semanalmente pode melhorar o desempenho do carro em 3%. Também procure não deixar o pneu ficar “careca” pois isso interfere diretamente na segurança e aerodinâmica do veículo.

    9. Alinhamento das rodas

    Este item é fundamental para quem deseja melhorar o desempenho do seu veículo, pois a falta de estabilidade no carro provoca desgastes nas peças, exige muito mais do motor e, consequentemente, consome mais combustível.

    O recomendado é que o alinhamento seja feito, no máximo, a cada 10 mil quilômetros rodados.

    10. Cuidado com as adaptações

    Para melhorar ou manter o desempenho do seu carro opte por peças originais, sempre.

    Outros cuidados com o carro

    • Freios: os freios do carro devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros rodados, pois rodas travadas ou com algum tipo de atrito fora do comum interferem no rendimento do mesmo.

    • Embreagem: não dirija com o pé na embreagem, pois isso desgasta o sistema e causa a perda na transmissão de potência entre o motor e as roda, além do aumento do consumo.

    • Escapamento: além do barulho, dirigir com o escapamento furado provoca falhas no sistema e aumento do consumo de combustível.

    Feito isso, é só dirigir! 😉

    Confira em nosso site as melhores de carros usados à venda.