Tudo sobre Ford Ecosport

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História do Ecosport

ECOSPORT BRANCA

Provavelmente o EcoSport é o Crossover de maior sucesso no Brasil, ainda que tenha a competição acirrada com o CrossFox. Lançado em 2003, o EcoSport alcançou mais de 2.000 vendas por mês logo no primeiro ano e conquistou uma legião de fãs por todo o país. O modelo é considerado o pioneiro na moda dos “aventureiros urbanos” que tomaram conta das ruas brasileiras.
A primeira encarnação do EcoSport foi baseada na plataforma do Fiesta nacional de segunda geração e, portanto, vinha com uma mecânica bastante semelhante, sendo equipado com três opções de motor (1.0 8V, 1.6 8V, e 2.0 16V) e três versões de acabamento diferentes: a básica XL, a intermediária XLS, e a poderosa XLT. Essa geração do modelo durou 8 anos em linha, ainda que tenha recebido diversas alterações cosméticas (novas cores, faróis, lanternas, e para choques) e mecânicas (câmbio automático, em 2008). Também ao longo desse período foram incluídas na família EcoSport duas versões especiais e ilimitadas: Freestyle, mais jovem, e 4WD, com uma pegada fora-de-estrada ainda mais forte e tração nas 4 rodas. Nessa mesma época, foi retirado de linha o EcoSport 1.0, duramente criticado por público e pela imprensa especializada por ser “muito fraco” para a categoria em que se apresentava.
Em 2012 o modelo é redesenhado a partir do padrão internacional de design da Ford - o Kinetic - e passa a ser exportado da fábrica em Camaçari, na Bahia, para diversos países. Na mesma fábrica a marca também produz o novo Ka. As alterações implementadas na nova geração do EcoSport visam sanar críticas feitas aos veículos mais antigos, em especial em relação ao consumo de combustível, ao acabamento interno e ao painel de instrumentos.

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Especificações técnicas

ECOSPORT LARANJA

Com 4,2m de comprimento e 2,5m entre os eixos, 2m de largura (incluindo os espelhos retrovisores externos) e 1,7m de largura, o EcoSport é um carro grande, e impressiona por onde passa justamente pelo tamanho. O espaço entre o assoalho do veículo e o solo é de 20 centímetros. O porta malas do EcoSport comporta o equivalente a 362 litros, sem contar a capacidade de carga do rack de teto o que resulta em uma capacidade total de carga que, dependendo do modelo, pode chegar até 445 kg.
Como o modelo tem pretensões esportivas - ainda que não com foco em alta velocidade, o EcoSport apresenta três opções de motorização. O motor mais básico é o 1.6l 16V Sigma, capaz de gerar até 115 cv de potência quando abastecido com álcool etanol e 110 cv na gasolina. Já o motor intermediário também comporta 1.6l em 16 válvulas e utiliza tecnologia de comando de tempo variável das válvulas Ti-VCT, alcançando 131 cv com álcool e 126 cv com gasolina no tanque. Por fim, o motor mais potente disponível para o modelo é o 2.0 16V Duratec, que desenvolve 147 cv com álcool e 140 cv com gasolina e também dispõe da tecnologia TiVCT.
Em termos de transmissão, o EcoSport pode apresentar câmbio manual com 5 velocidades ou o câmbio automático sequencial PowerShift com 6 marchas e dupla embreagem.

Versões
A Ford mantém 3 versões-base do EcoSport, que por sua vez apresentam subdivisões em termos de equipamentos e mecânica. Com isso, a fabricante diminui seus custos sem penalizar o consumidor que busca no veículo algo bem próximo da solução ideal para suas necessidades. Todas as versões tem uma grande quantidade de itens de série e incluem no kit: bagageiro de teto (a cor muda de acordo com o modelo ou linha-base), ganchos para reboque e 2 air bags frontais, entre outros.
A base SE serve de padrão mínimo para as linhas do EcoSport, e tem duas opções: o modelo básico e a versão AT, cujas principais diferenças estão na mecânica. Enquanto o SE conta com o 1.6 16V Sigma e câmbio manual de 5 marchas, o SE AT utiliza o 1.6l 16V TiVCT com transmissão automática sequencial PowerShift de 6 velocidades. O EcoSport AT dispõe também de controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS) AdvanceTrac®, assistente de partida em rampas HLA e assistente de frenagem de emergência EBA. Em termos de conforto e tecnologia, ambas as versões contam com volante com controles de áudio, SYNC media system (rádio AM/FM, entradas USB e auxiliar e uma tela LCD multifuncional de 3,5 polegadas no console central) com AppLink, bluetooth, e comandos de voz para áudio e telefonia. Para o AT também está disponível o piloto automático.
A versão intermediária FreeStyle subdivide-se em 4 modelos: FreeStyle 1.6, FreeStyle 1.6 AT, Freestyle PLUS 2.0 e FreeStyle 4WD 2.0, sendo que todos dispõe do SYNC media system, trava elétrica das portas, a tecnologia AdvanceTrac®, os sistemas HLA, EBA e PATS antifurto, entre outros.

