Volkswagen Fox

Dê sua opinião sobre Dê sua opinião

Confira o preço do Volkswagen Fox: Tabela FIPE

História do Fox

FOX amarelo

Desenvolvido e fabricado no Brasil desde a sua origem, em 2003, o Fox foi pensado inicialmente para substituir o Gol na linha hatchback da Volkswagen. Projetado sobre a plataforma do Polo, o custo de produção do carro impediu que ele alcançasse o preço de um automóvel popular, tornando-o o modelo intermediário - mais luxuoso que o Gol, mas abaixo do Golf em requinte - da marca alemã.
Disponível com duas ou quatro portas, o Fox também é conhecido como Lupo, nome dado ao carro no México para evitar um suposto favorecimento da Volkswagen ao presidente daquele país à época do lançamento do modelo por lá, Vicente Fox. Inicialmente, inclusive, o Fox devia se chamar Tupi, devido ao seu projeto brasileiro, mas a sonoridade do nome não agradou em países de língua inglesa, chegando então ao Fox como solução final.
Pouco após o lançamento da primeira geração do Fox, a linha se desdobrou em uma família de veículos, recebendo o off-road CrossFox - que se destacava pela exclusiva cor amarela - e a station wagon SpaceFox. Em 2008, penúltimo ano da primeira geração do modelo, o hatch recebe sua primeira alteração visual, aproximando-o da aparência da SpaceFox e o CrossFox deixa de exibir a barra de proteção frontal que lhe era característica. Em 2008, o Fox teve um recall por parte da Volkswagen devido a um buraco no sistema de rebatimento do banco traseiro do carro que gerou ferimentos graves, chegando até a decepar dedos de 8 consumidores. O defeito foi corrigido nas edições posteriores do carro com um sistema diferente de rebatimento, adesivos informativos e instruções no manual do proprietário.
A segunda geração do Fox - lançada em 2009 - novamente mexeu no visual do carro, padronizando a grade e para choques com o modelo europeu, além de alterar o interior do veículo, em especial o painel de instrumentos, o câmbio e a traseira, que ganha lanternas remodeladas. Além disso a nomenclatura das versões também é alterada para se equiparar às outras linhas da fabricante alemã e passam a se chamar Trend (básica) e Prime (mais luxuosa e completa).
Em 2015 surge a terceira e atual geração do Fox, que adota a direção elétrica para aumentar o conforto do motorista, além de novamente mudar o acabamento - agora mais requintado - interno do carro. São acrescentados também itens de segurança, como reforços na carroceria para adequar o Fox aos padrões internacionais ao mesmo tempo em que o modelo substitui o Polo nas linhas de montagem da Volkswagen.

FOX 2006 FOX 2010 FOX 2014 NOVO FOX NOVO FOX NOVO FOX NOVO FOX NOVO FOX NOVO FOX NOVO FOX INTERNO DO FOX INTERNO DO FOX INTERNO DO FOX NOVO FOX NOVO FOX

Especificações técnicas

NOVO FOX

O Fox e suas versões - pensando apenas na linha de compactos, e não na família Fox - medem 3,9m de comprimento por 1,9m de largura, com 2,5m entre os eixos e altura de 1,6m. Apesar de fazerem parte da família do Fox, tanto CrossFox quanto SpaceFox são montados sobre uma plataforma diferente, mais longa, para acomodar as diferentes soluções encontradas pela Volkswagen para a proposta de cada modelo.
A linha Fox dispõe de dois motores disponíveis para os compactos. Para mover os modelos mais básicos, a Volkswagen utiliza um motor 1.0l MPI de três cilindros capaz de gerar até 75 cv com gasolina e 82 cv com álcool etanol, enquanto as versões mais potentes podem receber o motor 1.6l MSI de 4 cilindros e tecnologia e-Flex, que dispensa o “tanquinho” de gasolina para partidas a frio. Em termos de potência, o motor 1.6l MSI entrega até 110 cv com gasolina no tanque e 120 cv abastecido com álcool.
A transmissão do Fox é oferecida em três variedades, disponíveis de acordo com a versão escolhida. Os modelos mais básicos ficam restritos ao câmbio manual com 5 velocidades, enquanto as versões mais luxuosas podem receber tanto um câmbio manual de 6 velocidades quanto a transmissão automática I-MOTION de 6 marchas com função tiptronic.



