Como economizar nos gastos com combustível?

    Um dos maiores gastos que temos é com combustível, mas o que não imaginamos é que diminuir esse consumo é mais simples do que parece. Confira nossas dicas.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Como economizar combustível

    Neste ano – 2015 – um dos grandes vilões dos orçamentos com veículos foi graças ao gasto que temos com combustível, representando uma das maiores parcelas de despesas mensais.

    Mas o que não imaginamos é que diminuir esse consumo é mais simples do que parece, e é nisso que nós, do Portal Chaves na Mão queremos te ajudar.

    Confira abaixo algumas dicas simples, porém eficientes, para tal:

    Reduza o uso do ar-condicionado

    O uso do ar-condicionado interfere, e muito, no consumo de combustível do carro.

    Isso pelo fato de ele ser operado exclusivamente pelo motor, portanto, se você tem o costume de usar o equipamento com frequência, é interessante buscar alternativas para evita-lo.

    Estacionar em locais frescos e/ou desligar o ar antes de chegar ao seu destino são dicas que auxiliam na economia do trabalho do motor, além de manter uma velocidade constante, evitando acelerações e frenagens bruscas.

    Mantenha velocidade constante e evite acelerações e frenagens bruscas

    Também procure optar por trajetos mais fluídos, sem tantos semáforos e paradas, pois isso possibilita uma velocidade constante e exige menos do motor com acelerações e frenagens.

    Troque marchas corretamente e dirija com suavidade

    Dirigir com a marcha errada pode aumentar o consumo de combustível em até 30%, ou seja, permaneça atento à rotação do motor e ao momento certo de fazer a troca.

    Esticar ou pular marchas exigirá mais do motor do automóvel e acarretará em maior consumo de combustível.

    Dirigir com suavidade, sem picos de aceleração, além de seguro, é bom para o bolso.

    Mantenha os pneus calibrados e o alinhamento em dia

    O esforço do carro para se locomover com pneus mal calibrados é muito maior do que em caso contrário, e o mesmo ocorre se o balanceamento do automóvel não estiver correto.

    O ideal é realizar a calibragem a cada 15 dias, sempre observando as especificações do manual do proprietário.

    Realize manutenção com frequência

    Todos os sistemas do veículo são interligados, portanto, mantê-los em bom estado é uma ótima forma de poupar esforços desnecessários do motor e, consequentemente, gastos extras com combustível.

    Observe a qualidade do óleo usado, limpe os filtros e faça a substituição das velas.

    Esses costumes, além de ajudar na economia, são importantes para prolongar a vida útil do equipamento e mantê-lo em pleno funcionamento por mais tempo.

    Carregue menos peso

    Sobrecarregar a carga do veículo exige mais do motor, necessitando mais esforço para colocar o carro em movimento.

    Mantenha-o livre do barro, deixe os pesos extras em casa, carregue apenas o que for preciso e preste atenção na carga máxima que seu automóvel pode transportar.

    Isso tudo, além de ajudar na hora de poupar, evita problemas nas suspensões.

    Com pequenas atitudes e práticas é possível poupar no gasto de combustível, preservar o automóvel e tirar o máximo de proveito do seu carro.

    Pouco a pouco os gastos que antes eram extras podem se transformar em melhorias para você ou para o seu veículo, como novos equipamentos e novos acessórios.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.