Mantenha o seu carro sempre impecável

    Nós, do Portal Chaves na Mão, preparamos dez dicas que vão ajuda-lo a manter o seu carro inteiro por mais tempo e ainda valorizá-lo para uma futura venda.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Carro sempre limpo

    Todo mundo sabe que, anualmente, o valor de um carro cai, porém o que todo mundo também esquece é que a falta de cuidados básicos com o veículo podem desvalorizá-lo ainda mais e dificultar o momento da troca.

    Pensando nisso, nós, do Portal Chaves na Mão, preparamos dez dicas que vão ajuda-lo a manter o seu carro inteiro por mais tempo e ainda valorizá-lo para uma futura venda:

    Lavar o carro ao voltar da praia

    Você costuma fazer isso? Poucas pessoas têm esse costume, principalmente porque é muito difícil encontrar lugares que levantam o carro para lavá-lo por baixo.

    Mas saiba que esse é um dos principais cuidados que você deve ter com seu veículo, pois o sal acelera a oxidação das peças que não possuem tratamento anticorrosão.

    As mais prejudicadas são as peças fundidas com alto teor de carbono, como discos de freio, cilindros de roda, bloco do motor, pinças de freio, etc.

    Jamais use querosene para lavar o carro

    Não se deve utilizar querosene ao lavar o carro, pois o produto danifica a pintura e a maioria das borrachas de suspensão.

    Limite-se à água e sabão neutro, que são o suficiente para uma boa limpeza, inclusive da lataria.

    E, ainda, caso você deixe o seu carro exposto ao Sol e à chuva diariamente, é bom fazer um enceramento no mesmo de três em três meses.

    Conserte os amassadinhos

    Pequenos amassados na lataria devem ser reparados o mais breve possível.

    É bem comum que as pessoas acumulem esses pequenos serviços de funilaria e pintura e, de repente, perceber que precisarão renovar a pintura inteira do veículo.

    Isso acontece porque a ferrugem sempre acaba tomando conta do local amassado, tornando a aparência pior ainda.

    Evite manchas

    Deixe seu carro longe de goteiras de cimento, óleo de freio, fezes de pássaros, gasolina, tiner, e tome muito cuidado ao estacionar debaixo de árvores.

    Se o seu carro possui manchas provocadas por algum desses produtos o mais indicado é leva-lo a uma oficina especializada, para tentar removê-las.

    E cuidado com soluções caseiras, pois elas podem causar ferimentos e piorar mais ainda o problema.

    Cuidado com máquinas de asfalto e demarcação

    Entre os poucos problemas com o carro que podem ser resolvidos em casa estão os respingos de asfalto, que podem ser removidos da pintura com óleo para bebês.

    Porém, respingos de tinta demarcatória de asfalto precisam ser retirados em oficinas especializadas, ou seja: fique longe de máquinas de demarcação.

    Carro repintado requer mais cuidado

    Carros com pintura repintada necessitam de mais cuidado que os normais, pois a maioria das oficinas de funilaria e pintura utiliza poliuretano no lugar do poliéster – tinta utilizada pelas montadoras – e, portanto, não exigem a camada de verniz, o que os tornam mais vulneráveis a manchas.

    Atenção no lava-rápido

    Não se pode generalizar, mas, infelizmente, alguns estabelecimentos não dão o treinamento necessário aos seus funcionários.

    Todo carro deve ser lavado na sombra, a começar pelo teto.

    No entanto, é bem comum encontrarmos lavadores que começam por baixo, o que pode riscar a lataria, já que a parte de baixo do veículo geralmente possui respingos das rodas.

    Capas nem sempre protegem

    Capas plásticas não combinam com umidade nem poeira, então verifique se o material dela está totalmente limpo antes de cobrir o seu carro.

    Dê preferência às capas forradas por dentro e com grande ventilação.

    Marquinha da porta do carro vizinho

    Já existe no mercado protetores de espuma magnetizados, que se colocam nas laterais do carro ao estacioná-lo, evitando que o seu vizinho de garagem não bata com a porta em seu carro.

    Polimento sem exageros

    Polimentos, cristalizações, espelhamento e revitalizações devem ser feitos com moderação, pois a cada polimento uma camada de verniz é removida.

    Agora que você já anotou as dicas, comece a aplica-las e o seu veículo permanecerá bem conservado.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.