Volkswagen UP

Dê sua opinião sobre Dê sua opinião

Confira o preço do Volkswagen UP: Tabela FIPE

História do UP

UP BRANCO

À medida que o tempo passou, a Volkswagen, antes líder indiscutível do segmento de carros populares com o Gol, se viu competindo com carros mais baratos e menos requintados que o modelo histórico. Sem o Fusca, que antes ocupava a posição de carro de entrada da marca e com a retirada de linha do Gol G4, a renovação se tornou necessária e desde 2014 esse espaço é do Up!.
Apresentado como conceito em 2007, as semelhanças com o Fusca não se limitavam à categoria e ao preço, uma vez que originalmente o Up! também vinha equipado com motor traseiro. No modelo finalizado, entretanto, essa solução foi abandonada por um motor dianteiro.
Inicialmente vendido na Europa, desde 2014 o Up! chegou à América Latina, após sofrer adaptações na tampa do porta malas, que recebeu uma seção de metal pintado no lugar do vidro inteiriço utilizado no Velho Mundo e nas portas traseiras, que passaram a ter janelas retráteis.
Apesar de recente, o Up! já acumula fãs devido à sua versatilidade, ao surpreendente espaço interno e, principalmente, devido à segurança, uma vez que a utilização de aços especiais na produção da carroceria e plataforma do carro garantiu ao modelo a classificação cinco estrelas nesse quesito antes do lançamento no hemisfério sul.
Por fora, o compacto de entrada da Volkswagen segue a tendência atual para a categoria, com traseira praticamente perpendicular ao chão, teto alto e frente relativamente curta de forma a otimizar o aproveitamento do espaço. A grade dianteira inteiriça deixa o Up! com uma aparência divertida e agradável e os conjuntos óticos de faróis e lanternas são bem integrados ao design geral do carro.
O interior do carro não foge à regra da categoria de compactos de entrada, ainda que ofereça um pacote atraente de características como o ajuste de altura do banco do motorista, bancos “one shape” com o apoio de cabeça integrado ao encosto, banco traseiro rebatível para aumentar o espaço do porta malas e sistema “push button” elétrico para abertura do porta malas sem precisar sair do veículo. O acabamento é complementado por apliques em preto brilhante no volante e nos painéis.

UP UP UP UP UP UP UP UP INTERNO UP INTERNO UP INTERNO UP UP INTERNO UP INTERNO UP

Especificações técnicas

UP VERMELHO

Com 3,5m de comprimento e 2,4m entre os eixos, o Up! aproveita ao máximo o espaço interno disponível nas dimensões restritas de um compacto. De um lado a outro, o carro tem 1,6m, e mede 1,5m de altura. Conhecido como o “carro mais divertido” da Volkswagen, o Up! pretende conquistar principalmente o público jovem que está em busca do seu primeiro veículo. O tanque comporta até 50 litros de combustível na versão latino-americana (na Europa o tanque é de 35 litros) e o porta malas tem capacidade equivalente a 285 litros, que podem ser subdivididos em 2 compartimentos por meio do sistema “s.a.v.e.”, a tampa para o porta malas que permite a armazenagem de objetos dentro do espaço interno do veículo.
Entre as características de segurança disponíveis para todas as versões do Up! está o ESS, sistema de alerta para frenagem de emergência que, em caso de acionamento brusco e contínuo dos freios ABS em velocidades acima de 80 km/h, faz com que as luzes de freio pisquem como alerta aos motoristas que vem atrás na via.
Existem duas opções de motorização para o Up!: 1.0l MPI de 3 cilindros, capaz de gerar 82 cv com álcool e 75 cv com gasolina e o 1.0 TSI, que chega até os 105 cv no álcool e 101 cv quando abastecido com gasolina. Outros detalhes importantes do motor TSI são o turbo compressor, responsável pela potência adicional e a injeção direta do combustível na câmera de compressão permitindo uma queima mais homogênea e, portanto, o rendimento do motor. Essas duas características são parte do processo de inovação da Volkswagen no Up!, uma vez que o TSI é o primeiro motor 1.0 a utilizar essas tecnologias. Ambas as motorizações do Up! contam com tecnologia e-flex de partida a frio, que dispensa o “tanquinho” de gasolina utilizado em outras marcas.
A transmissão do Up! pode ser manual, com 5 velocidades, ou automática utilizando o sistema I-MOTION da Volkswagen, com tiptronic.