Versões
Além das versões batizadas pela filosofia Volkswagen (Trendline, Comfortline, e Highline, do mais simples ao mais refinado), o Fox também conta com três versões específicas do modelo: Bluemotion (versão intermediária entre as versões Comfortline e Highline), Pepper - semelhante à Highline, mas com acessórios específicos da versão - e Track, que apresenta um visual mais aventureiro que as demais versões sem chegar a ser um CrossFox.
O Fox Bluemotion utiliza exclusivamente o motor 1.0l MPI e câmbio manual de 5 marchas. O carro vem com um pacote interessante de equipamentos que incluem: direção com assistência elétrica, ar condicionado analógico, ajuste de altura do banco do motorista, sistema de abertura do porta malas “Easy Trunk” no logotipo VW, aerofólio traseiro e calotas “New Wave”.
Na linha padrão Volkswagen, a versão mais simples é a Trendline, movida pelo motor 1.0l MPI e câmbio manual de 5 marchas, com opção para a instalação do motor 1.6l MSI. No kit de equipamentos estão: ar condicionado analógico, 2 airbags, freios ABS com EBD, paletas do limpador de para-brisa aerowisher, tampa do porta malas com abertura elétrica, ajustes do banco do motorista, entre outros.
Já a versão Comfortline, intermediária, adiciona o sistema “Easy Trunk” de abertura do porta malas, sistema de som, aerofólio traseiro, ajustes de profundidade e altura da coluna de direção e retrovisores externos com função tilt-down, além do aplique preto na coluna central. É a partir da versão Comfortline que o câmbio automático I-Motion torna-se disponível.
O top de linha da filosofia Volkswagen é o Fox Highline, o mais completo modelo atualmente no mercado e equipado exclusivamente com o motor 1.6l MSI e a opção entre a transmissão automática I-MOTION ou câmbio manual com 6 velocidades. Assim, no Highline se encontram retrovisores com luzes indicadoras de ação (setas) integradas, faróis de neblina com aros cromados, frisos laterais também cromados, pedaleira esportiva, lentes escurecidas nas lanternas traseiras e volante multifuncional.

NOVO FOX FRONTAL

A série especial ilimitada Pepper - semelhante, porém mais esportiva que a Highline - vem com o motor 1.6l MSI instalado e também dispõe da opção entre transmissão manual de 6 marchas ou automática I-MOTION com tiptronic. Entre os itens de série do Fox Pepper estão o Cluster Welcome - que acende o cluster (ou seja, o painel de instrumentos e o console central) com a abertura das portas, sensores de estacionamento frontais e traseiros, controle de tração, sistema de entretenimento com rádio AM/FM, CD, bluetooth, USB, SD e entrada auxiliar, além do acabamento vermelho em vários detalhes no interior do carro.
Por fim, a versão Track do Fox, mais próxima da Bluemotion do que das outras, oferece um pacote de equipamentos que mistura comodidade e esportividade, incluindo o sistema de som do Pepper, rodas de liga leve “Rock” de 15 polegadas, vidros dianteiros elétricos com função “one-touch” para o motorista e um rack de teto longitudinal, entre outros.

Consumo

O motor 1.0l MPI do Fox alcança até 11,5 km/l na cidade e 16 km/l em rodovias com álcool no tanque, enquanto com gasolina faz até 13 km/ urbanos e 20 km/l em estradas. Já o motor 1.6 MSI chega até 7,6 km/h em ruas e avenidas e 8,4 km/l na estrada se abastecido com álcool ou cerca de 10,8 km/l urbanos e 12 km/l rodoviários com gasolina.

Manutenção

Dentre os modelos da categoria intermediária atendida pelo Fox, a manutenção do carro é relativamente barata, como acontece com a maioria dos modelos da Volkswagen. Porém, como também acontece com outros veículos da marca alemã, as revisões periódicas (a cada 10.000 km) apresentam um custo um pouco mais alto do que o praticado por outras fabricantes. Ainda assim, em virtude da praticidade encontrada na hora de trocar peças - muitas delas compartilhadas entre o Fox e o Gol - e a quantidade de oficinas capazes de executar serviços no Fox, existe bastante espaço para se encontrar um preço menor na hora de resolver algum problema.
 

Valor de revenda

NOVO FOX AZUL

Naturalmente que, assim como qualquer automóvel, o Fox desvaloriza assim que sai da concessionária. Porém a perda entre o carro novo e um carro seminovo com pouco tempo de uso (um ou dois anos) não é tão grande quanto a encontrada em outros veículos que competem pelo mesmo mercado, tanto pelo gosto do público em relação ao Fox quanto pela confiança na marca Volkswagen.

Encontre ofertas de Volkswagen Fox

Avaliação do veículo

  • Avaliação geral (1 opinião)
    3.9
  • Design  
    3.5
  • Performance  
    4
  • Conforto e Acabamento 
    3.5
  • Dirigibilidade 
    4
  • Consumo de Combustível 
    4
  • Manutenção 
    4
  • Custo x Benefício 
    4