ECOSPORT BORDO

As duas divisões mais básicas - FreeStyle e FreeStyle AT - diferem entre si da mesma forma que os modelos da linha-base SE, em termos de motor e transmissão. No interior do carro, ambas apresentam ajuste de altura e lombar no banco do motorista, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, vidros elétricos, ar condicionado e volante revestido em couro. Entre itens de tecnologia e segurança, destacam-se sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, entre outros. Já a FreeStyle PLUS, além de ser equipada com o motor 2.0l TiVCT, conta com a transmissão PowerShift, bancos de couro, piloto automático (também disponível na versão AT) e 6 airbags no total (frontais, laterais, e cortina).
O EcoSport FreeStyle 4WD 2.0 tem, como o próprio nome indica, tração nas 4 rodas, sendo mais indicado para quem pretende de fato sair da estrada com o veículo e por isso tem câmbio manual de 6 velocidades exclusivo para o modelo. Conta também com alguns itens que ajudam a manter o carro em bom estado mesmo pegando estradas de terra ou trilhas leves, como a proteção de cárter. De resto, o FreeStyle 4WD tem basicamente a mesma configuração que o FreeStyle PLUS.
A última linha-base do EcoSport se resume a um modelo só, o TITANIUM 2.0 AT, topo de linha para o crossover da Ford. Equipado com o motor 2.0l TiVCT e câmbio PowerShift automático, o TITANIUM é o único modelo a dispor de ar condicionado automático e digital, tapetes dianteiro e traseiro em carpete, acendimento automático de faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico, chave com sensor de presença, e sensor de chuva para iniciar automaticamente a função dos limpadores de para-brisa, além dos itens que acompanham os outros modelos AT de ambas as linhas.

Consumo

Dentro da categoria Crossover, o EcoSport é sempre um dos modelos-parâmetro devido à sua pioneiria no segmento. Em termos de consumo, os motores disponíveis apresentam um consumo considerado bom por especialistas e dificilmente batido pelos veículos concorrentes.
O motor 1.6l Sigma abastecido com álcool etanol alcança até 7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, enquanto com gasolina chega a 10,7 km/l urbanos e 14 km/l rodoviários. O motor 1.6 TiVCT com álcool no tanque rende 7,2 km/l nas ruas e 8,3 km/l nas estradas, e com gasolina dura até 10,2 km/l dentro da cidade, e 12,1 km/l fora dela. Por fim, o poderoso motor 2.0 TiVCT chega, com etanol, a 6,5 km/l em vias urbanas e 8,8 km/l nas estradas ou 9,6 km/l na rua e 12,9 km/l em rodovia, quando abastecido com gasolina.

Manutenção

De acordo com a mídia especializada, o EcoSport é o carro mais barato, em termos de manutenção da categoria Crossover, reforçando ainda mais o status de “aquele a ser batido” que o modelo tem quando se fala de veículos urbanos com toques aventureiros.
 

Valor de revenda

ECOSPORT VERMELHO TRASEIRA

A revenda do EcoSport, principalmente devido ao baixo custo de manutenção e facilidade de serviço, além da confiança depositada na Ford quando se fala em veículos Crossover, faz com que o modelo seja um dos que menos sofre depreciação no valor após a saída da concessionária, perdendo em média 11,1% do valor no primeiro ano após a compra. A garantia estendida Ford também favorece a permanência do valor do carro até além do primeiro ano pós-compra.

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Avaliação do veículo

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  • Consumo de Combustível 
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  • Custo x Benefício 
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