Cuidado com o limite de peso!

    Chega final de semana ou feriado, é só carregar o carro e partiu praia, não é mesmo? Mas você sabe qual o limite de peso do seu carro?

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Chega final de semana ou feriado, é só carregar o carro e partiu praia, não é mesmo?

    Mas você sabe qual o limite de peso do seu carro?

    Para a sua segurança, dos passageiros e também pela vida útil do carro, é preciso estar atento ao limite de carga do veículo, que inclui tanto bagagem quanto o peso dos passageiros.

    Ao sobrecarregá-lo, podem aparecer alguns problemas nos principais sistemas do carro, como motor, câmbio e até o freio.

    Aceleração

    O desempenho de aceleração e retomada altera muito facilmente com o carro carregado.

    Por exemplo, comparando as duas situações em um mesmo espaço para aceleração e partindo de zero km/h, o carro cheio demora um pouco mais de 16,74 segundos, mas quando vazio, demora 14,21 segundos.

    Foto: Ford/divulgação

    No caso de ultrapassagens sem a redução de marcha, o carro vazio retoma a velocidade com uma leve pressão no acelerador.

    Já se estiver carregado, o desempenho muda completamente.

    Absorção de impactos

    Quando o carro estiver vazio e em uma situação de frenagem, ele irá parar mais facilmente quando comparado ao caso de um carro carregado.

    Ao passar por uma lombada que não teria sido percebida a tempo de reduzir a velocidade, freando bruscamente, a suspensão estará comprimida, portanto o impacto será menos absorvido, podendo gerar problemas sérios em todo o sistema de suspensão do carro.

    Atenção aos pneus

    Muitos não se lembram disso, mas quando o carro está carregado, os pneus precisam de mais pressão, por isso é importante atenção quanto à calibragem dos pneus! Deve-se seguir a orientação dada no manual do veículo.

    Foto: divulgação

    Rodar com sobrecarga danifica os pneus, gerando bolhas e deformações, o que acaba diminuindo a vida útil de diversas peças.

    Além disso, o carro perderá a estabilidade em curvas ou em casos de movimentos bruscos.

    No piso molhado, a aderência dos pneus no asfalto já fica comprometida e, com o carro carregado, a chance das rodas dianteiras patinarem é muito maior.

    Nesses casos, é necessário que o motorista tenha atenção triplicada para evitar acidentes.

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