Qual combustível usar?
Combustível: Gasolina comum, aditivada, V-Power Nitro+, Grid ou Podium: com qual gasolina aditivada vale a pena abastecer? Vale mais a pena usar a comum ou aditivada?
Qual combustível usar
A Petrobras lançou, recentemente, a gasolina aditivada Grid, enquanto a Raízen apresentou a V-Power Nitro+, duas novidades que enfrentam a conhecida Podium.
Mas a grande questão é: com qual gasolina aditivada vale a pena abastecer?
E vale mais a pena usar gasolina comum ou aditivada?
A resposta é: depende.
Primeiro é preciso diferenciar gasolina comum, a mais simples, da aditivada, que é uma gasolina comum com aditivos detergentes e dispersantes que mantém o sistema de alimentação mais limpos.
No trânsito pesado, que exige bastante do motor em acelerar e desacelerar, a gasolina aditivada é melhor, mas na estrada com aceleração constante, não faz diferença e financeiramente compensa abastecer com a gasolina comum. Já a gasolina premium é do tipo aditivada, com maior octanagem – aproveitada por motores de alto desempenho.
Feita a explicação conheça melhor cada gasolina e faça a escolha certa para o seu carro.
Gasolina Comum
Recebe os 25% de etanol e não tem aditivos. Para motores mais rodados em carros mais antigos, e sem compromisso com o desempenho, ela é mais em conta mas nem isso pode-se abastecer em qualquer posto.
Vale a pena apostar em postos de bandeira conhecida, que são mais seguros.
Gasolina V-Power Nitro+
É uma nova versão da antiga V-Power, que contém mais agentes dispersantes e detergentes que atuam na redução do atrito gerado pelo movimento das peças no motor do carro.
Segundo a Raízen, empresa que comercializa a marca Shell no Brasil, a nova gasolina tem 70% a mais redutores de atrito que a versão antiga.
Ela é do tipo aditivada, e não há restrição quanto ao seu uso.
Caso o veículo seja abastecido sempre com gasolina comum é preciso colocar a gasolina aditivada aos poucos, porque o poder de limpeza pode deslocar a sujeira acumulada e resultar em entupimento.
Gasolina Grid
É a nova gasolina aditivada da BR, que traz dispersantes e detergentes que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação do carro.
Também conta com um redutor de atrito que aumenta a lubrificação do motor e reduz o desgaste das peças.
Além disso, de acordo com a BR ela tem teor de enxofre reduzido o que reduz a emissão de poluentes.
Gasolina Podium
Ela é do tipo “premium”, mais avançada que a gasolina aditivada e a comum. Ela tem octanagem de 95, enquanto a as demais tem 87, e teor de enxofre de 30ppm enquanto as demais tem 50ppm.
Traduzindo, ela tem um desempenho bem superior às demais e custa mais caro, mas é especialmente recomendada para veículos de alto desempenho – taxa de compressão a partir de 10:1 – ou veículos antigos que ficam mais tempo parados, pois ela demora mais tempo para perder suas propriedades químicas.
Nossa Avaliação
No dia a dia vale a pena investir alguns centavos e apostar na gasolina aditivada que mantém o sistema do motor e alimentação mais limpos.
Quem tem um modelo importado, esportivo ou antigo, também pode apostar na gasolina do tipo premium que mesmo sendo mais cara, aproveita o máximo de desempenho desses modelos, e compensa o investimento.
Quem tem um carro novo e não deseja ter problemas com limpeza de bicos ou alterações no desempenho pode usar a gasolina aditivada sem medo mas quem tem um modelo usado pode “acostumar” aos poucos misturando as duas gasolinas sem problema.
Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem.
Por fim, o consumidor tem que ficar atento quanto à qualidade da gasolina, e tem o direito de exigir o teste de qualidade, que determina a quantidade de álcool na gasolina.
A gasolina padrão deve ter 25% de etanol e o crime mais comum de adulteração é a maior quantidade de álcool presente na gasolina.
Portanto, antes de decidir qual produto abastecer, é preciso não só fazer as contas mas analisar primeiro qual o tipo de combustível recomendado pelo fabricantes e qual é a gasolina certa para encher o tanque.
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