Versões
O Up! apresenta diversas opções ao consumidor, de acordo com o perfil preferido de cada um. Desde o Take Up! - a versão mais básica e “pelada” do carro - até o High Up! - a mais completa - existem pacotes de opcionais e kits para atender a todos os gostos.
O Take Up! é a versão mínima do Up!, equipado com o motor 1.0l MPI e câmbio manual, ajuste de altura do banco do motorista, diversos compartimentos “porta treco” na parte interna, limpadores de para-brisa “aerowischer”, mais duradouros e eficientes que os limpadores comuns, ESS, toda a preparação para instalação de sistema de som - incluindo a antena externa - e o imobilizador elétrico que impede a partida do carro sem a chave no contato da ignição.
O Move Up! é bastante semelhante ao Take Up!, mas inclui ainda duas opções de cores para o detalhamento interno do carro, painel com “pad” texturizado, computador de bordo “infotrip” com 10 funções, assistência de direção elétrica e sensor de estacionamento “park pilot”.
A versão High Up!, top de linha do modelo, adiciona ao pacote básico uma série de itens como faróis e lanternas para neblina, luzes de indicação de direção nos retrovisores externos, vidros elétricos dianteiros, ar condicionado, sistema de som instalado - com bluetooth, porta USB, e reprodutor de MP3 - além dos bancos revestidos com couro sintético.
Mais esportiva, a versão Cross Up! é bem parecida com a Move Up! em termos de equipamentos, porém acrescenta frisos laterais com a inscrição “Cross”, apliques de alumínio na soleira das portas e rack de teto longitudinal.
O Move Up!, o High Up! e o Cross Up! também utilizam o motor 1.0l MPI, podendo receber a opção de câmbio que o consumidor preferir.

UP PRETO

As versões Black Up!, Red Up!, e White Up! são bastante parecidas com a High Up!, porém com detalhamento interno com algumas áreas cromadas e outras nas cores preta, vermelha e branca, respectivamente. Além disso, também as rodas recebem um aro na cor do veículo, em torno do logotipo da Volkswagen. A principal diferença, entretanto, é o motor 1.0l TSI, seja com câmbio manual ou automático, bem como o controle de tração M-ABS.
Por fim, o Speed Up!, a mais esportiva das versões, também conta com o motor turbinado 1.0l TSI e controle de tração, volante em couro com apliques brilhantes, trava elétrica nas portas dianteiras e traseiras, decoração externa com o tema “Speed” e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Consumo

O motor 10l MPI que equipa a linha inicial do Up! desenvolve até 9,1 km/l em vias urbanas e 9,9 km/l em estradas quando abastecido com álcool ou 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l em estradas com gasolina no tanque. Já o motor turbo 1.0l TSI entrega potência e economia com até 9,6 km/l urbanos e 11,1 km/l em estradas usando álcool ou 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l rodoviários na gasolina.
 

Manutenção

UP TRASEIRA

De acordo com a fabricante e com revistas especializadas, o Up! é o compacto de manutenção mais barata atualmente no mercado, alcançando a excelente nota 11 no CESVI, que atribui valores de 10 a 60 à análise de tempo e custo de reparo, sendo melhores as notas mais baixas. Por outro lado, o Up! tem um custo mais alto de revisão periódica a cada 10.000 km do que outros veículos da categoria, o que desequilibra um pouco a conta inicialmente favorável ao compacto alemão.

Valor de revenda

Em virtude da grande quantidade de itens de série (mesmo na versão mais básica Take Up!), da inovação tecnológica presente no carro e, principalmente pelo excelente desempenho, o Up! consegue manter um bom valor de revenda, ainda que sofra alguma desvalorização em razão da categoria de entrada e do custo das revisões periódicas.

Encontre ofertas de Volkswagen Up!

Avaliação do veículo

  • Avaliação geral
    0
  • Design  
    0
  • Performance  
    0
  • Conforto e Acabamento 
    0
  • Dirigibilidade 
    0
  • Consumo de Combustível 
    0
  • Manutenção 
    0
  • Custo x Benefício 
    0