Câmbio Automático ou Automatizado? Qual é a melhor opção?
Com a popularização dos câmbios automáticos e automatizados muitas opções foram, e continuam sendo, lançadas no mercado automotivo brasileiro
Câmbio Automático ou Automatizado?
Com a popularização dos câmbios automáticos e automatizados muitas opções foram, e continuam sendo, lançadas no mercado automotivo brasileiro.
O problema começa quando, pelo fato de ambos oferecerem a não-necessidade de embreagem, os consumidores passam a confundi-los, investindo em uma funcionalidade enquanto pensam que estão adquirindo outra.
Entenda a diferença: o câmbio automático é muito mais caro e complexo, sendo gerenciado pelo conversor de torque. Já o câmbio automatizado é muito mais simples – e, portanto, mais barato – e possui estrutura muito semelhante à do modelo mecânico, sendo a sua única diferença o controle, que nesse caso é feito por módulo eletrônico e atuadores hidráulicos.
As grandes questões aqui são: o preço reduzido é uma vantagem?
Eles cumprem as mesmas funções?
A primeira resposta é: talvez. A segunda é: não. Segundo especialista cada um deles, o automático e o automatizado, influenciam de forma diferente o desempenho do veículo.
Os câmbios automáticos podem ter até nove velocidades e o seu número de marchas varia de acordo com o projeto do câmbio e das necessidades do veículo.
Já o câmbio automatizado conta com somente uma ou duas embreagens, que também dependem do projeto do câmbio e das necessidades do veículo.
Mas a principal diferença está na concepção interna dos câmbios.
No câmbio automático a transmissão de movimento do motor para o câmbio acontece por meio do conversor de torque e as mudanças de marchas são feitas através de pressão hidráulica, controladas por módulo eletrônico e corpo de válvulas, atuando nas embreagens e freios e variando as relações das engrenagens internas.
Já no câmbio automático, as trocas de marchas são controladas por módulo eletrônico e atuadores hidráulicos, de forma semelhante ao câmbio manual, cuja transmissão de movimento do motor é feita pela embreagem – que nesse caso também é controlada eletronicamente e via atuadores hidráulicos.
Abaixo iremos explicar as vantagens e desvantagens de cada um deles. Comece conhecendo as vantagens que ambas as opções possuem:
A grande vantagem do câmbio automático é a saída e mudança de marchas mais suave, graças ao conversor de torque e sua programação do módulo.
Além disso, dependendo da inclinação de uma subida, o câmbio faz movimentos contínuos para frente na hora do arranque, facilitando muito.
Por sua vez, o câmbio automatizado é menos complexo e, portanto, possui manutenção mais barata.
E também, por ser mais leve, pode ser usado em veículos com motores menores, consumindo menos combustível que a primeira opção.
Quanto às desvantagens, no caso do câmbio automático é que devido ao fato de ser mais complexo a manutenção pode ser bem cara e feita somente em concessionárias ou oficinas especializadas.
Além disso, por ser mais pesado, ele exige carros maiores para poder ser instalado e, consequentemente, consome mais combustível.
Mas isso não é uma regra, dependendo do modelo de transmissão do veículo ele pode tornar o veículo mais econômico.
No câmbio automatizado, dependendo da programação da transmissão, pode haver solavancos nas trocas de marchas, o que é bastante incômodo.
Outro problema que vários motoristas identificam é, também, o retorno que pode haver em subidas – alguns modelos já possuem sistema de integração com os freios, corrigindo esse problema.
A nossa sugestão é que você analise bem os prós e contras, tanto do câmbio automático quanto do câmbio automatizado, para ver qual se adaptará melhor ao seu veículo.
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