Qual o limite máximo do insulfilm permitido para o carro?

    É cada vez mais comum a busca por instalação de insulfilm nos veículos, seja por necessidade de segurança ou simplesmente pela busca de um visual mais moderno para o carro.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Limite máximo do insulfilm

    É cada vez mais comum a busca por instalação de insulfilm nos veículos, seja por necessidade de segurança ou simplesmente pela busca de um visual mais moderno para o carro.

    No entanto, o motorista deve estar atento aos limites impostos de transparência dos vidros, pois ao contrário, estará sujeito à medidas das autoridades, que podem variar de multa ao recolhimento do veículo.

    Com isso, torna-se dever por parte do motorista o conhecimento do limite máximo de insulfim permitido.

    De acordo com o texto oficial do CONTRAM (Conselho Nacional de Trânsito), indicado na legislação (resolução 254/2007), existem regras e limitações para cada tipo de vidro.

    O motorista que desrespeitar qualquer limitação imposta nas leis, além de perder 05 pontos em sua CNH e ter o carro detido até que a película seja trocada conforme a legislação, terá que pagar R$ 127,69 de multa.

    Foto: Shutterstock

    Vidro dianteiro: limite máximo de Insulfilm

    Mesmo sendo uma proporção contrariada por muitos motoristas, que ainda se sentem agredidos pelos raios de sol, especialistas indicam que a porcentagem permitida pela lei para vidros dianteiros é de, no máximo, 25% escurecido.

    Sendo um valor suficiente para proteger os condutores dos raios solares capazes de ofuscar a visão e aumentar as chances de acidentes.

    Além disso, com 75% de transparência o veículo torna-se passível de visualização por parte dos policiais e autoridades, em caso de buscas por suspeitos ou mesmo blits de trânsito.

    Janela lateral dianteira (motorista): limite máximo de Insulfilm

    Para a janela lateral dianteira, o limite atual para que o vidro possa ser escurecido é de até 70% da visibilidade.

    Esta limitação é a mais debatida atualmente, levando em consideração os riscos que podem trazer com a dificuldade de se enxergar os espelhos retrovisores.

    Porém, tal afirmação é rebatida com a defesa de que o retrovisor central já dá campo de visão suficiente para a segurança na direção.

    Janela lateral traseira e vidro traseiro: limite máximo de Insulfilm

    Nos vidros traseiros, a lei limita o uso de insulfilm em até 28%.

    A indicação com o uso de insulfilm nos vidros traseiros é que o condutor deve manter os vidros sempre limpos para evitar qualquer dificuldade de visualização do cenário de atrás do automóvel.

    Cuidados com a escolha: película reflexiva

    A escolha do insulfilm para a aplicação deve ser feita com cuidado.

    Apenas as tonalidades que escurecem o vidro devem ser utilizadas e qualquer material reflexivo deve ser evitado.

    As películas reflexivas são proibidas por lei devido à probabilidade de lançar reflexos em outros condutores e causar risco à segurança dos mesmos.

    Fiscalização de automóveis com película nos vidros

    A cada dez veículos que frequentam uma oficina especializada na colocação de insulfilm, pelo menos sete saem com o índice de transparência excedendo o limite permitido pela lei, segundo estimativas da Polícia Militar de São Paulo.

    De acordo com eles, os mecânicos e instaladores de insulfilm ajudam com práticas e técnicas para esconder da polícia o ato ilícito.

    No entanto, a lei indica que se o mecânico vir a colocar valores diferentes nos carimbos do que a realidade aplicada nos vidros, sofre o risco de ser fiscalizado, receber multa e/ou interdição do estabelecimento.

    Se optar pela instalação de Insulfilm em seu carro, opte por seguir as leis e regulamentações impostas.

    Assim, você evita qualquer transtorno ou prejuízo a você mesmo e a outros motoristas.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.